RECONHECIMENTO

NPD DO SINJUS É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE BH POR SUA ATUAÇÃO NA LUTA POR INCLUSÃO

quinta-feira, 19/09/24 18:17 Imagem de uma reunião especial realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na foto, ao centro, está o vereador de BH Wagner Ferreira (homem negro, alto de camisa branca e paletó preto) e Sônia Souza (mulher branca, baixa, loira apoiada em muletas canadenses) representando o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG junto a outros homenageados por sua atuação em prol da inclusão que estão posando em pé e segurando certificados de reconhecimento.

Nessa quarta-feira, 18 de setembro, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) por sua atuação em favor da inclusão e da acessibilidade. A reunião especial alusiva ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi requerida e presidida pelo vereador Wagner Ferreira (PV). O evento contou com dezenas de lideranças engajadas na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e teve como objetivo reconhecer e valorizar as diversas iniciativas em prol dessa parcela da sociedade belo-horizontina.

Durante a reunião, Wagner Ferreira destacou a importância de se fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e de valorizar entidades e lideranças que atuam nesse propósito.

“Como legislador, entendo que meu compromisso é na construção de políticas públicas em parceria com os movimentos e instituições aqui representados. Somente seremos realmente uma sociedade inclusiva quando as diferenças forem respeitadas. Vamos lutar sempre para ver a diversidade conquistar espaço, direitos linguísticos, direitos de ir e vir, direitos de ser diverso!”, afirmou Wagner Ferreira, que também é diretor licenciado de Formação e Política Sindical do SINJUS.

O NPD foi representado na solenidade pela ex-diretora do SINJUS e idealizadora do Núcleo, Sônia Souza, que relembrou os desafios enfrentados ao longo dos anos como servidora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e que a motivaram a criar um instrumento de luta por inclusão e acessibilidade. Sônia, que é deficiente física em decorrência de paralisia infantil, ressalta que o NPD nasceu da necessidade de dar voz e visibilidade às servidoras e aos servidores com deficiência do TJ.

“Para se ter uma ideia, eu entrei no TJ em 1997 e, em 2018, o SINJUS solicitou ao Tribunal dados dos servidores com deficiência e, para minha surpresa, eu mesma não estava na lista, ou seja, a instituição não sabia que eu existia. Com essa falha em informações tão básicas, como implementar políticas inclusivas e de acessibilidade no órgão? Diante disso, o NPD surgiu para mudar esse cenário. Com o Núcleo, também aumentou a participação dos servidores com deficiência nas mobilizações da categoria, pois o Sindicato se modificou, criando acessibilidade aos seus conteúdos e eventos, além de capacitar a equipe para garantir atendimento digno às pessoas com deficiência que buscavam a entidade”, relata Sônia Souza.

O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue por Wagner Ferreira a cerca de 25 entidades e lideranças que atuam em iniciativas voltadas para os mais diversos tipos de deficiência física, sensorial, intelectual e mental.

Essas iniciativas são muito importantes e precisam acontecer com mais frequência porque põem na pauta política e social esse debate tão necessário e urgente para tornar a nossa sociedade mais aberta ao diferente, com menos discriminação, mais respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência”, complementa Sônia Souza.

A homenagem recebida nessa quarta-feira é um marco importante para o NPD e reforça a relevância de suas ações junto à sociedade belo-horizontina e também em benefício dos servidores e dos jurisdicionados do Tribunal de Justiça.

Sobre o NPD do SINJUS

O NPD foi criado em 2018 para suprir a necessidade do Sindicato de se instrumentalizar para defender os direitos das servidoras e dos servidores com deficiência. O Núcleo busca sensibilizar as pessoas com o intuito de eliminar comportamentos e atitudes que dificultam a participação plena das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e na sociedade. Para isso, promove ações de conscientização, oficinas, palestras e eventos de interação. Além disso, por meio do NPD, o SINJUS também se posiciona frente aos órgãos do Estado e também no debate público em defesa de políticas que assegurem a cidadania e dignidade das pessoas com deficiência.

Acompanhe nossas mídias para se manter atualizado sobre as próximas atividades do NPD e suas batalhas nas questões relacionadas à luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra um trabalhador dentro do poço de um elevador. Ele está usando um capacete verde e um uniforme de trabalho cinza. Ele está agachado sobre a estrutura do elevador, realizando manutenção. À sua volta, há várias ferramentas espalhadas, incluindo alicates, chaves de fenda e uma caixa de ferramentas. Cabos de aço grossos estão suspensos no centro da imagem, e as paredes do poço do elevador são de concreto. A iluminação é limitada, sugerindo que o local está em construção ou em manutenção.
ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA APÓS LUTA PERSISTENTE DO SINJUS, TJMG INICIA MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES DO ANEXO I quarta-feira, 19/06/24 18:05 Após persistente cobrança por parte do SINJUS-MG, finalmente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início à modernização dos elevadores da Unidade do Anexo I, na rua Goiás. As intervenções começaram na última segunda-feira, dia 17 de ... leia mais
Arte de divulgação com fundo roxo destacando o tema "Inclusão e Cultura". No centro da imagem, há uma ilustração de uma pessoa em uma cadeira de rodas sorrindo e acenando. Ao redor, em círculos conectados por uma linha pontilhada, estão ícones de diferentes atividades culturais: um palco com cortinas, máscaras de teatro, e uma dançarina. No canto superior direito, o logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG.
IMERSÃO SENSORIAL NPD vai levar filiados para assistir ao espetáculo “LivreMente, A Corda em Si” segunda-feira, 16/09/24 14:23 O 4º Festival Acessa BH continua ocupando os espaços culturais da capital mineira com uma programação intensa que envolve teatro, dança, música, cinema, performances, residência artística, rodas de conversa, intervenções urbanas e oficinas. E claro que o Núcleo da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...
Grupo grande de pessoas reunidas em uma sala de conferências com cadeiras organizadas ao redor. Há uma tela de projeção ao fundo e várias bandeiras de sindicatos no chão, incluindo as do SERJUSMIG, SINJUS-MG, FENAJUD, SINDIJUS, entre outras. Estão no grupo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. É visível um ambiente de diversidade, com pessoas de diferentes idades, gêneros e estilos, indicando um encontro de representatividade sindical e compromisso com uma causa coletiva. CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS CONTRIBUI PARA A DEFINIÇÃO DE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DA FENAJUD EM ÂMBITO NACIONAL segunda-feira, 11/11/24 18:49 FOTO: Fenajud A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou mais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco