NPD DO SINJUS É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE BH POR SUA ATUAÇÃO NA LUTA POR INCLUSÃO
quinta-feira, 19/09/24 18:17Nessa quarta-feira, 18 de setembro, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) por sua atuação em favor da inclusão e da acessibilidade. A reunião especial alusiva ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi requerida e presidida pelo vereador Wagner Ferreira (PV). O evento contou com dezenas de lideranças engajadas na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e teve como objetivo reconhecer e valorizar as diversas iniciativas em prol dessa parcela da sociedade belo-horizontina.
Durante a reunião, Wagner Ferreira destacou a importância de se fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e de valorizar entidades e lideranças que atuam nesse propósito.
“Como legislador, entendo que meu compromisso é na construção de políticas públicas em parceria com os movimentos e instituições aqui representados. Somente seremos realmente uma sociedade inclusiva quando as diferenças forem respeitadas. Vamos lutar sempre para ver a diversidade conquistar espaço, direitos linguísticos, direitos de ir e vir, direitos de ser diverso!”, afirmou Wagner Ferreira, que também é diretor licenciado de Formação e Política Sindical do SINJUS.
O NPD foi representado na solenidade pela ex-diretora do SINJUS e idealizadora do Núcleo, Sônia Souza, que relembrou os desafios enfrentados ao longo dos anos como servidora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e que a motivaram a criar um instrumento de luta por inclusão e acessibilidade. Sônia, que é deficiente física em decorrência de paralisia infantil, ressalta que o NPD nasceu da necessidade de dar voz e visibilidade às servidoras e aos servidores com deficiência do TJ.
“Para se ter uma ideia, eu entrei no TJ em 1997 e, em 2018, o SINJUS solicitou ao Tribunal dados dos servidores com deficiência e, para minha surpresa, eu mesma não estava na lista, ou seja, a instituição não sabia que eu existia. Com essa falha em informações tão básicas, como implementar políticas inclusivas e de acessibilidade no órgão? Diante disso, o NPD surgiu para mudar esse cenário. Com o Núcleo, também aumentou a participação dos servidores com deficiência nas mobilizações da categoria, pois o Sindicato se modificou, criando acessibilidade aos seus conteúdos e eventos, além de capacitar a equipe para garantir atendimento digno às pessoas com deficiência que buscavam a entidade”, relata Sônia Souza.
O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue por Wagner Ferreira a cerca de 25 entidades e lideranças que atuam em iniciativas voltadas para os mais diversos tipos de deficiência física, sensorial, intelectual e mental.
“Essas iniciativas são muito importantes e precisam acontecer com mais frequência porque põem na pauta política e social esse debate tão necessário e urgente para tornar a nossa sociedade mais aberta ao diferente, com menos discriminação, mais respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência”, complementa Sônia Souza.
A homenagem recebida nessa quarta-feira é um marco importante para o NPD e reforça a relevância de suas ações junto à sociedade belo-horizontina e também em benefício dos servidores e dos jurisdicionados do Tribunal de Justiça.
Sobre o NPD do SINJUS
O NPD foi criado em 2018 para suprir a necessidade do Sindicato de se instrumentalizar para defender os direitos das servidoras e dos servidores com deficiência. O Núcleo busca sensibilizar as pessoas com o intuito de eliminar comportamentos e atitudes que dificultam a participação plena das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e na sociedade. Para isso, promove ações de conscientização, oficinas, palestras e eventos de interação. Além disso, por meio do NPD, o SINJUS também se posiciona frente aos órgãos do Estado e também no debate público em defesa de políticas que assegurem a cidadania e dignidade das pessoas com deficiência.
Acompanhe nossas mídias para se manter atualizado sobre as próximas atividades do NPD e suas batalhas nas questões relacionadas à luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
SINDICATO É PRA LUTAR!