NÚCLEO DA MULHER VAI AGITAR 2021!! VEM COM A GENTE!
sexta-feira, 05/02/21 18:10“Existem mais mulheres do que homens no mundo — 52% da população mundial é feminina — e, no Poder Judiciário mineiro, a porcentagem é ainda maior — cerca de 60%. Ainda assim, não conquistamos igualdade política, social e econômica entre homens e mulheres. Estou falando de igualdade de gênero. Não de superioridade”. A constatação é da coordenadora do Núcleo da Mulher e diretora administrativa do SINJUS-MG, Cristiane Sampaio, responsável por uma série de iniciativas planejadas para fomentar, em 2021, a mudança dessa realidade vivida pelas servidoras do TJMG e TJMMG.
“Sororidade é uma palavra que está na moda — e que bom por isso —, mas o que isso quer dizer? Basicamente, trata-se da solidariedade e da cooperação entre mulheres, ao contrário da lucrativa ideia incutida em nossas mentes por anos: a de que outras mulheres são inimigas, rivais ou concorrentes. E você já se perguntou quem lucra com isso? Questionamentos que levam a esse tipo de quebra de paradigma são foco do Núcleo da Mulher do SINJUS. Unir forças, desenvolver um ambiente de lealdade, liberdade e igualdade política, social e econômica são nossos objetivos”, afirma Cristiane Sampaio, que ainda complementa: “temos encontrado mulheres que sequer conseguem responder se são poderosas ou empoderadas. Outras que têm medo da palavra feminismo, como se ela fosse restrita a determinada orientação política ou quisesse dizer algo além dos objetivos que acabei de citar”.
E é nesse sentido, que o SINJUS-MG convida todas as servidoras filiadas (e as que desejarem se filiar) para aproveitar de forma intensiva a programação especial de 2021. Conheça algumas iniciativas a seguir.
Ponto pra elas!
Esse é o nome do programa de pontos exclusivo do Núcleo da Mulher, que não tem sorteio, mas Movimento. Você se move e é ponto pra você! Com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2021, o programa terá um regulamento com as diretrizes de participação premiada. Válido por todo o ano, o programa somará os pontos de cada servidora e, no final do ano, homenageará as 20 integrantes que mais pontuarem.
Cursos de Formação Política
“Vamos nos posicionar e abraçar essa palavra”, diz a coordenadora do Núcleo da Mulher ao assumir o desafio de promover ao menos três cursos online ao longo de 2021. A afirmação vem do fato de muitas pessoas ainda dizerem que “têm preguiça” do que pensam ser política ou da decepção que alegam vir sofrendo com relação à política eleitoral. Mas a verdade, cara servidora, é que tudo é política. Sua relação com seus familiares, colegas de trabalho, patrão, prestador de serviço, enfim, toda a convivência em sociedade é regida por um ou outro tipo de política. “Quanto mais demorarmos para encarar isso, mais distantes ficam nossas conquistas”, alerta Sampaio.
Círculo do Livro
Outro projeto que já nasceu um sucesso. Em 2020, foram debatidos três livros, por meio da plataforma Google Meet, com a presença de dezenas de servidoras e uma mediadora profissional. Em 2021, a meta é ler um livro mensal e trazer convidadas especiais para debater (online) os mais diversos temas (do romance à política). E, aí, topa o desafio?
Terapia em grupo
A saúde mental das servidoras é uma preocupação constante do SINJUS, que, já no início da pandemia, fechou uma parceria inédita com uma das terapeutas do comportamento mais renomadas de Belo Horizonte. Valéria Saramago está coordenando um grupo limitado a 10 mulheres em um encontro semanal (online) onde são discutidas ferramentas de autoconhecimento, cura e apoio mútuo. “A terapia em grupo é indicada para pessoas que buscam lidar com os desafios do cotidiano de forma mais leve, equilibrar razão e emoção e conhecer estratégias que lhes ajudem a encontrar respostas para as suas angústias no dia a dia”, esclarece a diretora de Saúde, Adriana Teodoro, que também integra a Comissão Gestora do Núcleo da Mulher. Veja mais aqui.
Ampliação de convênios e sorteios também são importantes. “Ampliar os convênios e dar continuidade aos minicursos de autocuidado, estética, culinária, saúde, além dos sorteios em geral, pode parecer bobagem ou futilidade a olhos desatentos, mas, além de merecer um descanso, nesses ambientes é que as servidoras se conhecem melhor, com leveza e coração aberto. Para isso, o Núcleo segue sempre conectado com os parceiros e convênios do SINJUS que reconhecem o potencial das nossas filiadas e, por isso, nos patrocinam”, conclui Cristiane Sampaio. Outros debates e campanhas digitais também estão na programação deste ano.
Se você não entendeu a imagem de abertura desta reportagem, faça uma pesquisa rápida pela expressão “Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas” e encontre a primeira dica do que espera por você na programação que já está sendo preparada para o Mês da Mulher.
Tudo isso, servidora, é exclusivo para integrantes do Núcleo da Mulher. Então, não perca mais tempo! Vem com a gente agora! É grátis, fácil e vantajoso! Clica aqui.