ALERTA!

RRF DE VOLTA À PAUTA DA ALMG NESTA QUARTA, DIA 28, ÀS 17H. VENHA LUTAR CONTRA O PROJETO

terça-feira, 27/08/24 18:37 Foto do plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com as cadeiras e o púlpito em destaque. Conteúdo textual: ALERTA! - RRF de volta à pauta da ALMG nesta quarta, dia 28, às 17h. Venha lutar contra o projeto.
FOTO: Sarah Torres / ALMG

O Projeto de Lei 1.202/2019, que autoriza a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), está novamente pautado para votação em 2º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As reuniões extraordinárias para apreciar o projeto terão início nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, às 17h. Por isso, o SINJUS-MG convoca as servidoras e os servidores do Judiciário a ocupar as galerias da Assembleia e lutar contra a aprovação da proposta. 

A disposição de votar o PL do RRF na ALMG se deve à iminente decisão do STF que, nesta quarta-feira, vai deliberar sobre o mérito dos pedidos de suspensão de pagamento das parcelas da dívida de Minas Gerais à União. Desde 2018, o estado tem se beneficiado de liminares que suspenderam esses pagamentos, permitindo o uso desses recursos para outras áreas. No entanto, com a possibilidade de o STF decidir pela retomada imediata dos pagamentos, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aumentou ainda mais a pressão sobre os deputados estaduais para aprovar o projeto.

Em declarações à imprensa, o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), afirmou que decidiu pautar o PL do RRF como precaução para o caso de o STF não adiar, mais uma vez, a data de retomada do pagamento da dívida de Minas com a União.

“Se o RRF for aprovado, o governador Zema poderá implementar as medidas de desmonte do serviço público que vem tentando desde 2019, quando tomou posse. Entre as pretensões de Zema está o congelamento de salários e de concursos públicos, além de abrir caminho para a venda de empresas estatais que são estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, como Cemig, Copasa e Codemig, para determinados grupos empresariais”, alerta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Há cinco anos, o SINJUS junto com outras entidades sindicais, vem lutando e impondo várias derrotas às pretensões do governador. Mais recentemente, essa mobilização e o poder de articulação política conseguiram viabilizar uma proposta alternativa que foi apresentada pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e que já foi aprovada no Senado. Contudo, a proposta referente ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados.

“Não podemos permitir que o Zema utilize a dívida pública como justificativa para retirar direitos dos servidores e privatizar o patrimônio dos mineiros. Precisamos lutar contra a aprovação do RRF na ALMG mesmo se o STF determinar a volta do pagamento da dívida, pois o Propag pode ser aprovado nas próximas semanas. Os deputados estaduais mineiros não podem dar autorização para que o governador detone a bomba do RRF sobre o serviço público. Por isso, precisamos nos fazer ouvir nas galerias da Assembleia”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Compareça à ALMG às 17h desta quarta-feira

Diante desse cenário, o SINJUS segue firme na luta contra a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e convoca as servidoras e os servidores do Judiciário a ocupar as galerias da ALMG nesta quarta-feira, às 17h. Novamente, temos que pressionar os parlamentares a rejeitarem o projeto do Zema.

“Esse é um momento crítico, pois o projeto está pronto para ser votado em definitivo na ALMG. Portanto, não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos mostrar aos deputados que os servidores não aceitarão o desmonte do serviço público”, complementa Alexandre Pires.

Compareça à ALMG e acompanhe as mídias do Sindicato para ficar informado sobre os próximos passos dessa luta pelos direitos de todas as servidoras e de todos os servidores estaduais e em defesa do patrimônio do povo mineiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

#NAOAORRF Senado aprova projeto de renegociação da dívida dos estados com a União quarta-feira, 14/08/24 20:18 O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados   O Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) que prevê a repactuação do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...
Grupo grande de pessoas reunidas em uma sala de conferências com cadeiras organizadas ao redor. Há uma tela de projeção ao fundo e várias bandeiras de sindicatos no chão, incluindo as do SERJUSMIG, SINJUS-MG, FENAJUD, SINDIJUS, entre outras. Estão no grupo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. É visível um ambiente de diversidade, com pessoas de diferentes idades, gêneros e estilos, indicando um encontro de representatividade sindical e compromisso com uma causa coletiva. CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS CONTRIBUI PARA A DEFINIÇÃO DE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DA FENAJUD EM ÂMBITO NACIONAL segunda-feira, 11/11/24 18:49 FOTO: Fenajud A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou mais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco