URGENTE

PROJETOS DO RRF CHEGAM AO PLENÁRIO. OCUPE A ALMG NESTA 5ªF., A PARTIR DAS 9H

quarta-feira, 06/12/23 20:26 Assembleia Legislativa de Minas Gerais vista pela praça Carlos Chagas, há uma grande edificação horizontal com revestimento branco e a famosa escultura de Amilcar de Castro, alusiva ao estado de Minas, ela é um círculo com um triângulo vazado, feita em metal.

O momento agora tornou-se crítico, pois o Projeto de Lei 1.202/2019 e o Projeto de Lei Complementar 38/2023, que viabilizam a implementação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) no estado, estão prontos para serem apreciados no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o que pode ocorrer já nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, na sessão das 10h. Por isso, o SINJUS convoca os servidores do Judiciário a ocupar as galerias da ALMG a parir das 9h para pressionar os deputados a votarem contra as propostas que destroem o serviço público e retiram direitos do funcionalismo.

Apesar de a pauta ainda não ter sido publicada no site da ALMG até o momento da publicação desta matéria, informações de bastidor indicam que o presidente da Casa, Tadeu Leite (MDB), está convocando os deputados para estarem presentes no Plenário às 10h. Por isso, sindicatos de várias categorias estão se organizando para uma concentração a partir das 9h de modo que as galerias já estejam lotadas no início da reunião. Portanto, o SINJUS reforça a sua convocação às servidoras e aos servidores do Judiciário.

“Nas últimas semanas, a presença dos servidores e a atuação de obstrução dos deputados de oposição fizeram com que a tramitação dos dois projetos tivesse muitos obstáculos e adiamentos, mesmo o governo tendo maioria em todas as comissões em que eles foram apreciados. Agora, é o momento de nos unirmos, de mostrar a força e de deixar claro para os parlamentares que o voto favorável ao RRF terá consequências nas próximas eleições”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Desde que o governador Romeu Zema (Novo) enviou a proposta de RRF para o Legislativo, ainda em 2019, o SINJUS iniciou a batalha e vem alertando os servidores sobre as medidas que preveem o congelamento de salários, a suspensão de concursos públicos, a venda de empresas estatais, entre outras. Até então, junto com outras entidades sindicais, foram quase cinco anos conseguindo barrar a tramitação, que agora ocorre devido à ampla base governista formada neste mandato.

“A reeleição do Zema certamente possibilitou que ele conseguisse, neste segundo mandato, formar uma ampla base de deputados governistas. Paralelamente, o Executivo também vem praticando uma política de liberação de cargos e verbas para conseguir fazer tramitar os seus projetos. Contudo, no caso do RRF, mesmo os parlamentares da base têm se posicionado contra as propostas devido à pressão do eleitorado. Por isso, precisamos ocupar a ALMG e intensificar a nossa luta”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

FFO aprova PLC do Teto de Gastos

Em mais um dia de luta contra o RRF, nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, o PLC 38/2023 foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da ALMG. Desse modo, ele ficou pronto para ser pautado no Plenário da Casa, juntamente com o PL do RRF, que havia sido aprovado na última terça-feira na mesma comissão.

Apesar da obstrução conduzida pelos deputados de Oposição e da pressão realizada por servidoras e servidores mineiros, o PLC 38/2023 foi aprovado após quase sete horas de debates e de suspensões da reunião com os votos dos deputados Zé Guilherme (PP), Rafael Martins (PSD), Doorgal Andrada (PATRIOTA), João Magalhães (MDB) e Roberto Andrade (PATRIOTA).

Compareça à ALMG

O SINJUS está comprometido em defender o serviço público, e juntos somos mais fortes. Por isso, conclamamos os servidores do Judiciário a ocupar as galerias da ALMG para acompanhar a sessão do Plenário desta quinta-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 9h. 

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco