CILADA!

RRF AVANÇA NA ALMG E ZEMA TENTA ENGANAR DEPUTADOS E SERVIDORES

quarta-feira, 29/11/23 19:18 mesa diretiva da Comissão de Administração Pública (CAP) na ALMG, em destaque está a deputada Beatriz Cerqueira que fala ao microfone.

Atenção, servidores! Tem gente achando que está tudo bem o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na forma do Projeto de Lei (PL) 1.202/2019 e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 38/2023. Essa é uma cilada armada pela narrativa do governo Romeu Zema (Novo), que quer fazer servidores e deputados acreditarem que, depois, o governo federal, por meio de acordo capitaneado pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), e pelo presidente Lula (PT), irá resolver o problema. Isso é mentira!

Tal discurso é, na verdade, uma argumentação adotada pelo governador de Minas para ludibriar alguns deputados e servidores, desmobilizando-os da luta que tem garantido, até agora, que ambos projetos tramitem muito lentamente. Ainda assim, nesta quarta-feira, 29 de novembro, a Comissão de Administração Pública (CAP) aprovou parecer favorável ao PLC 38/23, depois de mais de seis horas de obstrução dos parlamentares da Oposição e de protesto dos servidores públicos. A matéria segue agora para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

E por falar nela (FFO), uma vitória parcial marcou o dia. Diante da força da mobilização, da obstrução e dos acordos firmados nos bastidores da Casa Legislativa, a votação do Projeto de Lei 1.202/2019 nessa comissão foi adiada e nova reunião foi convocada já para as 10h30 desta quinta, dia 30 de novembro. Portanto, as servidoras e os servidores devem comparecer à ALMG e cobrar dos deputados o voto contrário à proposta.

Balanço do dia

Desde o início da manhã, servidores começaram ocupar o Plenarinho IV para pressionar os deputados da CFFO, na qual estava pautado o Projeto de Lei 1.202/2019, que prevê a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal. Contudo, a ausência de deputados da própria base do governo fez com que não houvesse quórum para a abertura da reunião que estava marcada para às 9h.

Apesar disso, no meio do dia foi convocada reunião extraordinária da CFFO para às 16h40 com o PL do RRF em pauta, mas, após nova reviravolta, a base governista e os deputados de Oposição entraram em acordo para desconvocar a reunião e adiar a votação do PL 1.202 para sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 30 de novembro.

Zema defende RRF

Observando esse movimento na ALMG, o governador Romeu Zema redobrou a pressão sobre os deputados governistas, nesta quarta, ao afirmar em entrevista coletiva que não abre mão de aprovar o Regime de Recuperação Fiscal na Casa.

“O plano de recuperação econômica de Minas, que é o Regime de Recuperação Fiscal, não exclui a proposta do presidente do Senado. Nós temos que caminhar com ele, porque a proposta do presidente do Senado – que nós temos que agradecer e achamos que pode ser viável – levará tempo para ser costurada. […] Tenho solicitado ao presidente da ALMG, deputado Tadeu, que continue com o trâmite, porque caso não venhamos a aderir ao regime até o dia 20, quando temos uma decisão judicial, teremos um pagamento superior a R$ 500 milhões ainda em dezembro”, declarou Romeu Zema, que, até o momento, não peticionou pedido de prorrogação de prazo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Portanto, vista a sua camisa “Só a luta te garante”, marque presença nas galerias da ALMG na manhã desta quinta-feira, às 10h30, e ajude a barrar o Regime de Recuperação Fiscal em Minas.

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Notícias relacionadas

Fachada da ALMG com um selo aplicado digitalmente sobre a imagem, no selo há a mensagem "Não ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal)"
TRAMITAÇÃO NA ALMG PLC 38 E PL 1.202: ENTENDA COMO O RRF SE DIVIDIU EM DOIS PROJETOS DE LEI quinta-feira, 23/11/23 19:14 FOTO: Luiz Santana / ALMG Neste momento, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), estão em tramitação dois importantes projetos para as pretensões do governador Romeu Zema (NOVO) de impor o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) à população mineira. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco