NÚCLEO DA MULHER PROMOVE SESSÕES DE TERAPIA EM GRUPO
quinta-feira, 13/08/20 16:09O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo da Mulher para promover o empoderamento das mulheres e olhar com mais atenção as necessidades e as demandas específicas desse grupo, que é maioria dentro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). Um dos benefícios do Núcleo será a oferta de sessões de terapia em grupo gratuitas. O objetivo é que a partilha funcione como a principal ferramenta de autoconhecimento, cura e apoio mútuo. A primeira sessão será na próxima terça-feira, 18 de agosto, às 19h, pela plataforma Google Meet. Saiba como participar abaixo.
Enquanto existe a necessidade de isolamento social, o grupo vai se reunir online, uma vez por semana, com a mediação da psicóloga Valéria Saramago. Ela soma mais de 21 anos de experiência em terapia sistêmica e é especialista em terapia familiar e casal.
De acordo com psicóloga Valéria Saramago, uma das vantagens da terapia em grupo é a oportunidade de conhecer pessoas que passam por problemas semelhantes. “A terapia em grupo propicia trocas de experiências e fortalece as relações interpessoais. Enxergar a vida do outro e também contar com pontos de vista externos oferece inúmeras possibilidades de crescimento. O clima é de respeito, amizade e muita troca”.
A duração das sessões é de uma hora e meia. A terapia em grupo é indicada para pessoas que buscam lidar com os desafios do cotidiano de forma mais leve, equilibrar razão e emoção e conhecer ferramentas que lhe ajudem a encontrar as respostas para as suas angústias no dia a dia. “A procura por uma terapia não precisa ser somente quando a pessoa já tem um problema. Participar de um grupo assim é enriquecedor do ponto de vista do autoconhecimento e pode funcionar como uma forma de prevenção em termos de saúde mental”, explica Valéria.
Quando as sessões puderem acontecer presencialmente, após a pandemia, as servidoras mães ainda vão contar com espaço kids para deixar os filhos enquanto estiverem participando dos encontros.
Como participar
As sessões são limitadas a 10 pessoas e poderão ter temas livres ou específicos. Para participar do grupo é necessário: fazer parte do Núcleo da Mulher (Saiba mais aqui); respeitar a frequência (as faltas são limitadas a uma por mês e tem de ser justificada por uma questão de responsabilidade com o grupo). Também será estabelecido uma espécie de “acordo de confidencialidade” (as questões tratadas serão menos individuais, e sim mais comum a todas.)
Questões individuais poderão ser encaminhadas para sessões individuais, com desconto de 50% no valor de mercado, conforme convênio já oferecido pelo SINJUS. Confira aqui. Lembrando que as sessões em grupo e as individuais não excluem umas às outras.