CINEFEM

PARTICIPE DA PRIMEIRA SESSÃO DE FILME E DISCUSSÃO ORGANIZADA PELO NM

sexta-feira, 22/09/23 19:12 Mulher com trajes indianos branco, com adornos vermelhos, ela tem os cabelos pretos e longos, usa maquiagem preta nos olhos. Ela está com as mãos juntas, como se estivesse fazendo uma prece, as pontas dos seus dedos estão com pintura vermelha. Ao fundo há uma multidão vestida em trajes brancos. Na frente desta imagem há um selo formado por um rolo de filme contendo o logo do Núcleo das Mulheres do SINJUS, a fita termina com um letreiro onde está escrito "Cine Fem".

O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, convida todas as filiadas para a primeira sessão de filme e debate, o Cinefem, que faz parte do projeto de Empoderamento Cultural do NM. O evento será realizado no dia  6 de outubro, sexta-feira, às 19h na Idea Casa de Cultura, em Belo Horizonte. No primeiro momento, será exibido o longa indiano “A voz do empoderamento” e logo depois terá início a discussão mediada pela jornalista e crítica de cinema Kel Gomes. A conversa circundará o tema abordado no filme e contribuirá para a troca entre as presentes. O formulário para inscrição está disponível ao final da página.

“O NM é um espaço onde é possível trocar experiências, debater questões de gênero e fortalecer a autoconfiança. Nosso foco é ajudar a desfazer mitos e quebrar barreiras internalizadas que muitas vezes limitam o potencial feminino”, ressalta Adriana.

O programa de Empoderamento Cultural é uma iniciativa do Núcleo, que está se reestruturando sob a coordenação das diretoras Janaína Barbosa, diretora de Aposentados e Pensionistas, e Adriana Teodoro, diretora administrativa. O objetivo do projeto é promover interação, debates e trocas de informações entre as integrantes do núcleo por meio de atividades político-culturais.

“Conseguir conciliar atividades culturais com temas tão importantes como o feminismo e os direitos das mulheres é um diferencial que nós propomos às filiadas e que colabora com o objetivo do NM. Por meio das artes e das diversas expressões culturais, conseguimos conectar as participantes a temas que fazem parte do dia a dia de todas”, completa Janaína.

ATENÇÃO! As vagas para o Cinefem são limitadas. Preencha o formulário abaixo e não fique de fora dessa!

E se você ainda não faz parte do Núcleo das Mulheres, não perca tempo! Faça sua inscrição e fique por dentro de todas as atividades promovidas e benefícios exclusivos.

FILME

O longa A voz do empoderamento percorre a vida da jovem Ganga, que fugiu de casa para perseguir seu sonho de se tornar uma estrela de cinema, mas seu amante a trai e a vende para um bordel no infame distrito da luz vermelha de Bombaim, Kamathipura. Ela gradualmente se transforma em Gangubai, a matriarca do distrito, tornando-se a voz dos oprimidos e tendo como missão tentar legitimar uma profissão discriminada, mas que remonta aos tempos antigos. O filme é vagamente baseado na história real de Gangubai Harjivandas, conhecida como Gangubai Kothewali, cuja vida foi documentada no livro Mafia Queens of Mumbai, escrito por S. Hussain Zaidi.

SOBRE A MEDIADORA

Kel Gomes é jornalista formada pela UFMG e crítica de cinema filiada à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e membra das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Atua como editora do Cinematório, publicando críticas em diferentes formatos – textos, podcasts e vídeos –, além de realizar entrevistas e coberturas de mostras e festivais. É votante internacional do Globo de Ouro e trabalha com escrita para revistas, catálogos e outras publicações. Foi também da equipe do Feito por Elas, projeto que discute e divulga cinema realizado por mulheres. Compôs o Júri da Crítica Abraccine no 27° Cine PE – Festival Audiovisual, e na 45° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Júri do Prêmio Canal Brasil de Curtas nesta mesma edição do Cine PE e em várias edições da Mostra de Cinema de Tiradentes, e o Júri da Crítica Elviras no 2º Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM).

CINEFEM

  •  Filme: A voz do empoderamento
  • Mediadora: Kel Gomes
  • Data: 06/10, sexta-feira
  • Horário: 19h
  • Local: Idea Casa de Cultura – R. Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários

 

Notícias relacionadas

mãos femininas seguram um smartphone, na tela do aparelho está a capa da cartilha digital criada pelo SINJUS.
DENÚNCIA E PROTEÇÃO SAIBA ONDE E COMO BUSCAR AJUDA EM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER terça-feira, 29/08/23 17:46 A violência de gênero é uma questão preocupante e persistente que afeta mulheres de todas as idades, origens e culturas em todo o mundo. E, infelizmente, nem todas as pessoas conhecem os canais de denúncia ou os espaços de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco