NÚCLEO DAS MULHERES CELEBRA ANO DE LUTAS E CONQUISTAS
sexta-feira, 24/11/23 17:19Em 2023, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG passou por grandes renovações, construindo coletivamente um espaço de escuta e acolhimento para todas as filiadas. Para celebrar, o grupo realizou uma confraternização cercada de diversão durante o evento “Fim de Tarde no Terraço Acaiaca”, na última quarta-feira, 22 de novembro. Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias, recordar as vitórias do ano e solidificar os laços do grupo, fortalecendo a união e a colaboração entre todas.
O evento foi realizado no emblemático Edifício Acaiaca, um local que se entrelaça com a história de Belo Horizonte. Com o pôr do sol ao fundo, o grupo participou de um animado happy hour embalado por um repertório de música ao vivo no saxofone, em um ambiente descontraído que foi essencial para criar a atmosfera de celebração e confraternização entre as filiadas.
“O NM foi criado na pandemia, e é muito bom encontrar com as mulheres que estão aqui desde o início. Todas estavam sorrindo, o som estava maravilhoso e eu pude beber uma taça de espumante com as queridas colegas em um dos cartões postais de BH! Foi um momento inesquecível!”, afirma a integrante do NM, Valéria Carvalho.
Para a coordenadora do NM, Janaína Torres, a confraternização de fim de ano foi uma oportunidade para relembrar as conquistas e os encontros ocorridos durante 2023.
“Ser mulher é difícil, mas se torna muito gratificante quando temos exemplos de força feminina ao nosso lado. Por isso, durante todo o ano, nos esforçamos para trazer várias ações que uniram o Núcleo das Mulheres e fortaleceram a nossa luta diária dentro e fora do Tribunal. A comemoração de hoje é resultado da participação de todas nessa construção”, destaca.
“A correria do trabalho muitas vezes nos faz esquecer das maravilhas que nossa cidade oferece. Visitar o Acaiaca foi um lembrete encantador da beleza de BH e foi muito especial compartilhar isso com minhas amigas do SINJUS. As novas propostas do Núcleo têm sido excelentes e isso está refletido em momentos como este”, afirma Janaína Terra, que esteve presente no encontro.
União e coletividade
Com a posse da nova Diretoria Colegiada, em maio de 2023, o Núcleo das Mulheres adotou uma abordagem mais dinâmica ao designar duas coordenadoras: Adriana Teodoro, diretora administrativa, e Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas. Essa mudança desencadeou reformulações que transformaram o NM em um centro de promoção cultural, entretenimento, discussões políticas e atividades de lazer para as filiadas.
“Nossa intenção ao assumir o Núcleo das Mulheres foi criar um espaço colaborativo para discutir e compartilhar experiências. Nosso foco é a defesa dos direitos das servidoras do Judiciário mineiro e a busca pela igualdade de gênero na sociedade. Por isso, estamos empenhadas em desenvolver ações, eventos e projetos que possam nos unir cada vez mais e ampliar as nossas vozes”, afirma Adriana Teodoro.
Além de campanhas de combate à violência de gênero e ao machismo, que impactam a vida das mulheres diariamente, o NM promoveu diversos encontros para estimular a participação de todas. Um exemplo foi o CineFem, um projeto que visa fortalecer a cultura, exibindo filmes com temáticas feministas e realizando debates acerca das questões abordadas nas obras.
A estreia do CineFem ocorreu em outubro, reunindo diversas filiadas para discutir como a representação das mulheres na sociedade é retratada no cinema. Relembre aqui.
Para Sidneia Simões, a participação das mulheres é essencial para criar a atmosfera de irmandade no Núcleo. “O sentimento de pertencimento é essencial para todas nós. É o que nos fortalece e nos impulsiona, seja nos momentos desafiadores de luta, seja nas celebrações. Para mim, esses encontros renovam nossos laços e nos dão energia para buscar novas conquistas”, afirma.
Quer fazer parte do Núcleo das Mulheres do SINJUS? Clique aqui e contribua com a representatividade feminina entre as servidoras do TJMG e do TJMMG.