POR DIREITOS, GRITO DOS EXCLUÍDOS VAI ÀS RUAS DIA 7
sexta-feira, 03/09/21 19:30Representantes dos mais variados segmentos da sociedade vão às ruas na próxima terça-feira, 7 de setembro, lutar por direitos. Com o tema Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já, o Grito dos Excluídos, um dos eventos mais tradicionais da história de luta do povo brasileiro, reúne milhões de pessoas em atos e manifestações descentralizadas em todo o País. Em Belo Horizonte, a concentração será às 10h, na Praça Afonso Arinos, no Centro.
A recomendação do SINJUS é que as servidoras e os servidores que queiram participar usem máscaras de proteção PFF2 e álcool em gel e mantenham o distanciamento adequado dos colegas. O Sindicato também alerta que quem ainda não tiver sido imunizado (duas doses ou dose única da vacina) ou quem for do grupo de risco para a doença, fique em casa.
História
O primeiro Grito dos Excluídos, realizado em 7 de setembro de 1995, aconteceu em 170 localidades do País. A proposta dos protestos surgiu em 1994 durante a 2ª Semana Social Brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema Brasil, alternativas e protagonistas, inspirada na Campanha da Fraternidade de 1995, com o lema A fraternidade e os excluídos. A partir de 1996, as manifestações foram assumidas pela CNBB, que aprovou o Grito em sua Assembleia Geral, como parte Projeto Rumo ao Novo Milênio (PRNM).
SINDICATO É PRA LUTAR!