PEC 32: CONHEÇA AS EMENDAS EM FAVOR DA ESTABILIDADE DO SERVIDOR
quinta-feira, 01/07/21 20:19Parlamentares que integram o bloco de oposição à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) já colocam em prática estratégias para tentar reverter pontos considerados cruciais no texto ainda na Comissão Especial na Câmara dos Deputados. As emendas apresentadas buscam garantir o direito dos servidores e evitar o desmonte do serviço público disponibilizado à sociedade.
Os parlamentares vão aproveitar o novo prazo de entrega de emendas, que termina nesta sexta-feira, dia 2 de julho, para buscar apoio para retirar pontos controversos na proposta. Pelo acordo na Câmara, cada partido vai apresentar três emendas e assinará as emendas dos outros partidos. A estratégia de reciprocidade deve garantir as 171 assinaturas necessárias para que elas sejam apreciadas.
A bancada do PT vai apresentar uma emenda substitutiva global, retirando os retrocessos da PEC 32/2020 e garantindo todos os direitos. A segunda emenda busca garantir, ao menos, que todos os direitos dos atuais servidores sejam preservados. A terceira emenda pretende incluir na Constituição Federal que todo o serviço público seja classificado como atividades típicas de Estado, resguardando os direitos do funcionalismo.
“Precisamos aumentar a pressão para derrubar a PEC 32. Apresentamos emendas para reduzir os danos, mas é possível derrotá-la por inteiro. Neste sábado, 3 de julho, todos precisam estar nas ruas, com máscara, álcool em gel e distanciamento, mas nas ruas. A união dos servidores federais, estaduais e municipais é muito importante”, ressalta o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e membro da Comissão Especial da PEC 32.
Outra emenda, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), pretende manter a estabilidade dos servidores públicos e retirar o dispositivo que cria o “vínculo de experiência”. O texto do parlamentar também exclui do texto os novos princípios da administração pública e a autonomia para o chefe do Executivo extinguir órgãos. Esses dispositivos já foram suprimidos da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas o substitutivo reforma a exclusão.
Mobilização do 3J em BH e no Brasil
Entidades sindicais, movimentos sociais e políticos estarão nas ruas mais uma vez, no próximo sábado, 3 de julho, para atos contra a corrupção, contra o fim da estabilidade e em defesa do serviço público.
Em Belo Horizonte, a manifestação será às 14h, na Praça da Liberdade. Reforçamos que, aqueles que decidirem participar devem respeitar o distanciamento, usar máscara e levar álcool em gel para a constante higienização.
Pressione nas mídias sociais
Os retrocessos da Reforma Administrativa do governo federal são muitos e podem causar danos irreparáveis na prestação de serviços públicos e no direito dos servidores. Portanto, não se engane, com a PEC 32 os casos de falta de atendimento em unidades de saúde, de escolas sucateadas e de “rachadinhas” pelas quais políticos desviam dinheiro público com a ajuda de seus indicados nos órgãos serão ainda mais recorrentes.
Pela plataforma, você pode filtrar por estado e, ao clicar nos ícones das mídias sociais, você poderá mandar uma mensagem cobrando o parlamentar diretamente nas páginas dele no Facebook, Instagram e Twitter. Também é possível mandar e-mail e até ligar para um telefone ligado ao político.
FAÇA A SUA PARTE E ENTRE NA LUTA COM O SINJUS CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA!
Com informações do portal O Dia