ALTERNATIVA AO RRF

PACHECO CONVOCA GOVERNADORES PARA APRESENTAR PROJETO SOBRE DÍVIDAS

segunda-feira, 17/06/24 14:41 Imagem acessível: Fotografia do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, um homem de pele clara, cabelo curto preto, com vestimentas formais (terno preto e gravata vermelha).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve apresentar ainda nesta semana um projeto de lei que trata da renegociação das dívidas de Estados com a União. A expectativa é de que o texto seja mostrado aos governadores e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que retornou de viagem da Europa após passar por Suíça e Itália neste fim de semana. Conforme apurou a Itatiaia, até o momento, não há data marcada para esta agenda, mas ela deve ocorrer no decorrer desta semana.

A proposta tem como objetivo renegociar os valores bilionários que os entes estaduais têm com o governo federal. Em Minas, a dívida está na casa dos R$ 160 bilhões e é tema de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde o fim do ano passado, Pacheco tem defendido a adoção de novos critérios para renegociação das dívidas, uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), já assinado por estados como o Rio Grande do Sul, o Rio de Janeiro e Goiás e que prevê medidas de austeridade para os gastos dos Executivos estaduais, incluindo restrições aos reajustes de salário para o funcionalismo e à contratação de servidores por concurso público.

Dentre as propostas de Pacheco, que devem constar nesse projeto de lei, estão uma redução da taxa de juros da dívida e a possibilidade de federalização de ativos estaduais. No caso de Minas, o governo tem interesse em repassar à União o controle de empresas como a Codemig, Cemig e Copasa em troca do abatimento do estoque da dívida, mas pode esbarrar no interesse do credor, no caso, o governo federal.

Outra sugestão defendida pelo senador é permitir que os estados utilizem créditos judiciais para abater o valor total da dívida. No caso de Minas Gerais, por exemplo, o estado poderia utilizar parte das indenizações das tragédias de Mariana e Brumadinho, provocadas pelo rompimento de barragens de minério.

As primeiras sinalizações do governo federal sobre o assunto passaram ao largo das sugestões de Pacheco. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), elaborou um programa que permite o abatimento dos juros em troca de os estados investirem em matrículas de alunos no ensino técnico.

Confira as propostas de Pacheco:

  • Redução do indexador da dívida, hoje corrigida pela inflação mais 4% ao ano, limitado à taxa Selic;
  • Repasse de ativos do estado para a União para abater a dívida, como a transferência de estatais
  • Uso de créditos judiciais para abatimento da dívida

Proposta deve valer para todos os estados

Embora a renegociação das dívidas dos estados com a União tenha ganhado tração com a proposta alternativa de Pacheco ao Regime de Recuperação Fiscal proposta pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o texto deve ser aplicável à realidade de todos os estados, com regras comuns a eles.

Além dos estados mencionados como adotantes do RRF, Minas Gerais e São Paulo também se encaixariam nas regras.

Prazo é preocupação

No caso mineiro, há um, agravante: o curto prazo de tramitação da proposta. Isso porque o Estado já pediu ao STF, por duas vezes, para adiar o prazo para retomada do pagamento das parcelas da dívida. Desde o final de 2018, graças a decisões liminares de ministros do Supremo, o Estado de Minas Gerais deixou de pagar as parcelas da dívida.

O prazo final dado pelo STF para que a situação seja regularizada era até 20 de dezembro. Naquela altura, o ministro Nunes Marques acatou pedido tanto do Palácio Tiradentes como do Palácio do Planalto para postergar a data por mais 120 dias por conta das negociações conduzidas por Pacheco.

O prazo venceria, portanto, em 20 de abril, mas na véspera após novo pedido da gestão de Romeu Zema, o prazo foi prorrogado por mais 90 dias — e, portanto, vence, agora, no dia 20 de julho. A questão foi levada a julgamento no STF, mas o ministro Flávio Dino pediu que o caso seja analisado em plenário. Ainda não há data para que a ação seja julgada pelo conjunto dos ministros.

Fonte: Lucas Pavanelli/Rádio Itatiaia

Notícias relacionadas

Foto dos dirigentes do SINJUS Alexandre Pires e Wagner Ferreira durante cerimônia de anúncios de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Minas, no Minascentro, Belo Horizonte.
LULA EM MINAS SINJUS DEFENDE ALTERNATIVAS AO RRF JUNTO A MEMBROS DO GOVERNO FEDERAL DURANTE VISITA DO PRESIDENTE quinta-feira, 08/02/24 19:17 Nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o vereador de Belo Horizonte e diretor de Formação e Política Sindical do Sindicato, Wagner Ferreira, participaram do encontro do presidente da República, Luiz Inácio Lula ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco