“PODEROSAS DO SINJUS” ENALTECE MULHERES GUERREIRAS
segunda-feira, 09/11/20 18:12Oito de novembro de 2020. Uma data que vai ficar para sempre na memória de seis poderosas e uma poderosinha. O evento Poderosas do SINJUS-MG foi um verdadeiro reencontro pessoal para as servidoras e familiares de servidores que enfrentam corajosamente a batalha contra o câncer.
Em homenagem ao Outubro Rosa, as lentes do fotógrafo Alexandre Rust, revelaram não só a beleza estética dessas mulheres, mas também a força, a coragem, a determinação, o desejo de viver e o amor que carregam dentro de si e que servem de inspiração para todos em volta. Foi por meio de um ensaio fotográfico que, no último domingo, essas mulheres deram tamanho exemplo de superação.
O evento começou em uma manhã especial organizada com um café da manhã e brindes cedidos por nossos parceiros, mas o ponto alto certamente foi o ensaio fotográfico que ajudou a evidenciar o empoderamento dessas mulheres.
O Projeto Poderosas foi idealizado por Alexandre Rust em 2016 e já revelou a verdadeira beleza de 156 mulheres. Nessa edição em parceria com o SINJUS, sete poderosas foram clicadas no Spazio Orla, um ambiente sofisticado às margens da Lagoa da Pampulha. “O objetivo é propor um novo olhar que valorize a mulher. O Poderosas proporciona, além do resgate da autoestima, uma redescoberta da própria imagem”, afirma Alexandre.
Poderosas e empoderadas!
Soraya Rodrigues foi uma das primeiras fotografadas do Projeto Poderosas, em 2016. Logo depois se tornou voluntária da iniciava. “Eu me orgulho muito. O projeto deu certo, e ele está se expandindo por meio de parcerias, como essa com o SINJUS. Nós, como pacientes oncológicas, precisamos muito desse carinho. A autoestima é o que mais motiva”, afirma.
Na sessão fotográfica do Poderosas do SINJUS, uma das que roubaram a cena foi justamente uma poderosinha de 7 anos, a Bárbara, filha da filiada Paula Silva Pinto. Ela teve o diagnóstico quando tinha um ano e oito meses e já passou por procedimentos cirúrgicos e tratamentos. Felizmente, hoje, a pequena está curada e muito ativa. Com um sorriso fácil, ela falou que adora tirar fotos e ficar na roça. “Eu gosto muito de cavalo e quero ser ‘cavaleira’ quando crescer”. A poderosinha também revelou que adora passar batom, inclusive usa escondida os da mãe.
Maria Viana dos Santos está em tratamento médico há alguns anos. Ela chegou a perder o cabelo e disse que uma forma de não se deixar abater com a doença foi cuidando da casa e da família. No Poderosas do SINJUS, ela ganhou mais forças para continuar a sua batalha. “É muito bonito. Nunca tinha feito um ensaio fotográfico. Agradeço muito por poder participar desse projeto. Vou colocar as fotos nos porta-retratos de casa e no Instagram”, disse muito emocionada.
“Como estou careca e sem sobrancelha, eu tive um pouco de resistência. Depois, com o carinho da equipe fiquei mais segura. Hoje, estou super feliz e agradeço demais a oportunidade que tive. Não sabia que existia mulher careca charmosa, descobri hoje. Agora, eu vou é desfilar por aí”, relata Flaviana aos risos.
Para Cristiane Sampaio, diretora administrativa e coordenadora do Núcleo da Mulher, esse reconhecimento mostra que a iniciativa foi um sucesso. “Nós sabemos o quanto as mulheres são guerreiras. A batalha contra o câncer é difícil, mas com uma rede de apoio tudo fica melhor. O Núcleo da Mulher nasceu para promover ações como essa. No projeto Poderosas, trabalhamos o autoconhecimento e também conscientizamos quanto à necessidade da prevenção”, complementa a dirigente do SINJUS.
Importância do diagnóstico precoce
Ao logo no mês de outubro, o SINJUS divulgou vários conteúdos em suas mídias chamando a atenção para a necessidade da prevenção ao câncer de mama. O tema foi destaque em uma live com médica da equipe de Mastologia do Instituto Mário Penna, Soraya de Paula Paim, e também foi abordado durante reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP).
Cláudia Magalhães palestrou na reunião do NAP e também fez questão de marcar presença no Projeto Poderosas do SINJUS. Ela faz parte da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam), que trabalha educando a mulher a fazer o autoexame e também atua junto ao sistema de saúde público para que ele possa achar essa mulher do grupo de risco e trazê-la para o acompanhamento médico antes que o câncer apareça de forma grave. A voluntária reafirma que o maior desafio no combate à doença é a falta de informação, por isso ressaltou a importância dessas ações que promovem a visibilidade do assunto.
Parceiros em favor da vida
Além do fotógrafo Alexandre Rust e da sua equipe de voluntárias maquiadoras e fotógrafas, também apoiaram o Projeto Poderosas do SINJUS a Rara Produções, empresa gestora dos convênios e parcerias do Sindicato; o Spazio Orla, local onde foi realizado o evento; e a La Secret Acessórios, que presenteou as poderosas com um par de brincos. A todas essas empresas, nossa admiração e gratidão.