DÍVIDA COM A UNIÃO

PROPOSTA ALTERNATIVA AO RRF É APROVADA EM 1º TURNO NO PLENÁRIO

quarta-feira, 18/05/22 18:10 Foto do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com destaque para a mesa diretora onde estão o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PSD/MG) e o deputado Cássio Soares (PSD/MG). Ao fundo está o painel eletrônico de votação.

O Projeto de Lei 3.711/22 foi aprovado em primeiro turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira, 18 de maio. A proposta autoriza o Executivo a celebrar Contrato de Confissão e Refinanciamento de Dívidas com a União e foi apresentada pelos deputados como uma alternativa à adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Vale lembrar que o RRF é um dos principais objetivos do governo Zema. Em troca de prolongar o pagamento da dívida com a União, o Estado teria que aceitar uma série de medidas de contenção de despesas que impactariam nos direitos dos servidores públicos, como o fim das promoções e progressões.

Já a proposta alternativa aprovada autorizara o governo de Minas a firmar com o governo federal um contrato de confissão e refinanciamento de dívidas. O instrumento é previsto na Lei Complementar 178, de 2021. Segundo o texto, o governo do Estado poderia retomar os pagamentos a partir do próximo mês e renegociar o saldo devedor em parcelas que caibam no orçamento.

Assim, o Estado renegociaria o estoque de dívidas já vencidas para pagá-lo por 360 meses, isto é, 30 anos, retomando o pagamento das parcelas mensais. Por um lado, o refinanciamento zeraria os encargos por inadimplência do saldo devedor. Por outro, a correção e o juros acompanhariam o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 4% ao ano, limitada à Selic – taxa básica de juros da economia.

Outra saída

Zema sempre alegou que o RRF era a única saída do Estado, que está quebrado. Segundo o governador, caso as liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendem o pagamento da dívida caíssem, a situação ficaria insustentável, pois o montante teria que ter pago de uma só vez. No entanto, a nova proposta mostra que há alternativa. Na hipótese de o Executivo julgar a alternativa conveniente, ele já tem a autorização legislativa aprovada na Casa.

O PL 3.711/22 ainda deve retornar à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) para análise de 2º turno, antes de ir a Plenário para votação definitiva.

Fique ligado no nosso site e acompanhe a tramitação da proposta.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

 

Notícias relacionadas

Foto do Deputado estadual Gustavo Valadares (homem de pele clara, calvo, vestindo um terno azul e usando máscara) falando ao microfone em um púlpito.
MUDANÇA ZEMA PERDE LÍDER DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA quarta-feira, 11/05/22 16:55 Foto: Clarissa Barçante/ALMG/Divulgação O governo de Romeu Zema (Novo) perdeu o líder do Executivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) anunciou a saída da liderança alegando que precisará focar mais na campanha ... leia mais
#ImagemAcessível; Foto do plenário da ALMG com perspectiva do telão ao centro da imagem e bancadas aos lados direito e esquerdo.
AMEAÇA RRF VOLTA A TRAMITAR EM REGIME DE URGÊNCIA NA ALMG terça-feira, 10/05/22 18:29 Foto: Luiz Santana/ALMG O projeto de lei que autoriza o Governo de Minas a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) voltou a tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa a pedido do governador Romeu Zema (Novo). A ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco