CINEFEM

NM debate maternidade e desigualdades sociais e trabalhistas em sessão de Cinema e Piano  

sexta-feira, 27/09/24 19:24

Reforçando o compromisso com o empoderamento cultural das filiadas, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG realizou uma edição especial do CineFem na última quinta-feira, 26 de setembro. Reunidas na Casa Híbrido, as participantes do NM discutiram o filme nacional “Que Horas Ela Volta?”, acompanhadas por uma trilha sonora ao piano que remeteu às emoções do longa.

O filme narra a história de Val (Regina Casé), uma empregada doméstica nordestina que se muda para São Paulo em busca de uma vida melhor. Trabalhando para uma típica família de classe média, Val é tratada como “da família”, mas enfrenta barreiras invisíveis: não pode comer na mesma mesa, dormir em um quarto mais confortável, nem usufruir da piscina como os outros integrantes da casa.

Tudo muda com a chegada de sua filha, Jéssica (Camila Márdila), que permaneceu em Recife por mais de 10 anos. A jovem vai para São Paulo para prestar vestibular e traz consigo uma visão crítica e questionadora. Sua postura desafia as dinâmicas desiguais entre a família e os funcionários da casa, provocando reflexões sobre hierarquia, privilégios e as transformações necessárias para romper com essas estruturas sociais.

O longa aborda com sensibilidade as pequenas violências cotidianas enfrentadas por Val e seus colegas de trabalho, que são sutilmente inferiorizados pela família para a qual trabalham. 

“Esse filme consegue, com muita sutileza, evidenciar as microagressões tão normalizadas nas relações entre patrões e empregados. Foi por isso que nos reunimos hoje, para debater o impacto dessas situações e refletir sobre como elas se reproduzem em nossas realidades e como podemos fortalecer nosso compromisso com a transformação social e o empoderamento das mulheres”, afirmou a coordenadora do NM e diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Torres. 

O debate foi mediado pela jornalista e crítica de cinema, Kel Gomes e pelo doutor em Cinema e idealizador do projeto Cinema + Piano, Anderson Ribeiro, que guiaram as participantes em uma análise do enredo e dos elementos narrativos do filme. Os mediadores destacaram a forma como a narrativa intimista e realista constrói uma conexão emocional entre o público e os personagens, fazendo com que os espectadores se sintam imersos nas cenas. Esse realismo permite que os comportamentos dos personagens sejam facilmente reconhecidos em situações e pessoas do cotidiano, o que gerou reflexões significativas durante a discussão.

A filiada Fabiola Sandra Ferreira Marcelina, lotada na 20ª CACIV, compartilhou um pouco da sua trajetória pessoal com as demais participantes e refletiu sobre a importância do estudo como ferramenta de ascensão social e da mulher – temática explorada no filme. 

“O filme me fez refletir muito sobre a minha trajetória no TJMG. Foi o estudo que me permitiu chegar onde estou hoje e ter orgulho da pessoa que me tornei. Discussões como essa do CineFem são fundamentais para que as mulheres se sintam representadas e enxerguem exemplos de que é possível continuar lutando, alcançando tanto o crescimento pessoal quanto profissional”, afirmou a filiada. 

O encontro também contou com a participação especial do pianista Ighor Bastos, que trouxe mais emoção à experiência ao tocar ao vivo a trilha sonora do filme. A música ao piano ajudou a criar um ambiente imersivo, intensificando as reflexões sobre os temas abordados.

A sessão do CineFem reafirmou a importância de discutir obras que expõem as desigualdades sociais e as violências que muitas mulheres enfrentam, ampliando o olhar crítico das filiadas e fortalecendo o compromisso do NM com a transformação social.

“O CineFem é muito mais do que simplesmente assistir a um filme juntas. Ele cria um espaço de diálogo e reflexão, onde nós, mulheres, podemos nos conectar, compartilhar nossas vivências e expandir nosso olhar crítico sobre temas que nos afetam diretamente. Essas discussões nos permitem enxergar nossas lutas, reconhecer nossas conquistas e inspirar umas às outras para seguir transformando a sociedade”, concluiu a coordenadora do NM e diretora Administrativa do SINJUS, Adriana Teodoro. 

Clique aqui para ver os registros dessa noite especial e fique atenta às nossas mídias sociais para não perder o próximo CineFem!

 

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco