É HOJE

PARTICIPE DO PANELAÇO CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

segunda-feira, 18/05/20 17:56

Uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual. E essa situação se agravou durante o isolamento social. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apontam que as denúncias de violência contra mulher no disque denúncia do governo federal aumentaram 35% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. A partir desse alerta, o Núcleo da Mulher do SINJUS-MG convoca todos a participarem do panelaço contra a violência doméstica que será realizado nesta segunda-feira, 18/5, às 20h30, em todo o País.

A ação, organizada por entidades como o CSPConlutas, traz o mote “Basta! Vamos meter a colher, sim!”. O panelaço denuncia o agravamento na vulnerabilidade das mulheres durante a quarentena, que seguem expostas e sem qualquer política pública ou apoio do Estado para garantias econômicas ou de vida.

Subnotificação

Apesar da constatação da multiplicação dos crimes contra a mulher em diversos pontos do país, formalizar denúncia às autoridades policiais tem sido um obstáculo para as vítimas, em virtude das medidas de quarentena ou isolamento social. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) alerta que, se por um lado, as vítimas não têm conseguido ir a delegacias, por outro, podem sentir medo de denunciar os parceiros, devido à proximidade que agora têm deles, com a permanência em casa.

O fórum comenta que esses são fatores que explicam a subnotificação de casos e que acendem um alerta para que as autoridades promovam, logo, respostas frente ao problema. A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) já havia feito um apelo para que as autoridades governamentais planejassem ações específicas para mulheres durante a pandemia, levando em conta os riscos que sofrem, como a violência doméstica. O organismo ressaltou que, nessa fase, as mulheres não somente enfrentam entraves quanto ao acesso a serviços essenciais ou ordens de proteção, mas que “o impacto econômico da pandemia pode criar barreiras adicionais para deixar um parceiro violento”.

Denúncias

O Núcleo da Mulher do SINJUS oferece apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Envie sua mensagem pelo e-mail [email protected].

Vale lembrar que denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones:

190 – Polícia Militar, para ligar em caso de violência
180 para denunciar o agressor
(31) 3270-3235 / 3270-3296 para contato com o Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna) que oferece apoio e atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência.

Aplicativo MG Mulher oferece suporte às vítimas

O aplicativo MG Mulher foi lançado pelo governo de Minas Gerais e é direcionado às vítimas de violências. A ferramenta proporciona:

  • suporte às vítimas, por meio de uma rede de apoio, serviços e rápido contato, em caso de violação de direitos;
  • lista dos locais de funcionamento de serviços voltados à proteção e orientação e
  • conteúdos multimídia, com informações relacionadas ao tema.

O download é gratuito e está disponível para Android e IOS.

Para mais informações, acesse www.mg.gov.br/servico/aplicativo-mg-mulher

Violência doméstica: denuncie!
Fonte: SINJUS-MG com informações da Agência Brasil, o O Globo e CSPConlutas

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco