É HOJE

PARTICIPE DO PANELAÇO CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

segunda-feira, 18/05/20 17:56

Uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual. E essa situação se agravou durante o isolamento social. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apontam que as denúncias de violência contra mulher no disque denúncia do governo federal aumentaram 35% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. A partir desse alerta, o Núcleo da Mulher do SINJUS-MG convoca todos a participarem do panelaço contra a violência doméstica que será realizado nesta segunda-feira, 18/5, às 20h30, em todo o País.

A ação, organizada por entidades como o CSPConlutas, traz o mote “Basta! Vamos meter a colher, sim!”. O panelaço denuncia o agravamento na vulnerabilidade das mulheres durante a quarentena, que seguem expostas e sem qualquer política pública ou apoio do Estado para garantias econômicas ou de vida.

Subnotificação

Apesar da constatação da multiplicação dos crimes contra a mulher em diversos pontos do país, formalizar denúncia às autoridades policiais tem sido um obstáculo para as vítimas, em virtude das medidas de quarentena ou isolamento social. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) alerta que, se por um lado, as vítimas não têm conseguido ir a delegacias, por outro, podem sentir medo de denunciar os parceiros, devido à proximidade que agora têm deles, com a permanência em casa.

O fórum comenta que esses são fatores que explicam a subnotificação de casos e que acendem um alerta para que as autoridades promovam, logo, respostas frente ao problema. A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) já havia feito um apelo para que as autoridades governamentais planejassem ações específicas para mulheres durante a pandemia, levando em conta os riscos que sofrem, como a violência doméstica. O organismo ressaltou que, nessa fase, as mulheres não somente enfrentam entraves quanto ao acesso a serviços essenciais ou ordens de proteção, mas que “o impacto econômico da pandemia pode criar barreiras adicionais para deixar um parceiro violento”.

Denúncias

O Núcleo da Mulher do SINJUS oferece apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Envie sua mensagem pelo e-mail [email protected].

Vale lembrar que denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones:

190 – Polícia Militar, para ligar em caso de violência
180 para denunciar o agressor
(31) 3270-3235 / 3270-3296 para contato com o Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna) que oferece apoio e atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência.

Aplicativo MG Mulher oferece suporte às vítimas

O aplicativo MG Mulher foi lançado pelo governo de Minas Gerais e é direcionado às vítimas de violências. A ferramenta proporciona:

  • suporte às vítimas, por meio de uma rede de apoio, serviços e rápido contato, em caso de violação de direitos;
  • lista dos locais de funcionamento de serviços voltados à proteção e orientação e
  • conteúdos multimídia, com informações relacionadas ao tema.

O download é gratuito e está disponível para Android e IOS.

Para mais informações, acesse www.mg.gov.br/servico/aplicativo-mg-mulher

Violência doméstica: denuncie!
Fonte: SINJUS-MG com informações da Agência Brasil, o O Globo e CSPConlutas

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco