SINJUS ANTIRRACISTA

PL QUE PROÍBE CONDENADOS DE RACISMO A OCUPAREM CARGOS PÚBLICOS EM BH É APROVADO EM 1º TURNO

quinta-feira, 11/04/24 17:06

O Projeto de Lei n. 795/2023, que proíbe condenados por crimes de racismo e injúria racial de assumirem cargos públicos municipais em Belo Horizonte, foi aprovado em primeiro turno no Plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 10 de abril. A proposta foi apresentada pelo vereador Wagner Ferreira, que também é diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS-MG. 

A proibição se aplica a todas as esferas do serviço público municipal, incluindo cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração. O objetivo do projeto de lei é reforçar os pilares da igualdade, da justiça e do respeito à diversidade no âmbito dos cargos públicos, incorporando o princípio da moralidade como fundamento central para as nomeações no serviço público.

O crime de racismo, por atentar contra a dignidade e a igualdade de todos os cidadãos, não pode coexistir com o exercício de funções públicas. Conforme o Projeto de Lei, ficam proibidas de assumir cargos públicos pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Federal n. 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Em caso de descumprimento da Lei, estão previstas medidas administrativas, como advertências, multas e até a exoneração do cargo público ocupado indevidamente.

Para o Coletivo SINJUS Antirracista, a iniciativa é fundamental para combater a discriminação e promover a igualdade nas instituições públicas.

“Permitir que pessoas condenadas por crimes de racismo ocupem cargos públicos é uma afronta a toda a sociedade brasileira e aos direitos humanos fundamentais. Como sindicalistas, defendemos a dignidade da pessoa humana e o estado democrático de direito. Parabéns ao companheiro Wagner Ferreira por mais essa iniciativa em prol da justiça social, pois ser antirracista é, antes de tudo, uma luta política constante”, afirma o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo. 

A proposta já pode ser incluída na pauta do Plenário para votação em 2º turno.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco