JÁ VAI TARDE!

PRESIDENTE DO TJMG ENCERRARÁ MANDATO COM LEGADO DE ACORDOS DESCUMPRIDOS

segunda-feira, 24/06/24 18:12 Na imagem, há um homem de meia idade, de camisa listrada, com as mãos levantadas e expressão de despedida. O fundo é escuro e a imagem parece ter um tom crítico em relação ao presidente do TJMG. Acima do homem está o texto "Já Vai Tarde" em letras grandes e coloridas em tons de laranja, azul e branco.

Neste final de mandato da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os sentimentos dominantes entre as servidoras e os servidores são de decepção e indignação. O presidente do órgão, desembargador José Arthur Filho, que antes se dizia comprometido com as demandas da categoria, abandonou a Mesa de Negociações há mais de quatro meses e deu início a uma série de descumprimentos de acordos e direitos. Diante desse legado, em um clima de alívio e também de revolta, os trabalhadores do Judiciário mineiro vão se juntar novamente em um ato público no dia 27 de junho, próxima quinta-feira, às 11h, na sede do TJMG para o “Arraiá Já Vai Tarde”.

A ruptura do diálogo entre a Presidência do TJMG e os Sindicatos ocorreu de forma unilateral, interrompendo um canal importante de resolução das reivindicações. Desde então, as demandas da categoria foram relegadas a segundo plano.

Paralelamente, nos últimos meses deste mandato que se encerra no dia 1º de julho, o presidente do TJMG intensificou o atendimento aos pleitos dos magistrados. Esse tratamento desigual em relação aos direitos das duas categorias trouxe mais indignação aos servidores.

“Os trabalhadores do Judiciário mineiro estão encarando o final da gestão do presidente José Arthur Filho com uma sensação de desvalorização e desrespeito. A postura e as ações do magistrado deixam uma marca negativa, colocando-o como um dos piores gestores do TJMG nos últimos anos. Ao contrário do que prometeu várias e várias vezes, ele deixará o cargo em dívida com os servidores”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Os acordos não cumpridos incluem questões fundamentais para o bem-estar e para a valorização dos servidores, como a recomposição inflacionária, condições de trabalho dignas, adequação de benefícios e a quitação de direitos dos servidores, entre outras (clique aqui e saiba mais).

 “A quebra de acordos é muito grave, ainda mais quando ocorre no Poder Judiciário, onde as tratativas entre as partes devem prezar pela boa-fé negocial. O legado deixado pelo presidente José Arthur Filho não será esquecido tão cedo pelos servidores. Desse modo, a próxima gestão comandada pelo desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior enfrentará o desafio de reconstruir a confiança e o diálogo com os Sindicatos, medida essencial para garantir um ambiente de trabalho justo e também para manter a qualidade da prestação jurisdicional à sociedade”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Mobilize seus colegas e participe do “Arraiá Já Vai Tarde”

O SINJUS e o SERJUSMIG convocam todas as servidoras e todos os servidores para o “Arraiá Já Vai Tarde”, que será uma espécie de bota-fora para demonstrar os sentimentos de alívio e de indignação da categoria. O ato será nesta quinta-feira, dia 27 de junho, às 11h, na sede do TJMG, e será um importante momento para nos posicionarmos quanto ao legado de acordos descumpridos do atual presidente.

Para viabilizar a participação das filiadas e dos filiados ao SINJUS lotados em outras unidades ou em teletrabalho, esses podem formar grupos para o deslocamento até a sede do Tribunal por aplicativos de transporte e apresentar o recibo ao Sindicato para reembolso.

“Precisamos dar o recado de que no Judiciário mineiro acordos precisam ser cumpridos e que não há espaço para gestores que desrespeitam os servidores que tanto contribuem para a crescente melhora dos indicadores de desempenho do TJMG.  Venha expor a sua insatisfação com esse presidente que entra para o grupo dos piores gestores dos últimos anos”, convoca Alexandre Pires.

SERVIÇO

  • 2º Ato contra o descumprimento de acordos
  • Quando: 27 de junho, às 11h
  • Onde: Sede do TJMG. Endereço: Av. Afonso Pena, 4001. Bairro Serra, Belo Horizonte/MG

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem com fundo preto, onde se vê uma mão segurando uma folha em branco, sendo rasgada e nela está escrito "Acordos".
ATO UNIFICADO SAIBA QUAIS SÃO OS ACORDOS DESCUMPRIDOS PELO TJMG E PORQUE TEMOS QUE IR PRA RUA terça-feira, 28/05/24 18:50 Em uma mudança brusca a partir deste ano de 2024 na Mesa de Negociações, a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) passou a descumprir uma série de importantes acordos que haviam sido construídos e firmados com ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco