REUNIÃO DEBATE SOBRE MELHORIAS NO IPSEMG
sexta-feira, 02/12/22 12:15Foto: Google Street View
Nesta semana, foi realizada uma nova reunião entre a direção do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), do qual o SINJUS-MG faz parte. Nessa agenda participaram a presidente do Ipsemg, Luiza Campos, o diretor de Políticas em Saúde do Instituto, Pedro William Ribeiro Diniz, o diretor de Saúde do Ipsemg, Rodrigo Kleinpaul, o presidente do CBI e o diretor político do Sindpúblicos-MG, Geraldo Henrique, e o membro do CBI e coordenador-geral do Sindalemg, Lincoln Alves Miranda.
A reunião teve início abordando a abertura dos editais para contratação dos médicos e dentistas para as regionais do interior do estado. Em reunião passada foi dito que as unidades que já possuem capacidade física e estrutural (consultórios) para ofertar os serviços. Vários editais foram abertos para clínico-geral, ginecologista, cirurgião dentista e algumas cidades já foram contempladas.
Nas cidades onde o CBI havia encontrado alguns problemas, parece que agora tudo vai caminhar para a solução: em Sete Lagoas o Hospital Nossa Senhora das Graças será credenciado e só falta a assinatura do contrato para começar a atender os usuários.
O hospital Dom Bosco, em Araxá, também será credenciado assim que enviar a documentação que falta para Belo Horizonte. Segundo o próprio Ipsemg, essa é a única pendência para que o credenciamento seja celebrado e o hospital possa começar a atender os usuários de Araxá.
Um problema antigo que o CBI vinha discutindo junto à Administração do Ipsemg era a falta de interesse dos dentistas em credenciar devido à exigência do contrato ser como pessoa jurídica. Porém, os membros do CBI foram informados que o Instituto soltou uma nova tabela mais atrativa para esses profissionais e a direção de saúde disse que houve uma grande adesão desses profissionais a essa nova tabela. Não foram especificadas quais cidades tiveram maior adesão, mas a informação é de que ela foi significativa e que os profissionais ficaram muito satisfeitos com os novos valores.
É importante ressaltar também que há uma evasão de muitos médicos que não renovaram o credenciamento porque não aceitaram o credenciamento como pessoa jurídica. A forma encontrada é aumentar o valor da consulta, mas o Ipsemg está passando por problemas financeiros, o que torna inviável praticar essa medida nesse momento.
Voltando às situações das cidades, o CBI apresentou a situação de Almenara em um ofício. Mesmo com a situação financeira delicada que o Ipsemg vem atravessando, a presidenta autorizou o credenciamento do hospital Deraldo Guimarães e da clínica Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI). É importante ressaltar que o hospital não estava credenciado por questão de orçamento, pois não havia recursos disponíveis.
Também foram feitas solicitações referentes aos atendimentos nas cidades de João Pinheiro, onde foi autorizado o credenciamento da Maternidade Santana, e Paracatu, onde foi pedido o credenciamento de uma clínica chamada Onconor, especializada em oncologia.
Durante a reunião, foi informado que o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Patos de Minas, possui um teto mais do que suficiente para atender os usuários e inclusive o valor chega a “sobrar” mensalmente. Devido a isso, a presidenta vai atender à sugestão do CBI e credenciará a MedImagem e o Hospital de Olhos, fazendo um remanejamento de recursos e realocando os valores de forma que melhor atenda a população da cidade.
Por fim, em Ituiutaba, onde representantes do CBI estiveram recentemente, a direção do Ipsemg se comprometeu a verificar o porquê de o Hospital São José não utilizar o teto destinado.
É importante salientar que o CBI espera que todos os credenciamentos prometidos pelo Ipsemg sejam realizados ainda em dezembro.
Fonte: Sindpúblicos-MG