REVISÃO GERAL ANUAL

PAUTA DA ALMG É DESTRAVADA E PL DAS DATAS-BASES PODE SER VOTADO

terça-feira, 22/03/22 18:52 Foto do plenário da ALMG, na foto estão presentes Betão (deputado estadual PT/MG), Hely Tarqüínio (deputado estadual PV/MG) e Cristiano Silveira (2º- vice-presidente da ALMG - PT/MG).

Foto: Clarice Barçante/ALMG

Em sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, dia 22 de março, foi lida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a mensagem enviada pelo governador Romeu Zema (Novo) que retira a urgência do PL de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. Desse modo, a pauta do Plenário foi destrancada e as votações podem voltar a ocorrer nas próximas sessões. Por isso, a expectativa do SINJUS-MG é de que o PL das Datas-Bases do Judiciário mineiro seja aprovado nos próximos dias.

Desde o final do ano passado, a pauta do Plenário da ALMG estava bloqueada devido ao impasse envolvendo o Executivo e o Legislativo em torno do PL do RRF (clique aqui e saiba mais). Isso provocou atrasos na tramitação do PL das Datas-Bases 2020 e 2021 enviado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Nas últimas semanas, o PL das Datas-Bases do Judiciário foi aprovado nas comissões e está pronto para ser apreciado em primeiro turno pelo Plenário da ALMG.

“A insistência de Romeu Zema em querer forçar os deputados a aprovarem o Regime de Recuperação Fiscal prejudicou a tramitação do PL das Datas-Bases. Contudo, agora ele deve ser aprovado até o final de março, já que não tem nenhum obstáculo e conta com o apoio do Tribunal. O SINJUS e os demais sindicatos estão mobilizados nas interlocuções com os parlamentares”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Até o fechamento desta matéria, a agenda do Plenário do Legislativo ainda não havia sido divulgada. Entretanto, há a possibilidade de que sejam marcadas três sessões plenárias já nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 10h, às 14h e às 18h, para discutir os projetos que estão prontos para apreciação, entre eles o PL das Datas-Bases do TJMG.

Tramitação conjunta

A retirada do regime de urgência do PL do RRF por parte de Zema (Novo) ocorreu após o governador mandar ao Legislativo projeto de seu interesse, prevendo a recomposição de 10,06% para todos os servidores do Executivo estadual. Já a efetiva desobstrução da pauta se deu na tarde desta terça-feira por parte da ALMG depois de o PL da reposição salarial do Executivo ser aprovado nas comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, nas últimas 24 horas.

Assim, todos os projetos que preveem reposições salariais ficaram aptos para votação no Plenário. Nesse contexto, além dos projetos referentes aos servidores do Judiciário e do Executivo, devem ser votados conjuntamente também os PLs que resguardam os direitos dos servidores do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre a tramitação das Datas-Bases e para participar de possíveis mobilizações.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Live SINJUS #43: Datas-Bases e projeto que restabelece tempo de quinquênios sexta-feira, 18/03/22 07:35 Confira a Live do SINJUS que analisou a tramitação e os desafios para aprovação das Datas-Bases dos servidores do Judiciário e do Ministério Público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as perspectivas em relação ao PLP 4/2022, que restabelece ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco