SAÚDE E BEM-ESTAR

REUNIÃO DO NAP ABORDOU FORMAS DE SUPERAR O SENTIMENTO DE SOLIDÃO

quinta-feira, 16/11/23 11:52 Imagem Acessível: A imagem retrata um grupo de pessoas reunidas, participantes do núcleo NAP em uma sala, sentadas em cadeiras e de frente para a palestrante, uma mulher branca de cabelos loiros, que está parada em frente a um quadro branco. O público é engajado e atento, e ao fundo se vê o banner com a logo do NAP.

Casais que optam por não ter filhos, causando a redução do tamanho das famílias e o contato humano migrando cada vez mais do real para o virtual são alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento da solidão entre as pessoas, principalmente entre os idosos. Na reunião do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG, realizada na segunda-feira, dia 13 de novembro, a psicóloga Valéria Saramago abordou formas de tratar a sensação de solidão.

O encontro começou com a palavra da diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, que apresentou o tema, passou informes sobre a luta dos servidores e reforçou os atendimentos gratuitos que o SINJUS oferece aos filiados e às filiadas. Logo após, a palestrante convidada deu início à conversa sobre o tema e sugeriu formas de passar por esse tipo de circunstância, evitando adoecer psicologicamente e até fisicamente. Segundo a psicóloga, o primeiro passo para lidar com esse desafio é reconhecer a solidão e isso envolve uma profunda reflexão sobre nossas relações sociais e emocionais.

Além disso, as conexões sociais têm um papel vital na saúde mental e emocional das pessoas. Sendo assim, investir em relacionamentos saudáveis é a chave para construir uma rede de apoio que auxilie na redução do sentimento de solidão. Encontrar com a família e amigos, praticar atividades em grupo (seja online ou offline) são ferramentas que, aliadas à psicoterapia, ajudam a fortalecer a saúde emocional e a proporcionar um espaço seguro para explorar essa sensação de isolamento. Ao final da palestra, Valéria conduziu uma dinâmica entre os participantes, promovendo a interação e a criatividade de uma maneira lúdica e descontraída.

“Propiciar um espaço seguro dentro do NAP para compartilhar experiências e estratégias de enfrentamento do isolamento para a melhoria na saúde mental e emocional é um dos nossos objetivos primordiais. Aqui, os participantes podem expressar suas preocupações e buscar apoio quando necessário”, destaca a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres. 

SOBRE A CONVIDADA

Valéria Saramago é psicóloga clínica e educacional, especialista em Terapia Familiar e de Casal. Também é conveniada ao SINJUS, e atualmente está à frente do projeto “Terapia em grupo” do Núcleo das Mulheres.

TERAPIA EM DIA COM O SINJUS

Para contribuir com a saúde mental dos seus filiados aposentados e pensionistas, o Sindicato disponibiliza sessões de psicoterapia gratuitas com a neuropsicóloga Silvana. Basta entrar em contato com o SINJUS pelo telefone 3213-5247 ou pelo WhatsApp (31) 98738-8640 para saber mais sobre as condições. Mas atenção, as vagas são limitadas!

PRÓXIMO ENCONTRO

A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 11 de dezembro. Fique atento às nossas redes sociais e chame seus amigos aposentados e pensionistas para participar. Esperamos por você!

 

Últimas notícias

ver mais
: A imagem retrata um cenário em um parque. Uma mulher de cabelos longos empurra um homem em uma cadeira de rodas. Ao lado, uma criança caminha segurando a mão da pessoa na cadeira de rodas. O ambiente é iluminado, com vegetação verde ao redor, transmitindo uma sensação de tranquilidade e cuidado. O texto sobreposto destaca que o Projeto de Lei 3834/2023 propõe a isenção de imposto de renda para pessoas com deficiência, reforçando o caráter inclusivo e social do projeto. Em tramitação PL 3834/2023 propõe isenção de IR para pessoas com deficiência quinta-feira, 09/01/25 16:28 O Projeto de Lei (PL) 3834/2023 desobriga o pagamento de tributos sobre rendimentos recebidos ...
A imagem apresenta uma figura de uma pessoa sentada no chão com o corpo curvado, os braços abraçando os joelhos e a cabeça inclinada para baixo, em uma posição de tristeza e vulnerabilidade. Ela está iluminada por um foco de luz branca, enquanto o entorno permanece escuro. Em torno da figura, diversas mãos em tons roxos apontam com os dedos indicadores. O texto principal menciona a "Lei Rafaela Drummond", que prevê demissão para servidores que cometem assédio moral, reforçando o caráter de proteção e justiça. A composição transmite um forte apelo contra o assédio e em favor da dignidade e do respeito no ambiente de trabalho. SANCIONADA Lei Rafaela Drummond prevê demissão para servidores que pratiquem assédio moral quarta-feira, 08/01/25 15:19 Em um grande passo na luta contra o assédio moral no serviço público mineiro, ...
A imagem apresenta um fundo escuro com uma mão cerrada em destaque, simbolizando resistência e luta. A mão, em tons de cinza e preto, é iluminada por um brilho dourado que cria um efeito de destaque poderoso e simbólico. Ao lado, há o número "2025" em letras grandes e douradas, reforçando o tom de celebração e esperança para o ano. A mensagem principal fala sobre a continuidade das lutas e conquistas do SINJUS em defesa dos servidores públicos. O contraste das cores escuras com os detalhes dourados e amarelos remete à força e determinação. DEFESA DO SERVIDOR SINJUS REVIGORADO PARA MAIS UM ANO DE LUTAS E CONQUISTAS EM 2025 terça-feira, 07/01/25 17:51 O SINJUS-MG inicia 2025 fortalecido pelas batalhas vencidas no ano passado e ainda mais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco