PL QUE DESMONTA O IPSEMG E AUMENTA CONTRIBUIÇÕES PODE SER VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA
quinta-feira, 06/06/24 19:14Na última segunda-feira, dia 3 de junho, o SINJUS-MG e outras entidades sindicais que compõem a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público se reuniram com a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o intuito de alinhar estratégias para tentar barrar a votação do Projeto de Lei 2.238/2024, que pode ocorrer na próxima semana. A proposta do governador Romeu Zema (NOVO) propõe mudanças significativas no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), afetando a prestação de serviços e os valores descontados nos contracheques dos servidores públicos estaduais.
Na reunião, o SINJUS foi representado pelo seu diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo. A mobilização das entidades sindicais é motivada pelo impacto negativo que as mudanças defendidas pela base do governador Romeu Zema terão tanto na qualidade quanto na acessibilidade dos serviços de saúde oferecidos pelo Ipsemg.
A aprovação do projeto vai aumentar as alíquotas de contribuição descontada nos contracheques, fazendo com que os servidores tenham que pagar mais, mesmo com a qualidade dos serviços em queda. Também está prevista a redução da cobertura e das isenções referentes aos beneficiários, dificultando o acesso aos atendimentos, além de abrir espaço para a privatização do próprio Ipsemg, entregando o futuro da assistência à saúde dos servidores a empresas privadas (clique aqui e saiba mais).
“É fundamental que as servidoras e os servidores públicos estaduais compareçam às galerias da Assembleia Legislativa para pressionar os parlamentares contra mais essa proposta danosa do Zema. A aprovação desse PL trará consequências graves para todos nós. Precisamos fortalecer o Ipsemg e impedir o desmonte desse patrimônio construído ao longo de décadas pelo povo mineiro”, afirma Jonas Araújo, que também é membro do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI).
Desde que o PL de Desmonte do Ipsemg chegou à ALMG, o SINJUS vem se articulando com dezenas de sindicatos e lideranças políticas com o objetivo de barrar a tramitação e a aprovação. No dia 23 de abril, o Jonas Araújo foi voz ativa na audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) que denunciou as inconsistências nos dados apresentados pelo governo estadual e os riscos do PL 2.238/2024 (clique aqui e saiba mais).
Agora, com a pressão da base governista, é possível que a votação da proposta aconteça no Plenário na próxima semana. Assim, todas as categorias do funcionalismo público precisam se movimentar. Mande mensagens nas mídias sociais dos parlamentares e exija o voto contrário ao projeto.
O futuro do Ipsemg está em jogo, e o momento demanda o engajamento de todos. Os sindicatos estão organizados e empenhados nessa luta. Por isso, acompanhe as nossas mídias para ficar por dentro dos desdobramentos dessa batalha e também para saber das convocações para as próximas ações de mobilização.
SINDICATO É PRA LUTAR!