NÚCLEO DA MULHER ANUNCIA AÇÕES E LANÇA GRUPO FECHADO
quarta-feira, 12/08/20 18:41“Só podia ser mulher.” Quantas vezes você já ouviu – ou disse – essa frase? Em março deste ano, a Google lançou uma campanha intitulada “Só podia ser mulher. #BusqueSobreElas”, e o sucesso foi tanto que até hoje o vídeo está circulando pelas redes sociais. A campanha demonstra o quanto o mundo está cheio de mulheres incríveis. E que a gente só precisa buscar. Por isso, ao digitar a hashtag #BusqueSobreElas na busca da plataforma, você encontra os avanços tecnológicos feitos por mulheres que inspiram o mundo todo. Foi com esse mote que se deu a segunda reunião do Núcleo da Mulher do SINJUS-MG, realizada nessa terça-feira virtualmente.
O mote “Só Podia Ser Mulher” não foi foco da reunião do Núcleo à toa. A mensagem deixada por essa frase foi, por muitas vezes, machista, e agora as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) estão se unindo para derrubar esse tipo de paradigma.
Nesse sentido, a coordenadora do Núcleo da Mulher do SINJUS, Cristiane Sampaio, abriu a reunião apresentando a missão do novo instituto, cujo objetivo é bem simples, mas nada fácil: a representatividade das mulheres servidoras públicas. E, em seguida, discorreu sobre algumas das principais pautas que serão diretrizes das ações do Núcleo. São elas:
- Empoderamento
- Direitos da mulher
- Maternidade
- Igualdade racial
- Identidade de gênero LGBTQI+
Cris Sampaio também anunciou a realização de eventos, debates, seminários, rodas de conversas, cursos de formação política e outros à escolha das integrantes, além de exclusividades previstas para os próximos três anos de gestão sindical.
Ao final da reunião, as 40 primeiras integrantes participaram do sorteio de um kit de produtos da roça em sinal de boas vindas. “Para muitos um sorteio ou um brinde pode parecer apenas um mimo, mas para nós é a demonstração de que as nossas colegas servidoras merecem sempre o melhor. E vai ser nessa toada que vamos nos conhecendo e ficando mais próximas; e, quanto mais próximas, mais empoderadas. A luta que nos aguarde porque iremos com tudo”, disse otimista a líder Cris Sampaio.
A integrante felizarda foi a servidora Letícia Simões.
Benefícios exclusivos
Para ser integrante do Núcleo da Mulher, não basta ser filiada, é preciso se cadastrar no formulário: https://bit.ly/CadastroNúcleoDaMulher. Isso é necessário para conhecermos melhor nossas integrantes e para que os convênios exclusivos atendam verdadeiramente ao nosso público. Convide uma colega, compartilhando este link, e usufruam dos benefícios a seguir:
- Ingresso no grupo fechado do WhatsApp (só nesse grupo você terá informações em primeira mão, além de sorteios relâmpagos exclusivos)
- Participação garantida nas sessões de terapia mensais + espaço kids (durante o período de pandemia, as sessões serão feitas online. O espaço kids é um local de apoio presencial para quando as mães vierem às sessões presenciais)
- Convênios exclusivos para integrantes do Núcleo
- Grupos esportivos só para mulheres
- Cursos
- Eventos
Confira abaixo o vídeo veiculado pela Google e faça você mesma(o) a sua pesquisa. Sindicato é pra lutar!
#SóPodiaSerMulher #BusqueSobreElas
#PraCegoVer #PraTodosVerem
Uma menina está em seu quarto, sentada numa escrivaninha de frente para um notebook. Ela está com a página de pesquisa do Google aberta e digita: “invenções feitas por mulheres”. A partir daí, vemos cenas da mesma menina se arrumando para ir à escola e ensaiando seu discurso intercaladas com cenas do que ela está dizendo e imaginando. Ela se torna a personagem que salva náufragos em um bote salva-vidas, depois observa um homem notar que sua conta de energia caiu muito devido aos painéis solares e indica o caminho certo a outro homem perdido na floresta. Ao final do vídeo, vemos que ela está apresentando seu discurso em sala de aula e recebe os aplausos da turma.