ALERTA AOS SERVIDORES

PL DO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL EM MINAS VOLTA A TRAMITAR NA ALMG

quarta-feira, 14/06/23 19:26 Deputados em Plenário na Reunião Ordinária na ALMG.

O governador Romeu Zema solicitou o desarquivamento do Projeto de Lei (PL) 1.202/19, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A mensagem governamental com esse pedido foi recebida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a Reunião Ordinária de Plenário realizada nesta terça-feira (13/6/23), desse modo, a proposta volta a tramitar na Casa. 

O RRF foi concebido em 2017 como uma tentativa de ajuda do Governo Federal para os Estados que precisam reequilibrar suas finanças. Com a adesão ao regime, o Estado ganha melhores condições para pagar sua dívida com a União. Como contrapartida, ficam vedadas a concessão de benefícios fiscais e de reajustes salariais para servidores estaduais.

Na mensagem recebida pela ALMG nesta terça-feira (13), o governador Romeu Zema também encaminha o substitutivo nº 3 ao PL 1.202/19. Segundo o chefe do Poder Executivo, o novo texto se justifica devido às sucessivas alterações por que passou o RRF desde 2021.

De acordo com essa nova redação, o RRF terá vigência de nove exercícios financeiros e se inicia com a homologação do Plano de Recuperação Fiscal pelo presidente da República. Esse documento deve conter metas, compromissos e o detalhamento das medidas de ajuste a serem implementadas pelo Estado, juntamente com um diagnóstico em que se reconhece a situação de desequilíbrio financeiro.

O Plano de Recuperação Fiscal deverá ser elaborado pelo Poder Executivo, em ação coordenada com todos os Poderes e órgãos públicos, além de Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado.

Ainda conforme o substitutivo nº 3, o Estado fica autorizado a realizar leilões de pagamento, de modo a negociar descontos para a quitação de precatórios, dívidas com fornecedores e outras obrigações inscritas em restos a pagar. Além disso, o novo texto autoriza a redução de pelo menos 20% dos benefícios fiscais que levam à renúncia de receita do Estado.

Caso a adesão ao RRF seja aprovada pela ALMG, será implementado um teto de gastos estaduais. Isso significa que o crescimento anual das despesas primárias do Estado ficará limitado à variação da inflação medida pelo IPCA, como dispõe o substitutivo nº 3. O objetivo é conter o crescimento das despesas estaduais, de modo que elas sejam reconduzidas aos limites estabelecidos pelo RRF.

No ano passado, o PL 1.202/19 tramitou em regime de urgência e chegou a travar a pauta do Plenário, uma vez que não havia acordo para sua aprovação. Os deputados questionavam as contrapartidas exigidas pelo Governo Federal, que poderiam levar à privatização de empresas estatais, como Cemig, Copasa e Codemig.

O PL 1.202/19 foi arquivado no final da legislatura passada. Com o desarquivamento solicitado pelo governador Romeu Zema, o projeto retoma sua tramitação normal. Ele precisa ser analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Fonte: ALMG

Notícias relacionadas

Romeu Zema, governador de Minas Gerais fala sobre um púlpito. Ele é um homem branco, grisalho de cabelos curtos e veste uma camisa azul clara.
RRF EM MINAS APÓS AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO EM 300%, ZEMA QUER CONGELAR SALÁRIOS DOS SERVIDORES POR 9 ANOS quinta-feira, 01/06/23 17:51 FOTO: Gil Leonardi / Imprensa MG No último dia 3 de maio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a lei que aumentou o próprio salário e o de seus secretários em quase 300%. Agora, menos de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco