CONTOTERAPIA

REUNIÃO DO NAP DEBATE A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR HISTÓRIAS

quinta-feira, 21/03/24 15:31

Em um mundo hipercentrado nas experiências pessoais, compartilhar histórias e contos pode ser a chave para conquistar a confiança necessária para a tomada de decisões e viver em harmonia consigo e com o outro. Por isso, a reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG deste mês trouxe a psicóloga Júnia Alves, que apresentou a palestra “EmContos – Pelos caminhos do Coração”. 

Iniciando a reunião, a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, deu boas-vindas aos presentes, apresentou a palestrante convidada e passou informes políticos importantes sobre a luta pelas pautas da categoria junto ao TJMG. 

LEIA: ATO DURANTE A MESA DE NEGOCIAÇÕES INICIA SÉRIE DE MOBILIZAÇÕES PELA DATA-BASE

Neste mês, a reunião do NAP aconteceu na Casa Floresta, que pertence à servidora aposentada do Tribunal e integrante do Núcleo, Sidneia Simões. Após os informes políticos, Sidneia apresentou o projeto de restauração da casa construída em 1935 e agradeceu a presença de todos.

“Todo o projeto foi pensado para que essa casa se tornasse um espaço de arte e de cultura, proporcionando momentos de encontro como este. Para nós, que moramos na cidade grande, o próprio sistema de vida isola as pessoas e nós perdemos o senso de comunidade, de pertencer a um grupo. Por isso, ter amigos queridos aqui me traz muita alegria!”, afirmou. 

Logo após as apresentações, Júnia Alves iniciou sua palestra explicando que a Contoterapia é uma ferramenta para conscientizar a mente até que seja possível lidar com situações estressantes, por meio do lúdico. Segundo a psicóloga, os contos trazem uma atmosfera afetiva, proporcionando o acesso a memórias e sentimentos que, ao serem elaborados, solucionam aspectos que impedem a evolução pessoal.

A partir dessa perspectiva, a palestrante trouxe a teoria psicológica de Carl Gustav Jung, que diz que os contos são construídos por meio de arquétipos, servindo de inspiração ou modelo de comportamento e proporcionando mais segurança na tomada de decisões diante dos desafios diários. 

“Ao contar histórias, é possível compreender que algumas situações já ocorreram diversas vezes com diferentes pessoas. Assim, podemos ter um parâmetro para fazer as nossas escolhas e compreender como elas nos afetarão”, explicou Júnia.

Ao mesmo tempo, os personagens dos contos representam aspectos do nosso inconsciente que precisam ser trabalhados e podem ser identificados a partir dos exemplos presentes nas histórias. Esse processo de identificação está relacionado com as experiências de vida das pessoas e pode representar questões familiares, de trabalho, relacionamentos, bem como de qualquer área da vida em que haja algum conflito. 

SORTEIO

Da esquerda para a direita: Norma, Vilma, Janaína, Ricardo, Marcos Haddad, da Esperança Tour Eventos, e Márcia.

Ao fim da apresentação, foram sorteados 4 pacotes de viagem para o Rio de Janeiro com a Esperanza Tour e Eventos, que mantém convênio com o SINJUS. Os felizardos Vilma Soares de Lima, Ricardo Tadeu Bacelar Diniz, Márcia de Castro Magalhães e Norma Vianna dos Santos vão aproveitar um roteiro histórico que passa pelos principais pontos turísticos culturais da cidade, como museus, parques, igrejas e monumentos. 

A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 8 de abril. Acompanhe nossas redes sociais para se manter informado!

Últimas notícias

ver mais
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco