Agosto Lilás

PBH cria protocolo para proteger mulheres em espaços de lazer e turismo

terça-feira, 08/08/23 16:25 panorama da Praça da Liberdade, ponto turístico da região centro-sul de Belo Horizonte onde há uma concentração de museus e eventos culturais. Em destaque está a fonte luminosa e o coreto, ao fundo está o edifício do CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil. Conteúdo textual: Agosto Lilás - PBH cria protocolo para proteger mulheres em espaços de lazer e turismo.

Belo Horizonte agora conta com uma nova lei para prevenir a violência sexual contra mulheres. O Protocolo Mulheres Seguras propõe um conjunto de orientações para que bares, restaurantes, casas de shows e outros espaços, públicos e privados, possam detectar e reagir adequadamente diante de casos de importunação, assédio e agressão sexual contra mulheres ocorridos em suas dependências. 

A legislação é assinada por 24 parlamentares, entre eles o vereador de Belo Horizonte pelo PDT Wagner Ferreira, que também é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG.

“Esperamos que grande parte dos estabelecimentos abracem o protocolo. É dever de todos assegurar que cada local de entretenimento seja um espaço inclusivo, onde todas as mulheres se sintam protegidas e respeitadas”, aponta o vereador. 

Com foco na garantia do bem-estar da vítima, o Protocolo Mulheres Seguras reafirma os direitos das mulheres, como o respeito ao seu espaço pessoal e às suas decisões, e impõe deveres aos estabelecimentos que aderirem a ele, como a identificação de situações de risco, a prestação dos devidos cuidados às vítimas e o acionamento dos órgãos de segurança pública. 

Em caso de violação, as medidas adotadas devem priorizar o melhor atendimento à vítima, com a finalidade de preservar sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica. O protocolo preconiza ainda a capacitação de profissionais, a criação de um código de alerta para uso das vítimas e a preservação de possíveis provas para eventuais processos judiciais.

A adesão ao Protocolo de bares, boates e clubes noturnos, casas de eventos e espetáculos, restaurantes, hotéis e outros espaços destinados à realização de shows, festivais ou outros eventos semelhantes é facultativa. De acordo com a norma, caberá à equipe de cada estabelecimento identificar situações de risco à integridade de usuários e garantir os devidos cuidados às vítimas de agressão sexual.

“O protocolo é muito bem-vindo e necessário, já que as mulheres querem poder se divertir nesses locais sem serem assediadas. Nenhum corpo feminino é público”, afirma Adriana Teodoro, coordenadora do Núcleo de Mulheres (NM) do SINJUS. “Esperamos que essas ações inibam os agressores. Estamos comprometidas a combater a cultura do assédio e da violência”, acrescenta Janaína Barbosa, que também coordena o NM. 

Fonte: SINJUS-MG com informações da CMBH

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco