TETO DE GASTOS

PRESSÃO DA CATEGORIA E DA OPOSIÇÃO ADIA VOTAÇÃO DO PLC 38/23 NA CAP PARA 3ªF., 28/11

quarta-feira, 22/11/23 19:03 Fotografia de representantes sindicais, a esquerda Felipe Galego do SerjusMig, Eduardo Rocha do Sindojus - MG, e representando o Sinjus - MG o coordenador geral Alexandre Pires, diretor de assuntos jurídicos Felipe Rodrigues e o diretor de imprensa e comunicação Alexandre Gomes.

A mobilização dos servidores de diversas categorias do estado e a atuação de parlamentares de oposição foram ferramentas que garantiram um resultado importante nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Projeto de Lei Complementar (PLC) 38/23, que fixa um teto de gastos para o estado, estava pautado na Comissão de Administração Pública (CAP), mas, após pressão dos servidores e desentendimentos entre os deputados, a proposta teve a votação adiada para a próxima sessão, marcada para terça-feira, dia 28 de novembro, às 14h30.

Desde cedo, as categorias já marcavam presença na galeria do Plenarinho IV e no espaço conhecido como “cafezinho”, para acompanhar a reunião da CAP. Os espaços ficaram lotados. O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e os diretores Felipe Rodrigues, Alex Aguiar e Alexandre Gomes acompanharam as discussões durante todo o tempo.

No início da sessão, os parlamentares de oposição ao PLC 38/2023 defenderam a retirada de pauta da matéria com o argumento de que o governador se reuniria hoje em Brasília com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD). A sessão logo ficou tensa com os questionamentos de outros deputados da oposição sobre o agendamento veloz da reunião extraordinária para se discutir o PLC, já que sequer tinha completado 24 horas desde que a proposta tinha sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deixando clara a intenção do governo de tratorar o RRF.

Os dirigentes e servidores que acompanhavam a sessão se mostraram indignados com o jogo de Zema, que tem anunciado esforços para negociar a dívida com a União ao mesmo tempo que a tramitação corre acelerada na Casa Legislativa.

“Enquanto lá em Brasília estão construindo uma solução viável para o RRF, que não sacrifique os servidores e que, de fato, resolva a dívida de Minas Gerais, aqui a base governista insiste em tratorar o projeto. Sabemos que o regime de Zema só vai aumentar a dívida e destruir os serviços públicos”, apontou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) chegou a dizer que iria retirar os requerimentos apresentados por ela para adiar a votação e que iria aprovar o projeto para “deixar explícita a hipocrisia do governo”. Pressionado, o presidente da CAP e relator do PLC, deputado Leonídio Bouças (PSDB), suspendeu a sessão por mais de meia hora.

Assim que foi reaberta, o parlamentar justificou, afirmando que convocou a sessão apenas para distribuir o parecer em avulso e adiar a votação. Assim, distribuiu o parecer, que é pela aprovação do substitutivo n. 1 e que já tinha sido apresentado na CCJ.

Nova batalha à frente

Com esse avanço garantido pela mobilização dos servidores, o novo desafio continua na próxima semana, já que o PLC 38/2023 será pautado na CAP no dia 28 de novembro, às 14h30.

“Essa pressão tem que continuar porque os deputados sabem que, se votarem a favor do Regime de Recuperação Fiscal, vai ter carômetro, vai ter pressão na sua base. Nós vamos divulgar o nome do deputado que foi contra Minas Gerais”, reforçou o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires.

Vale lembrar que o PL 1.202/2019 também será pautado no dia 28 de novembro na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), em horário a confirmar. Por isso, todos à ALMG! O SINJUS também convoca toda a categoria a continuar pressionando os deputados!

Fique atento às convocatórias do Sindicato e participe da luta contra a destruição dos serviços públicos!

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Notícias relacionadas

Dirigentes sindicais posam com bandeiras na ALMG. Estão presentes na foto o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, a diretora Administrativa, Adriana Teodoro, e o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes. Também estão na imagem os diretores Felipe Galego (Serjusmig) e Eduardo Rocha (Sindojus-MG).
Luta na ALMG Votação do PL do RRF é adiada, mas PLC do Teto de Gastos é aprovado e já está pautado na CAP desta 4ªF. terça-feira, 21/11/23 19:45 Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi mais uma vez palco da luta dos servidores públicos contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Já no início da manhã, dirigentes do SINJUS-MG e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco