PEC 55/20

RELATOR DA PEC NA COMISSÃO ESPECIAL RECEBE O SINJUS

terça-feira, 21/07/20 17:58

Representantes do SINJUS-MG se reuniram, nesta terça-feira, 21 de julho, com o deputado Cássio Soares (PSD), relator da proposta de Emenda Constitucional nº 55/2020 na Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e também líder do Bloco Liberdade e Progresso. O Sindicato foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, e pelo diretor de Finanças, Felipe Rodrigues.

Um dos destaques do encontro foram as emendas apresentadas pelos Sindicatos durante o Seminário Virtual da Reforma da Previdência. Segundo o deputado, o relatório que será apresentado na Comissão Especial trará mudanças significativas construídas com as entidades. O relator irá propor um critério mais ameno nas regras de transição; a manutenção das alíquotas progressivas, mas com teto e piso menores dos que os da proposta; vai avaliar a necessidade da contribuição extraordinária e, se for o caso, limitar a projeto de lei específico e rever o aumento da idade mínima para a aposentadoria das mulheres. “Todas as mudanças são importantes porque vão ajudar a reduzir os impactos para as servidoras e para os servidores. Chamamos atenção para as regras de transição propostas, que são praticamente inalcançáveis”, apontou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Os representantes do SINJUS defenderam as propostas que foram entregues à ALMG e demonstraram preocupação com a possível nova forma de cálculo da aposentadoria. “Vale lembrar que hoje são desprezadas 20% das menores remunerações para o cálculo da média das remunerações e o servidor faz jus à aposentadoria de 100% dessa média. Na proposta de Zema, calcula-se a média de todas essas remunerações e o servidor passa a se aposentar apenas com 60% dessa média. Ele terá que trabalhar por pelo menos 40 anos para se aposentar com toda a média de remunerações”, criticou o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues. O deputado se comprometeu a dar atenção especial à questão.

Retomada das votações

Quanto à retomada das votações em agosto, após o fim do recesso legislativo, Cássio Soares esclareceu que vai recorrer ao prazo regimental para que o projeto seja pautado com calma e para que as entidades sindicais sejam ouvidas. Por se tratar de uma PEC e exigir quórum de votação maior, o parlamentar explicou que podem ser necessárias articulações para ir a Plenário e, com isso, as lideranças não contam com a aprovação necessariamente dentro do mês de agosto.

Uma das reivindicações das entidades é que a proposta fosse novamente fatiada e que fosse discutido agora somente a exigência do Ministério da Economia, de adequação das alíquotas. O deputado disse que o entendimento dos líderes é de que tudo deve tramitar junto, pois fica difícil negociar os percentuais de alíquotas sem negociar também as demais regras de aposentadoria.

Polêmica

Nesta segunda-feira, 20/7, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou, durante uma live, que os servidores não deveriam reclamar por trabalhar mais alguns anos e que os sindicatos no Estado estavam acostumados com “um tipo de rachadinha”. As declarações não foram bem recebidas pelos líderes partidários na Assembleia, que foram unânimes ao dizer que a postura pode atrapalhar as articulações políticas em torno da Reforma da Previdência.

Na reunião com o SINJUS, o deputado Cássio Soares afirmou que as declarações reafirmam a estratégia equivocada do governador de tentar jogar o servidor contra a população e que Zema se coloca como intransigente em negociar com os servidores e suas legítimas entidades representativas. Segundo o parlamentar, as falas prejudicam a participação do governo no debate da Reforma e, com isso, ele entende que só reforça a necessidade dos deputados exercerem seus papéis de alterar o projeto para abrandar os efeitos da proposta.

Servidora e servidor, a pressão precisa continuar! Saiba como contribuir com essa mobilização aqui!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco