CONTOTERAPIA

REUNIÃO DO NAP DEBATE A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR HISTÓRIAS

quinta-feira, 21/03/24 15:31

Em um mundo hipercentrado nas experiências pessoais, compartilhar histórias e contos pode ser a chave para conquistar a confiança necessária para a tomada de decisões e viver em harmonia consigo e com o outro. Por isso, a reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG deste mês trouxe a psicóloga Júnia Alves, que apresentou a palestra “EmContos – Pelos caminhos do Coração”. 

Iniciando a reunião, a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, deu boas-vindas aos presentes, apresentou a palestrante convidada e passou informes políticos importantes sobre a luta pelas pautas da categoria junto ao TJMG. 

LEIA: ATO DURANTE A MESA DE NEGOCIAÇÕES INICIA SÉRIE DE MOBILIZAÇÕES PELA DATA-BASE

Neste mês, a reunião do NAP aconteceu na Casa Floresta, que pertence à servidora aposentada do Tribunal e integrante do Núcleo, Sidneia Simões. Após os informes políticos, Sidneia apresentou o projeto de restauração da casa construída em 1935 e agradeceu a presença de todos.

“Todo o projeto foi pensado para que essa casa se tornasse um espaço de arte e de cultura, proporcionando momentos de encontro como este. Para nós, que moramos na cidade grande, o próprio sistema de vida isola as pessoas e nós perdemos o senso de comunidade, de pertencer a um grupo. Por isso, ter amigos queridos aqui me traz muita alegria!”, afirmou. 

Logo após as apresentações, Júnia Alves iniciou sua palestra explicando que a Contoterapia é uma ferramenta para conscientizar a mente até que seja possível lidar com situações estressantes, por meio do lúdico. Segundo a psicóloga, os contos trazem uma atmosfera afetiva, proporcionando o acesso a memórias e sentimentos que, ao serem elaborados, solucionam aspectos que impedem a evolução pessoal.

A partir dessa perspectiva, a palestrante trouxe a teoria psicológica de Carl Gustav Jung, que diz que os contos são construídos por meio de arquétipos, servindo de inspiração ou modelo de comportamento e proporcionando mais segurança na tomada de decisões diante dos desafios diários. 

“Ao contar histórias, é possível compreender que algumas situações já ocorreram diversas vezes com diferentes pessoas. Assim, podemos ter um parâmetro para fazer as nossas escolhas e compreender como elas nos afetarão”, explicou Júnia.

Ao mesmo tempo, os personagens dos contos representam aspectos do nosso inconsciente que precisam ser trabalhados e podem ser identificados a partir dos exemplos presentes nas histórias. Esse processo de identificação está relacionado com as experiências de vida das pessoas e pode representar questões familiares, de trabalho, relacionamentos, bem como de qualquer área da vida em que haja algum conflito. 

SORTEIO

Da esquerda para a direita: Norma, Vilma, Janaína, Ricardo, Marcos Haddad, da Esperança Tour Eventos, e Márcia.

Ao fim da apresentação, foram sorteados 4 pacotes de viagem para o Rio de Janeiro com a Esperanza Tour e Eventos, que mantém convênio com o SINJUS. Os felizardos Vilma Soares de Lima, Ricardo Tadeu Bacelar Diniz, Márcia de Castro Magalhães e Norma Vianna dos Santos vão aproveitar um roteiro histórico que passa pelos principais pontos turísticos culturais da cidade, como museus, parques, igrejas e monumentos. 

A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 8 de abril. Acompanhe nossas redes sociais para se manter informado!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco