PAPO ABERTO

NM conversa sobre reposição hormonal e equilíbrio nutricional na menopausa

sexta-feira, 09/08/24 19:23 Foto de um grupo de mulheres, sentadas e atentas, participando do evento Papo Aberto do Núcleo das Mulheres do SINJUS.

A menopausa é um processo natural na vida da mulher, marcado por uma série de mudanças hormonais que impactam tanto a saúde física quanto emocional. Contudo, o acesso à informação e a participação em ambientes de diálogo sobre o tema, por muitas vezes, são limitados. Pensando nisso, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG trouxe à tona o tema “Equilíbrio Hormonal e Nutricional: Caminhos para uma Menopausa Saudável” no último encontro do Papo Aberto, realizado na quinta-feira, 8 de agosto.

A conversa contou com a participação de dezenas de filiadas, que puderam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências pessoais. Todo o diálogo contou com o suporte da ginecologista, obstetra e membro do Comitê de Ginecologia Endócrina e Climatério da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, Arlene Fernandes, e da nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Comportamental, Heloisa Helena Silva. 

Inicialmente, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, deu boas-vindas às integrantes do NM, refletindo que o Sindicato é um espaço democrático, comprometido com as demandas trabalhistas e pessoais de cada filiada e filiado. O sindicalista não participou da reunião para resguardar a intimidade do Papo Aberto, mas reforçou que apoia a iniciativa. 

Logo em seguida, as diretoras do SINJUS e coordenadoras do Núcleo, Adriana Teodoro e Janaína Torres, apresentaram as convidadas e deram início ao Papo Aberto. 

Reposição hormonal pode ajudar 

A médica Arlene Fernandes explicou que a menopausa representa o fim da vida reprodutiva das mulheres, sendo pré-determinada geneticamente, e traz consigo uma ampla gama de sintomas que não devem ser ignorados ou menosprezados. Isso porque, a queda nos níveis hormonais durante o climatério, a menopausa e a pós-menopausa pode resultar em mudanças físicas, emocionais e comportamentais significativas, que se não são tratados, podem levar a condições mais graves, como doenças cardiovasculares e osteoporose.

Diante disso, a médica apresentou a terapia de reposição hormonal como uma opção de tratamento utilizada para o alívio de sintomas primários como ondas de calor e suores noturnos, além de atuar na recuperação da energia e da libido, que são afetadas diretamente pelo desequilíbrio hormonal. 

Contudo, a especialista alertou que esse método não é adequado para todas as mulheres, especialmente aquelas com histórico de certos tipos de câncer, problemas hepáticos ou trombose. Por isso, a profissional reforçou que é essencial ter acompanhamento médico especializado e frequente, discutindo potenciais benefícios e riscos para tomar a melhor decisão. 

Nutrição também é tratamento 

Segundo a nutricionista Heloísa Helena, a adoção de hábitos mais saudáveis não só ajudam a controlar os sintomas da menopausa, como também são fundamentais para a manutenção da saúde a longo prazo. Isso porque a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos auxiliam na metabolização dos hormônios administrados pelo ginecologista. 

Com a ingestão de nutrientes e o fortalecimento do corpo, as mulheres podem aumentar a massa muscular e reposição da massa óssea, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de preservar a função cognitiva, controlar o colesterol e manter a saúde metabólica em dia, garantindo uma qualidade de vida superior durante e após a menopausa. 

Para a filiada Janaína Terra, o encontro foi uma grande oportunidade para construir conhecimentos únicos.

Foi a melhor explicação que já tive sobre a reposição hormonal na menopausa. A Dra. Arlene é fantástica, com falas claras e objetivas que realmente fazem a diferença. E a nutricionista Heloísa, como sempre, demonstrou sua competência e conhecimento, enriquecendo ainda mais a nossa conversa”, afirmou. 

Entrando no Clima

O evento também foi uma oportunidade para que a filiada Karla Patrícia divulgasse o livro “Entrando no Clima”. Escrito por Simone da Silva Sena, em uma parceria de diversas mulheres que estão vivendo o climatério e a menopausa, o livro é um guia completo de informações, oferecendo orientações valiosas para mulheres que buscam entender e enfrentar essa fase com saúde e bem-estar. Além disso, toda a renda obtida com a venda do livro é destinada à rede de enfrentamento da violência contra mulheres no Vale do Jequitinhonha. 

Para apoiar esta causa, o SINJUS sorteou dez exemplares entre as participantes do evento. 

Para adquirir um exemplar e apoiar essa causa nobre, basta entrar em contato por meio do Instagram @entrandonoclimalivro.

Notícias relacionadas

EMPODERAMENTO FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES quinta-feira, 13/08/20 11:50 O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo das Mulheres em maio de 2020. O objetivo? Promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CRONOGRAMA SINDICATOS COBRAM DO TJ PAGAMENTO DOS RETROATIVOS DA DATA-BASE 2023 E PLANTÕES terça-feira, 14/01/25 14:05 O SINJUS-MG e o SERJUSMIG protocolaram um ofício conjunto, nesta segunda-feira, dia 13 de ...
A imagem apresenta uma folha de papel com um checklist. No topo, a palavra "PROPAG" está escrita em letras grandes e verdes, e ao lado, um quadrado marcado com um "check" verde, indicando aprovação. À direita, há um marcador de texto verde, sugerindo destaque ou confirmação. A mensagem enfatiza que o presidente sancionou o projeto "PROPAG", com o SINJUS reforçando sua atuação para garantir a adesão do estado de Minas Gerais (MG). O fundo neutro ajuda a destacar a cor verde e o conteúdo textual. VITÓRIA SINDICAL LULA SANCIONA PROPAG; SINJUS INTENSIFICA PRESSÃO PARA GARANTIR A ADESÃO DE MG terça-feira, 14/01/25 12:11 Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da ...
A imagem mostra o edifício do TJMG. Em frente ao prédio, há um documento parcialmente dobrado em destaque, contendo os logotipos dos sindicatos SERJUSMIG e SINJUS-MG, além de texto formal que informa o envio de um ofício solicitando o reajuste de auxílios e verbas indenizatórias. PAUTAS DA CATEGORIA SINDICATOS ENVIAM OFÍCIO AO TJMG POR REAJUSTE DE AUXÍLIOS E VERBAS INDENIZATÓRIAS sexta-feira, 10/01/25 18:57 Na luta para garantir os direitos das servidoras e dos servidores, o SINJUS-MG e ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco