REUNIÃO DO NAP ABORDA COMO A HARMONIA E A SAÚDE PODEM SER CONQUISTADAS COM TERAPIAS ORIENTAIS
terça-feira, 12/09/23 11:27Buscando entender como podemos promover equilíbrio energético e aumentar nossa qualidade de vida, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG recebeu a terapeuta integrativa Marina Gonçalves, na segunda-feira, dia 11 de setembro, para uma palestra que abordou a utilização de terapias orientais na construção de uma vida mais harmônica e estável. Durante o encontro, Marina explicou os conceitos das Terapias Integrativas Orientais, definindo as diferenças entre cada prática e explicando como as técnicas podem ajudar no dia a dia.
O encontro teve início com a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, que compartilhou informações e atualizações relevantes com o grupo. Logo em seguida, ela apresentou a palestrante, destacando sua experiência e seu conhecimento na área de terapias orientais. Marina iniciou sua fala ressaltando que esses tratamentos têm sido utilizados há milênios como complemento às abordagens da medicina tradicional, promovendo a ampliação do bem-estar e da saúde.
No cerne dessas terapias orientais está a crença na energia cósmica universal, conhecida como “Tao”, que permeia todas as coisas do mundo. Essa energia é considerada oposta e complementar e seu equilíbrio é essencial para a saúde do ser humano. Os canais energéticos que conduzem o “Tao” estão conectados aos órgãos e sistemas e, quando estão desequilibrados, podem prejudicar a vitalidade. Assim, o objetivo principal das práticas é assegurar que todos os órgãos estejam em harmonia e que a energia flua livremente.
Marina também explicou a condução de cada tratamento. Na acupuntura, por exemplo, agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo, ao longo dos meridianos, para equilibrar o fluxo de energia vital. A auriculoterapia, por sua vez, se concentra nos pontos localizados na orelha externa, que também estão ligados aos órgãos e sistemas do corpo; assim, ao estimular esses pontos, é possível influenciar positivamente a energia do corpo e promover a cura. O Shiatsu segue o mesmo preceito e regula a energia do corpo por meio de massagens que estimulam os pontos energéticos.
A manutenção e a recuperação da saúde física e mental são alcançadas porque essas terapias promovem a fluidez da energia vital por meio da harmonização dos canais energéticos de cada indivíduo. Quando a energia flui de maneira equilibrada, o corpo e a mente entram em sintonia como partes interconectadas de um todo, resultando em um estado geral de bem-estar.
Além das práticas terapêuticas em si, Marina enfatizou a importância de cuidar dos hábitos diários, como a alimentação saudável, a meditação, os estudos e as práticas de autocuidado. Segundo a profissional, essas rotinas ajudam a manter o equilíbrio energético ao longo do dia, permitindo que as atividades sejam realizadas com mais harmonia, prazer e eficiência.
SORTEIO
No encontro, foram sorteadas 3 sessões de terapias gratuitas, conduzidas por Marina. As felizardas foram Vilma Soares de Lima, Márcia de Castro Magalhães e Suzan Cátia Nicholls, que terão a oportunidade de optar por práticas combinadas, como acupuntura e ventosaterapia, acupuntura e Shiatsu, ou Shiatsu e ventosaterapia. A decisão sobre qual tratamento será mais adequado para cada uma das ganhadoras será feita após uma conversa com a profissional, a fim de compreender suas necessidades individuais.
Marina Gonçalves também é conveniada ao SINJUS e oferece preços especiais para os filiados. (Clique aqui e saiba mais)
A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 9 de outubro. Fique atento às nossas redes sociais e chame seus amigos aposentados e pensionistas para participar. Esperamos por você!