NÚCLEO DAS MULHERES DO SINJUS REPUDIA MACHISMO EM EVENTO DA OAB
terça-feira, 19/03/24 18:30
O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG), por meio do Núcleo das Mulheres, expressa o seu repúdio à participação da influenciadora Cíntia Chagas na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, promovida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Curitiba, no dia 15 de março.
A indignação surge em virtude dos discursos adotados por Cíntia Chagas em suas redes sociais, os quais reforçam padrões discriminatórios e contribuem para perpetuar a opressão das mulheres. Com frequência, a influenciadora reproduz estereótipos machistas e expressões ofensivas, contrárias aos princípios de igualdade de gênero e justiça social que defendemos, influenciando seus seguidores com suas opiniões.
Durante o evento, que tinha como temas centrais o empoderamento e o protagonismo feminino, várias mulheres presentes manifestaram sua desaprovação com vaias à palestrante. Antes mesmo do início das atividades, o grupo se reuniu e colheu centenas de assinaturas em um abaixo-assinado pedindo o cancelamento da palestra da influenciadora.
Enfatizamos que, ao convidar uma palestrante que não representa a classe e perpetua comportamentos prejudiciais à causa feminista para um evento de tamanha importância, a OAB demonstra um profundo desrespeito à luta das mulheres.
Não toleraremos qualquer forma de retrocesso ou apologia à discriminação de gênero no Poder Judiciário, bem como não permitiremos que isso se dissemine em nossa sociedade. Nossa luta é por igualdade, respeito e valorização das mulheres em todas as suas dimensões.