NOVA LEI

Público poderá entrar com água em shows e eventos em BH

terça-feira, 17/09/24 18:33 Imagem com um fundo de céu azul claro, onde uma mão levanta uma garrafa de água transparente, com parte da água sendo derramada.

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 17 de setembro, uma nova lei que prevê que o público frequentador de eventos em Belo Horizonte acesse esses espaços portando água. Caso o consumidor não possa entrar nesses lugares com garrafa de água, a produtora deverá oferecer, de forma gratuita, o acesso à hidratação. O texto é de autoria do vereador Wagner Ferreira (PV), que também é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG (licenciado devido ao período eleitoral), e é uma das ações na mitigação dos impactos da crise climática.

Conforme a legislação, a vedação da entrada de água será permitida apenas em casos em que os organizadores disponibilizarem bebedouros, realizarem distribuição de embalagens com água adequada para consumo ou mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, sem custos adicionais ao consumidor em qualquer caso. 

A legislação é sancionada durante o período em que a cidade vive uma sequência de ondas de calor, que deixaram a umidade do ar abaixo dos 20%.

“A aprovação dessa lei é um avanço importante para garantir o bem-estar e a saúde dos cidadãos que participam de eventos na capital. Em um momento em que enfrentamos ondas de calor cada vez mais intensas e uma crise climática que agrava as condições de umidade e temperatura, assegurar a hidratação gratuita ou o direito de portar água é uma medida básica de proteção à saúde pública”, destaca o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. 

Segundo a lei, nos casos em que houver proibição da entrada de água para hidratação pessoal e não forem assegurados outros meios eficazes de hidratação sem custos adicionais ao consumidor, os organizadores estarão sujeitos à pena de multa nos termos do regulamento.

A nova regra também determina que os promotores de eventos devem adotar medidas adequadas às condições meteorológicas previstas, como temperatura, umidade, radiação solar e vento, para promover o conforto térmico do público. No planejamento feito pelos organizadores ficará definido se as pessoas poderão levar água ou se haverá fornecimento no local, informação que deverá constar no ingresso.

Últimas notícias

ver mais
Banner de campanha do SINJUS-MG e SERJUSMIG com a mensagem: 'O auxílio-saúde pago aos servidores do TJMG é o 2º pior entre os tribunais do Brasil'. A imagem mostra uma figura masculina em miniatura ao lado de pilhas de moedas, representando os baixos valores. No canto superior direito, há um balão de fala com a frase 'Auxílio-Saúde Digno Já!' ao lado de um estetoscópio estilizado, reforçando a demanda por melhorias no benefício. AUXÍLIO-SAÚDE DIGNO JÁ SAÚDE DO SERVIDOR DO TJMG VALE MENOS QUE NO RESTANTE DO PAÍS quinta-feira, 26/09/24 18:31 O SINJUS e o SERJUSMIG, que representam os servidores do Tribunal de Justiça de ...
LOTAÇÃO TJMG PUBLICA LISTA DE INSCRIÇÕES DEFINITIVAS NO EDITAL DE REMOÇÃO N. 1/2024 quarta-feira, 25/09/24 17:57 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
NUTRIÇÃO  NAP discute a importância da alimentação saudável para a longevidade terça-feira, 24/09/24 18:45 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG realizou mais um encontro na ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco