DÍVIDA COM A UNIÃO

PROPOSTA ALTERNATIVA AO RRF É APROVADA EM 1º TURNO NO PLENÁRIO

quarta-feira, 18/05/22 18:10 Foto do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com destaque para a mesa diretora onde estão o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PSD/MG) e o deputado Cássio Soares (PSD/MG). Ao fundo está o painel eletrônico de votação.

O Projeto de Lei 3.711/22 foi aprovado em primeiro turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira, 18 de maio. A proposta autoriza o Executivo a celebrar Contrato de Confissão e Refinanciamento de Dívidas com a União e foi apresentada pelos deputados como uma alternativa à adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Vale lembrar que o RRF é um dos principais objetivos do governo Zema. Em troca de prolongar o pagamento da dívida com a União, o Estado teria que aceitar uma série de medidas de contenção de despesas que impactariam nos direitos dos servidores públicos, como o fim das promoções e progressões.

Já a proposta alternativa aprovada autorizara o governo de Minas a firmar com o governo federal um contrato de confissão e refinanciamento de dívidas. O instrumento é previsto na Lei Complementar 178, de 2021. Segundo o texto, o governo do Estado poderia retomar os pagamentos a partir do próximo mês e renegociar o saldo devedor em parcelas que caibam no orçamento.

Assim, o Estado renegociaria o estoque de dívidas já vencidas para pagá-lo por 360 meses, isto é, 30 anos, retomando o pagamento das parcelas mensais. Por um lado, o refinanciamento zeraria os encargos por inadimplência do saldo devedor. Por outro, a correção e o juros acompanhariam o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 4% ao ano, limitada à Selic – taxa básica de juros da economia.

Outra saída

Zema sempre alegou que o RRF era a única saída do Estado, que está quebrado. Segundo o governador, caso as liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendem o pagamento da dívida caíssem, a situação ficaria insustentável, pois o montante teria que ter pago de uma só vez. No entanto, a nova proposta mostra que há alternativa. Na hipótese de o Executivo julgar a alternativa conveniente, ele já tem a autorização legislativa aprovada na Casa.

O PL 3.711/22 ainda deve retornar à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) para análise de 2º turno, antes de ir a Plenário para votação definitiva.

Fique ligado no nosso site e acompanhe a tramitação da proposta.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

 

Notícias relacionadas

Foto do Deputado estadual Gustavo Valadares (homem de pele clara, calvo, vestindo um terno azul e usando máscara) falando ao microfone em um púlpito.
MUDANÇA ZEMA PERDE LÍDER DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA quarta-feira, 11/05/22 16:55 Foto: Clarissa Barçante/ALMG/Divulgação O governo de Romeu Zema (Novo) perdeu o líder do Executivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) anunciou a saída da liderança alegando que precisará focar mais na campanha ... leia mais
#ImagemAcessível; Foto do plenário da ALMG com perspectiva do telão ao centro da imagem e bancadas aos lados direito e esquerdo.
AMEAÇA RRF VOLTA A TRAMITAR EM REGIME DE URGÊNCIA NA ALMG terça-feira, 10/05/22 18:29 Foto: Luiz Santana/ALMG O projeto de lei que autoriza o Governo de Minas a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) voltou a tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa a pedido do governador Romeu Zema (Novo). A ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco