Retrocesso

Oito deputados mineiros assinam PEC para extinguir órgão de combate ao trabalho escravo

quarta-feira, 29/03/23 12:14 Imagem acessível: Fachada do prédio do MPT mostrando um prédio de arquitetura moderna, com vidros em tons de azul com a sigla e logotipo do MPT em um letreiro no topo.

Em meio a grandes resgates de pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão, o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL) reuniu uma lista de 66 parlamentares que querem, entre outras demandas, a extinção dos órgãos que julgam e fiscalizam a aplicação das leis trabalhistas.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) construída por Luiz Philippe visa a uma reformulação do Judiciário brasileiro. Ele propõe que juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) tenham mandato de dez anos e possam julgar apenas temas constitucionais. Propõe ainda a extinção do Tribunal Superior Eleitoral e o fortalecimento da Justiça Militar.
Na área trabalhista, a PEC eliminaria o Ministério Público do Trabalho e todas as cortes de Justiça trabalhistas, como as varas do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Assim, os processos trabalhistas seriam tratados pela Justiça comum, que já possui uma enorme demanda.

A eliminação do Ministério Público do Trabalho poderia acabar, ainda, com a fiscalização do trabalho análogo à escravidão, já que esse órgão recebe denúncias, investiga, fiscaliza e realiza operações de resgate.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança defende, como descrito em seu site, o “resgate das boas práticas políticas que existiam no Brasil Império”, aliado à defesa das pautas neoliberais na economia e conservadoras nos valores, como a aquisição de armas por civis. É descendente dos imperadores do Brasil Pedro I e Pedro II.

Minas Gerais

A postura é contraditória para parlamentares de todo o território nacional, mas em especial para os deputados mineiros. O estado possui os maiores números de pessoas resgatadas em situação de trabalho análogo à escravidão.

Há apenas uma semana, 212 pessoas foram resgatadas nas cidades de Itumbiara e Porteirão (GO) e Araporã (MG). Elas trabalhavam no plantio de cana-de-açúcar para uma mesma prestadora de serviços, que fornecia mão de obra para quatro fazendas e uma usina.

Mesmo assim, entre 66 deputados federais que assinam a PEC, oito são deputados federais eleitos em Minas Gerais. São eles:

Marcelo Álvaro Antônio (PL)
Maurício do Vôlei (PL)
Nikolas Ferreira (PL)
Domingos Sávio (PL)
Dr. Frederico (Patriotas)
Eros Biondini (PL)
Junio Amaral (PL)
Lafayette de Andrada (Republicanos)

Falta apoio

Para ser aceita na Câmara dos Deputados, uma PEC precisa ter 171 assinaturas de deputados federais. Até o momento, a proposta de Luiz Philippe possui 66 assinaturas.

 

Fonte: Brasil de Fato/ Redação

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco