PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES
segunda-feira, 22/04/24 18:53O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2024-2026, na tarde desta segunda-feira, dia 22 de abril, em sessão especial do Tribunal Pleno. O magistrado obteve 77 votos no segundo escrutínio, disputado com o desembargador Maurício Torres Soares, que registrou 72 votos. Depois de eleito, durante entrevista coletiva, o futuro presidente do TJMG reforçou a sua disposição em discutir as pautas de interesses dos servidores.
“Na minha gestão à frente da Corregedoria-Geral de Justiça, sempre busquei o diálogo franco com as servidoras e com os servidores, e agora não vai ser diferente, seja diretamente em contato durante as visitas nas diversas comarcas do estado, seja por intermédio dos Sindicatos, que são os seus legítimos representantes”, afirmou Corrêa Junior.
“No dia 3 de abril, nos reunimos com o então candidato à Presidência Côrrea Junior para detalhar algumas das pautas prioritárias da categoria, e o magistrado foi muito receptivo. Desse modo, esperamos construir uma relação transparente e resolutiva com a próxima gestão”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
No biênio 2024-2026, a Direção do TJMG será composta ainda pelo 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, pelo 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna, pelo 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, e pela vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich.
Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, atual corregedor-geral de Justiça, é natural do Rio de Janeiro e bacharel em Direito pela UERJ. Aprovado em concurso público de Provas e Títulos para a Magistratura do Estado de Minas Gerais em abril de 1992, foi juiz substituto nas comarcas de Varginha, Pedra Azul, Itamonte, Açucena e Teófilo Otoni – 1992 a 1996. Foi promovido por merecimento para a Comarca de Três Pontas – 1996 a 1998; promovido por antiguidade para a Segunda Vara Cível da Comarca de Lavras – 1998 a 2002; e promovido por merecimento para a Comarca de Belo Horizonte – 2002. Foi juiz da 331ª Zona Eleitoral e presidente da Comissão de Propaganda da Capital; juiz coordenador do Juizado Especial das Relações de Consumo de Belo Horizonte – 2002 a 2003; juiz titular da 25ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte – 2004; juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, nas gestões dos corregedores Roney Oliveira e José Francisco Bueno – 2004 a 2008; juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte – 2007 a 2008; juiz da 4ª Vara de Feitos Tributários do Estado; juiz membro da 7ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Belo Horizonte – 2002 a 2012; e membro do grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador do TJMG em outubro de 2012.
Eleitos para o Órgão Especial
Classe da Magistratura
- Marcilio Eustáquio Santos
- Renato Luís Dresch
- André Leite Praça
- Fernando de Vasconcelos Lins
- Bruno Terra Dias
- Carlos Roberto de Faria
Quinto Constitucional, classe do Ministério Público
- Eduardo Brum.
Conselho da Magistratura
Classe da Magistratura
- Mônica Libânio
- Luiz Artur Hilário
- Habib Felippe Jabour
- Luzia Divina de Paula Peixôto
- Pedro Aleixo
Quinto Constitucional, classe do Ministério Público
- João Câncio de Mello Junior
Quinto Constitucional, classe Advogados
- Henrique Abi-Ackel Torres
A votação por parte dos 150 desembargadores que compõem o Tribunal Pleno foi realizada de forma presencial e também remota. Foram instaladas cabines no Plenário com um tablet com o Sistema Helios Voting. Já a votação virtual foi aberta para os desembargadores e desembargadoras que, na forma do edital, efetuaram o requerimento e que tiveram os pedidos deferidos para a votação pelo sistema eletrônico, via web.
No dia 1º de julho, em solenidade a ser realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, às 17h, os novos integrantes da Direção do TJMG para o biênio 2024-2026 tomarão posse.