CINEFEM

NM debate maternidade e desigualdades sociais e trabalhistas em sessão de Cinema e Piano  

sexta-feira, 27/09/24 19:24

Reforçando o compromisso com o empoderamento cultural das filiadas, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG realizou uma edição especial do CineFem na última quinta-feira, 26 de setembro. Reunidas na Casa Híbrido, as participantes do NM discutiram o filme nacional “Que Horas Ela Volta?”, acompanhadas por uma trilha sonora ao piano que remeteu às emoções do longa.

O filme narra a história de Val (Regina Casé), uma empregada doméstica nordestina que se muda para São Paulo em busca de uma vida melhor. Trabalhando para uma típica família de classe média, Val é tratada como “da família”, mas enfrenta barreiras invisíveis: não pode comer na mesma mesa, dormir em um quarto mais confortável, nem usufruir da piscina como os outros integrantes da casa.

Tudo muda com a chegada de sua filha, Jéssica (Camila Márdila), que permaneceu em Recife por mais de 10 anos. A jovem vai para São Paulo para prestar vestibular e traz consigo uma visão crítica e questionadora. Sua postura desafia as dinâmicas desiguais entre a família e os funcionários da casa, provocando reflexões sobre hierarquia, privilégios e as transformações necessárias para romper com essas estruturas sociais.

O longa aborda com sensibilidade as pequenas violências cotidianas enfrentadas por Val e seus colegas de trabalho, que são sutilmente inferiorizados pela família para a qual trabalham. 

“Esse filme consegue, com muita sutileza, evidenciar as microagressões tão normalizadas nas relações entre patrões e empregados. Foi por isso que nos reunimos hoje, para debater o impacto dessas situações e refletir sobre como elas se reproduzem em nossas realidades e como podemos fortalecer nosso compromisso com a transformação social e o empoderamento das mulheres”, afirmou a coordenadora do NM e diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Torres. 

O debate foi mediado pela jornalista e crítica de cinema, Kel Gomes e pelo doutor em Cinema e idealizador do projeto Cinema + Piano, Anderson Ribeiro, que guiaram as participantes em uma análise do enredo e dos elementos narrativos do filme. Os mediadores destacaram a forma como a narrativa intimista e realista constrói uma conexão emocional entre o público e os personagens, fazendo com que os espectadores se sintam imersos nas cenas. Esse realismo permite que os comportamentos dos personagens sejam facilmente reconhecidos em situações e pessoas do cotidiano, o que gerou reflexões significativas durante a discussão.

A filiada Fabiola Sandra Ferreira Marcelina, lotada na 20ª CACIV, compartilhou um pouco da sua trajetória pessoal com as demais participantes e refletiu sobre a importância do estudo como ferramenta de ascensão social e da mulher – temática explorada no filme. 

“O filme me fez refletir muito sobre a minha trajetória no TJMG. Foi o estudo que me permitiu chegar onde estou hoje e ter orgulho da pessoa que me tornei. Discussões como essa do CineFem são fundamentais para que as mulheres se sintam representadas e enxerguem exemplos de que é possível continuar lutando, alcançando tanto o crescimento pessoal quanto profissional”, afirmou a filiada. 

O encontro também contou com a participação especial do pianista Ighor Bastos, que trouxe mais emoção à experiência ao tocar ao vivo a trilha sonora do filme. A música ao piano ajudou a criar um ambiente imersivo, intensificando as reflexões sobre os temas abordados.

A sessão do CineFem reafirmou a importância de discutir obras que expõem as desigualdades sociais e as violências que muitas mulheres enfrentam, ampliando o olhar crítico das filiadas e fortalecendo o compromisso do NM com a transformação social.

“O CineFem é muito mais do que simplesmente assistir a um filme juntas. Ele cria um espaço de diálogo e reflexão, onde nós, mulheres, podemos nos conectar, compartilhar nossas vivências e expandir nosso olhar crítico sobre temas que nos afetam diretamente. Essas discussões nos permitem enxergar nossas lutas, reconhecer nossas conquistas e inspirar umas às outras para seguir transformando a sociedade”, concluiu a coordenadora do NM e diretora Administrativa do SINJUS, Adriana Teodoro. 

Clique aqui para ver os registros dessa noite especial e fique atenta às nossas mídias sociais para não perder o próximo CineFem!

 

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco