REGULAMENTAÇÃO

OPÇÃO PELA JORNADA DE 8 HORAS PARA EFETIVOS DE CARGO EM COMISSÃO É APROVADA NO ÓRGÃO ESPECIAL

quinta-feira, 27/04/23 19:08 Ilustração vetorial em tons de azul com pessoas segurando ferramentas de gerenciamento de tempo, um deles é um relógio que marca 8 horas.
FOTO: FREEPIK

Foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) desta quinta-feira, dia 27 de abril, a minuta de Resolução que regulamenta a possibilidade de opção pela jornada de 8 horas para os servidores efetivos ocupantes de cargo em comissão. A opção pela jornada maior, com o correspondente acréscimo remuneratório (33%), foi criada pela Lei 24.263/2022, que estabeleceu também a Data-Base do ano de 2022 e adequou a tabela de padrões dos servidores que cumpriam jornada de 8 horas.

Conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já havia declarado aos sindicatos nas últimas reuniões da mesa de negociação, o dispositivo ainda carecia de regulamentação interna. Por isso, a Resolução que trata dessa regulamentação foi, após passar pela Comissão Administrativa, incluída na pauta da sessão virtual e aprovada pelo Órgão Especial nessa quarta-feira, dia 26 de abril.

Nas últimas semanas, as entidades sindicais tiveram acesso prévio à minuta que seria apreciada pelo Órgão Especial e conseguiram avançar em mais um ponto de interesse da categoria.

Pelo texto anterior, havia margem para entender que apenas os servidores ocupantes de cargo em comissão na data de publicação da regulamentação pelo TJMG poderiam exercer a opção pela jornada de 8 horas no cargo efetivo. Após proposições dos sindicatos, a possibilidade foi estendida a todos que ocupavam cargos em comissão desde que a lei entrou em vigor, na data de 30 de dezembro de 2022.

É importante destacar que o servidor efetivo que ocupava cargo de provimento em comissão no dia 30 de dezembro 2022 e que já foi exonerado do cargo comissionado, bem como aquele que segue ocupando o cargo comissionado, deve fazer a opção pela jornada de 8 horas junto ao TJMG até 30 de maio de 2023.

Os sindicatos tentaram ainda outros avanços na minuta, como a supressão do inciso III do caput do art. 3º e do inciso I do parágrafo único do mesmo artigo, mas sem êxito na negociação destes pontos. As entidades representativas frisaram ainda que, além de entenderem que a norma precisa de melhorias, é preciso disponibilizar essa opção também aos servidores efetivos que não ocupam cargo em comissão. Esta será naturalmente uma pauta da categoria reivindicada pelo SINJUS no futuro das negociações.

“A opção pela jornada de 8 horas abre uma possibilidade até então indisponível aos servidores. Conseguimos um avanço imediato a partir da negociação com o Tribunal, mas ainda precisamos avançar mais, sobretudo para dar a mesma oportunidade aos demais servidores da Casa”, destaca o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar por dentro de todos os assuntos de interesse dos servidores do Judiciário mineiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em uma ampla mesa de reuniões estão os representantes da Presidência do TJMG com os dirigentes do SINJUS, do Serjusmig e do Sindojus/MG
MESA DE NEGOCIAÇÃO TJMG ANUNCIA RESULTADO DA PV 2021, MAS RETROATIVOS SEGUEM SEM DEFINIÇÃO segunda-feira, 27/03/23 17:54 A reunião mensal da Mesa de Negociações entre a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e os três sindicatos – SERJUSMIG, SINJUS e SINDOJUS – foi realizada nesta segunda-feira, 27 de março. Entre os informes se ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco