RACISMO É O TEMA DO CÍRCULO DO LIVRO DESTA 4ªF.
terça-feira, 24/11/20 18:01O Dia da Consciência Negra escancarou todo o racismo que está presente em grande parte da sociedade brasileira. O assassinato de João Alberto de Freitas por seguranças da rede de supermercados Carrefour na data em que se deveria combater a discriminação mostra como a discussão do assunto é importante. O próximo encontro virtual do projeto Círculo do Livro, do Núcleo da Mulher do SINJUS-MG, já estava marcado para o dia 25 de novembro, quarta-feira, às 19h, pela plataforma Google Meet, e agora ganha ainda mais relevância devida à obra que será discutida. Se você já é integrante do Núcleo, receberá o link da sala virtual no e-mail cadastrado, mas, se você ainda não fez o seu cadastro, basta confirmar os seus dados no final desta página.
O Círculo do Livro é uma iniciativa que busca aliar cultura e literatura pela leitura de obras que abordem temas relevantes para uma formação cidadã. Neste mês de novembro, o livro a ser debatido é Pequeno manual antirracista, da filósofa, feminista negra e escritora, Djamila Ribeiro. A discussão será mediada pela editora da Quintal Edições e bacharel em Letras, Carol Magalhães.
No livro, a autora propõe reflexões que envolvem a sociedade e o racismo nela intrínsecos, questionando o porquê de o negro ser considerado diferente e inferior. Djamila foi uma das personalidades intelectuais que se manifestou publicamente contra o assassinato de João Alberto. “A violência que ceifou a vida de João Alberto Silveira Freitas foi uma violência contra toda população negra brasileira, que segue com sua existência ameaçada, sobretudo agora em um momento de projeto político que reforça esse lugar de repressão e precarização de vidas. Não é a primeira vez que fatos como esse acontece nos estabelecimentos dessa empresa e é necessário que haja respostas”, disse a escritora.
Portanto, marque na sua agenda e venha agregar nesse importante debate. O Círculo do Livro é nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, às 19h, pelo Google Meet. Se você ainda não for integrante do Núcleo da Mulher, clique aqui e saiba como fazer parte e aproveitar esse e outros muitos benefícios exclusivos.