AUXÍLIO-ALUGUEL

NO 8M, WAGNER DO SINJUS PROTOCOLA PL EM DEFESA DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

sexta-feira, 08/03/24 19:00

No Dia Internacional da Mulher, o diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS-MG e vereador de Belo Horizonte, Wagner Ferreira, protocolou na Câmara Municipal um Projeto de Lei (PL) que visa garantir o auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica.um Projeto de Lei (PL) que visa garantir o auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica. A diretriz, que busca assegurar a efetividade das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha, surge em um contexto preocupante de aumento da violência contra a mulher na capital mineira.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) da Prefeitura de Belo Horizonte, em 2023 foram registrados 19.478 casos de violência doméstica contra mulheres, representando um aumento de 16,24% em relação ao ano anterior. Esse número coloca Belo Horizonte como a cidade com o maior índice de violência doméstica entre as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) do estado.

Diante desse cenário, o PL de autoria de Wagner Ferreira prevê a destinação de recursos específicos para o pagamento do auxílio-aluguel, conforme valor estipulado pelo Poder Judiciário e previsto na Lei Maria da Penha.

“Queremos garantir recursos para que essa medida protetiva de urgência seja cumprida, dando concretude ao que estipula a Lei Maria da Penha. Muitas mulheres vítimas de violência doméstica precisam se afastar do lar e não têm condições financeiras de se manter em outra residência. Então, essa medida é fundamental para a garantia de moradia digna para quem se encontra em situação de vulnerabilidade social”, ressalta Wagner Ferreira.

Ao oferecer suporte financeiro para moradia, o projeto de lei contribui para que as mulheres rompam o ciclo de violência doméstica e recomecem suas vidas em segurança e sem o risco de agressões. O projeto de lei agora segue para análise nas comissões da Câmara Municipal de Belo Horizonte, representando um importante passo na luta contra a violência contra a mulher e no apoio às mulheres que vivenciam essa grave situação.

“A partir desse projeto, vamos poder lutar para que sejam previsto recursos na Lei Orçamentária Anual. E não aconteça como nos casos em que as pessoas ganham na Justiça o direito a um determinado medicamento e, muitas vezes, os municípios não têm o recurso em caixa. Com isso, a pessoa demora a receber o medicamento e a doença vai ser agravando. Fazendo essa analogia, estamos garantindo diretrizes para que o município de Belo Horizonte, possa, após decisão do juiz, providenciar o recurso para a mulher vítima de violência doméstica que não tenha como voltar para casa, pagar esse aluguel para se proteger do agressor”, completa Wagner.

 

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco