PROPAG

SENADO PAUTA PROPOSTA ALTERNATIVA AO RRF NO PLENÁRIO PARA 3ªF., 13/8

quarta-feira, 07/08/24 17:06
Foto de Rodrigo Pacheco com governadores (Pedro Gontijo/Senado Federal)
Matéria atualizada 8/8/2024 12h47

Em reunião de líderes na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, senadores decidiram pautar para terça-feira da semana que vem, dia 13 de agosto, o projeto de lei complementar (PLC) que prevê uma solução alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O texto relatado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (UNIÃO) vai direto ao plenário, sem passar pelas comissões. Há uma pequena discussão sobre o tamanho do fundo: se será de 1% ou de 2%, a pedido dos estados do Nordeste.

Na quarta-feira, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reuniu com governadores da região e já tinha anunciado que pretendia pautar o projeto na próxima semana. O Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), apresentado por Pacheco, visa resolver o problema das dívidas dos estados com a União sem retirar direitos dos servidores públicos ou privatizar empresas estatais. O projeto é resultado da luta do SINJUS-MG e de outros sindicatos nos últimos cinco anos.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), é um dos defensores do RRF, pois a adesão ao regime o permitiria privatizar empresas como a Cemig, Copasa e Codemig, além de congelar salários dos servidores estaduais por nove anos. Desde 2019, Zema tenta aprovar o RRF na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mas sofreu uma série de derrotas devido à resistência das entidades sindicais e de suas categorias.

“O SINJUS, junto com outros sindicatos, vem atuando de forma incisiva contra o RRF desde o início. Nesse período, mobilizamos os servidores e conseguimos impedir a votação dos projetos do RRF em várias oportunidades. Paralelamente, articulamos politicamente meios para viabilizar uma proposta alternativa que realmente enfrente o endividamento sem penalizar os servidores pela má gestão dos últimos sete governadores”, reforça o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Desse modo, no final de 2023, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, decidiu atuar na questão como um intermediador entre estados, governo federal e Legislativo. Diante da oportunidade, a Frente em Defesa dos Serviços Públicos de Minas Gerais, da qual o SINJUS faz parte, se reuniu com o parlamentar com o intuito de ajudar na construção da proposta alternativa ao RRF que deve começar a tramitar na próxima semana.

Pacheco já iniciou reuniões com governadores de estados endividados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, além de dialogar com estados menos endividados que também serão beneficiados pela criação de um fundo financeiro.

Depois de passar pelo Senado, a proposta seguirá para deliberação por parte dos membros da Câmara dos Deputados.

O SINJUS e as entidades que compõem a Frente em Defesa dos Serviços Públicos de Minas Gerais estão acompanhando de perto a tramitação do projeto e também em permanente articulação com lideranças políticas que defendem os direitos do funcionalismo.

“Tem sido uma luta muito intensa, tanto em Brasília quanto aqui, em Minas, pois vários deputados estaduais mineiros já se colocaram dispostos a aprovar o RRF do Zema e todas as suas consequências danosas para o serviço público. Por isso, cabe o alerta à servidora e ao servidor para que não votem em políticos que atuam contra os nossos direitos, e isso vale também para qualquer candidato a prefeito e a vereador apoiado por esses deputados. A luta contra o Regime de Recuperação Fiscal continua, mas agora com uma alternativa viável que pode trazer um desfecho positivo para os servidores e para o patrimônio público de Minas Gerais e de outros estados brasileiros”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre a tramitação dessa proposta alternativa ao RRF e também em relação a outras pautas que afetam os seus direitos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Uma reunião está acontecendo em uma sala de conferências com uma grande mesa em formato de "U". Diversas pessoas, homens e mulheres, estão sentadas ao redor da mesa, olhando para documentos, laptops ou prestando atenção à conversa. Algumas delas estão fazendo anotações. Ao centro da mesa, está Romeu Zema, o governador de Minas Gerais, ele é grisalho, usa óculos e veste uma camisa de manga longa azul marinho.
IRREGULAR MP do TCU pede suspensão do plano de recuperação fiscal de MG por jetons pagos a secretários de Zema segunda-feira, 05/08/24 19:27 FOTO: Dirceu Aurelio / Agência Minas O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) entrou com uma representação na Corte contra o aumento de 300% na remuneração recebida por secretários do governador Romeu Zema (Novo), turbinada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem mostra um homem idoso sentado em um sofá, com uma expressão de preocupação. Ele está usando óculos e uma camisa polo amarela. Ele apoia o rosto em uma das mãos, com o olhar voltado para o lado, parecendo pensativo. Ao fundo, há uma estante com alguns objetos de decoração e livros, sugerindo um ambiente doméstico. Conteúdo textual: “Jabuti” - Reforma da previdência para servidores estaduais e municipais é escamoteada na PEC 66/2023. “Jabuti” Reforma da previdência para servidores estaduais e municipais é escamoteada na PEC 66/2023 quinta-feira, 26/09/24 19:29 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, atualmente em tramitação no Senado Federal, ...
Banner de campanha do SINJUS-MG e SERJUSMIG com a mensagem: 'O auxílio-saúde pago aos servidores do TJMG é o 2º pior entre os tribunais do Brasil'. A imagem mostra uma figura masculina em miniatura ao lado de pilhas de moedas, representando os baixos valores. No canto superior direito, há um balão de fala com a frase 'Auxílio-Saúde Digno Já!' ao lado de um estetoscópio estilizado, reforçando a demanda por melhorias no benefício. AUXÍLIO-SAÚDE DIGNO JÁ SAÚDE DO SERVIDOR DO TJMG VALE MENOS QUE NO RESTANTE DO PAÍS quinta-feira, 26/09/24 18:31 O SINJUS e o SERJUSMIG, que representam os servidores do Tribunal de Justiça de ...
LOTAÇÃO TJMG PUBLICA LISTA DE INSCRIÇÕES DEFINITIVAS NO EDITAL DE REMOÇÃO N. 1/2024 quarta-feira, 25/09/24 17:57 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco