NA ALMG

PROJETO DE DESMONTE DA PREVIDÊNCIA PODE IR A PLENÁRIO

quinta-feira, 27/08/20 20:23

Na tarde desta quinta-feira, dia 27 de agosto, a Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, por 4 votos a 1, o texto substitutivo apresentado pelo relator, deputado Cássio Soares (PSD). A nova redação ameniza em parte a retirada de direitos, mas a proposta ainda é danosa aos servidores públicos mineiros. Assim, tanto a PEC 55/2020 quanto o Projeto de Lei Complementar 46/2020, que tratam da Reforma da Previdência, já podem ser apreciados pelo Plenário. As votações no Legislativo ocorreram em cenário incomum, pois os servidores não puderam participar presencialmente das discussões, e grades foram instaladas no entorno do prédio da ALMG para impedir que cidadãos se aproximassem.

Durante a leitura do seu parecer, o relator Cássio Soares destacou que foram necessárias alterações no texto original. O parlamentar afirmou que se reuniu com cerca de 60 entidades representativas do funcionalismo público nas últimas semanas para discutir mudanças na proposta enviada pelo governador Romeu Zema (NOVO).

Em relação à proposta original do Executivo, a nova redação prevê um pedágio menor, de 50% do tempo restante para aposentadoria, e o aumento menor da idade mínima para mulheres, com acréscimo de cinco anos. Também foi incluído dispositivo que prevê a atualização inflacionária das faixas de contribuição previdenciária ao longo dos anos. O objetivo é impedir que recomposições inflacionárias, sem aumento real dos vencimentos, façam com que os servidores passem para faixas superiores de contribuição.

O texto aprovado na ALMG vai ser analisado pela assessoria previdenciária do SINJUS-MG de modo a possibilitar que os dirigentes possam articular a inclusão de novas emendas no Plenário. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Governo manobra para alterar tramitação do novo texto

Com o intuito de forçar nova discussão acerca do texto aprovado pela Comissão Especial da PEC 55, o governo de Minas Gerais enviou à ALMG um novo texto substitutivo na tarde desta quinta-feira, dia 27 de agosto. A alegação foi a de que o novo texto corrige erros da redação anterior.

Durante a reunião da Comissão Especial, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) denunciou a manobra do governo. “Depois de 60 dias, com dezenas de reuniões realizadas do relator com representantes sindicais, depois de tudo, aparece um substitutivo de um governo que diz: estamos abertos ao diálogo?”, questionou Beatriz Cerqueira. “O substitutivo demostra que o governo não quer processos de negociação e processos de diálogo”, completou a parlamentar.

Em seguida, o deputado André Quintão (PT) afirmou que o governador usou uma estratégia regimental para inviabilizar o substitutivo do deputado Cássio Soares. Segundo o parlamentar, o governo de Minas apresentou um novo texto substitutivo para fazer com que a discussão da PEC 55 volte à Comissão Especial. Isso abriria ao governo nova possibilidade de exercer pressão sobre os parlamentares em relação a alguns pontos que foram alterados pelo relator.

Ainda segundo Quintão, o Bloco Democracia e Luta vai buscar articulações para impedir a manobra.  “Nós, em conjunto com os blocos independentes, podemos obstruir as votações”, advertiu o parlamentar.

Sindicatos estão se movimentando

Diante da rapidez incomum que a PEC 55/2020 e o PLC 46/2020 foram apreciados nesta semana, sem o devido debate democrático, e dessa nova intervenção do governo de Minas na tramitação da Reforma da Previdência na ALMG, o SINJUS-MG e outras entidades sindicais já estão organizando mais estratégias de luta. As interlocuções com deputados aliados continuam sendo feitas diariamente.

Por isso, servidora e servidor, acompanhem o site e as páginas do SINJUS no Facebook e no Instagram para ficarem informados sobre os desdobramentos dessa luta e as convocatórias.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

REFORMA CFFO APROVA PARECER QUE TRATORA PREVIDÊNCIA quinta-feira, 27/08/20 13:21 A Reforma da Previdência chegou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, impedindo que os servidores públicos – os mais atingidos com as propostas do governo Zema – participassem da discussão. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco