REVISÃO GERAL ANUAL

PAUTA DA ALMG É DESTRAVADA E PL DAS DATAS-BASES PODE SER VOTADO

terça-feira, 22/03/22 18:52 Foto do plenário da ALMG, na foto estão presentes Betão (deputado estadual PT/MG), Hely Tarqüínio (deputado estadual PV/MG) e Cristiano Silveira (2º- vice-presidente da ALMG - PT/MG).

Foto: Clarice Barçante/ALMG

Em sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, dia 22 de março, foi lida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a mensagem enviada pelo governador Romeu Zema (Novo) que retira a urgência do PL de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. Desse modo, a pauta do Plenário foi destrancada e as votações podem voltar a ocorrer nas próximas sessões. Por isso, a expectativa do SINJUS-MG é de que o PL das Datas-Bases do Judiciário mineiro seja aprovado nos próximos dias.

Desde o final do ano passado, a pauta do Plenário da ALMG estava bloqueada devido ao impasse envolvendo o Executivo e o Legislativo em torno do PL do RRF (clique aqui e saiba mais). Isso provocou atrasos na tramitação do PL das Datas-Bases 2020 e 2021 enviado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Nas últimas semanas, o PL das Datas-Bases do Judiciário foi aprovado nas comissões e está pronto para ser apreciado em primeiro turno pelo Plenário da ALMG.

“A insistência de Romeu Zema em querer forçar os deputados a aprovarem o Regime de Recuperação Fiscal prejudicou a tramitação do PL das Datas-Bases. Contudo, agora ele deve ser aprovado até o final de março, já que não tem nenhum obstáculo e conta com o apoio do Tribunal. O SINJUS e os demais sindicatos estão mobilizados nas interlocuções com os parlamentares”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Até o fechamento desta matéria, a agenda do Plenário do Legislativo ainda não havia sido divulgada. Entretanto, há a possibilidade de que sejam marcadas três sessões plenárias já nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 10h, às 14h e às 18h, para discutir os projetos que estão prontos para apreciação, entre eles o PL das Datas-Bases do TJMG.

Tramitação conjunta

A retirada do regime de urgência do PL do RRF por parte de Zema (Novo) ocorreu após o governador mandar ao Legislativo projeto de seu interesse, prevendo a recomposição de 10,06% para todos os servidores do Executivo estadual. Já a efetiva desobstrução da pauta se deu na tarde desta terça-feira por parte da ALMG depois de o PL da reposição salarial do Executivo ser aprovado nas comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, nas últimas 24 horas.

Assim, todos os projetos que preveem reposições salariais ficaram aptos para votação no Plenário. Nesse contexto, além dos projetos referentes aos servidores do Judiciário e do Executivo, devem ser votados conjuntamente também os PLs que resguardam os direitos dos servidores do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre a tramitação das Datas-Bases e para participar de possíveis mobilizações.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Live SINJUS #43: Datas-Bases e projeto que restabelece tempo de quinquênios sexta-feira, 18/03/22 07:35 Confira a Live do SINJUS que analisou a tramitação e os desafios para aprovação das Datas-Bases dos servidores do Judiciário e do Ministério Público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as perspectivas em relação ao PLP 4/2022, que restabelece ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco