NÚCLEO DAS MULHERES COMEMORA CICLO E JÁ FAZ PLANOS PARA 2025
sexta-feira, 22/11/24 18:42A Confraternização de Fim de Ano do Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, realizada nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, reuniu dezenas de servidoras em uma noite alegre e aconchegante, no Montê Bar. O grupo celebrou mais um ano de união, luta, troca de experiências e fortalecimento de laços.
Entre as integrantes que se reuniram para a celebração, a constatação é a mesma: o Núcleo trouxe mais significado para a vida das servidoras. Além de lutar por demandas específicas de gênero no Judiciário mineiro, o grupo também cumpre a função de ser um espaço de escuta e informação. Um dos destaques deste ano foi o lançamento do “Papo Aberto”, que abriu uma série de conversas sobre menopausa. Nos encontros, as mulheres receberam orientações confiáveis sobre tratamentos, alimentação e saúde mental durante esse período desafiador, puderam tirar dúvidas e discutir vivências entre si.
“A integração feminina é o que sustenta a gente. É o que movimenta nossa vida. O Núcleo das Mulheres é um espaço maravilhoso e que sempre realiza ótimos eventos”, conta a servidora Sônia Bento.
Para uma das coordenadoras do NM, Adriana Teodoro, a energia da confraternização ilustrou bem como foi o ano entre as integrantes e contribuiu para fechar esse ciclo de uma forma especial.
“Fizemos vários eventos durante este ano, cuidando das mulheres, conscientizando politicamente, falando sobre a saúde da mulher. Em 2025 teremos uma nova agenda de atividades. Desejo que nossa união continue e que a gente alcance novas vitórias juntas”.
A programação variada do NM é outro diferencial ressaltado pelas participantes. Além da participação em movimentos importantes como a Marcha 8M, o grupo se reúne para discutir filmes no “CineFem” e para desbravar a cidade sob duas rodas no “Pedalando com o SINJUS”.
As atividades promovidas pelo Núcleo ainda fazem do espaço um lugar propício para o surgimento de novas amizades. Essa é uma das razões que motivou a servidora Tânia Fontes a entrar para o grupo.
“O TJ é muito grande. Então, nos eventos do Núcleo, a gente tem a oportunidade de conhecer pessoas novas, com outras perspectivas e ideias. É muito legal isso”, conta.
Projeções
“Nós tivemos um ano muito produtivo com eventos marcantes. Um deles foi a última edição do CineFem, que debatemos sobre maternidade e desigualdades sociais e trabalhistas. A comemoração dos quatro anos de atuação do NM também foi muito divertida com o stand-up da comediante Paloma Santos. Em 2025, outros projetos já aprovados pelas integrantes vão sair do papel. Queremos que esse grupo seja cada vez maior”, afirma Janaína Torre, coordenadora do NM.
Cada uma das integrantes contribuiu, de alguma forma, para que o NM se tornasse esse espaço de transformação e acolhimento. E, no próximo ano, vamos nos preparar para os desafios que virão.
Em janeiro, as atividades estão de volta! Se você quer sugerir um projeto, não deixe de nos contar. Mande mensagem pelo e-mail [email protected].
E se você ainda não faz parte do Núcleo das Mulheres do SINJUS, fique atenta porque em janeiro vamos reabrir as inscrições. Você será bem-vinda!