PAPO ABERTO

NM conversa sobre reposição hormonal e equilíbrio nutricional na menopausa

sexta-feira, 09/08/24 19:23 Foto de um grupo de mulheres, sentadas e atentas, participando do evento Papo Aberto do Núcleo das Mulheres do SINJUS.

A menopausa é um processo natural na vida da mulher, marcado por uma série de mudanças hormonais que impactam tanto a saúde física quanto emocional. Contudo, o acesso à informação e a participação em ambientes de diálogo sobre o tema, por muitas vezes, são limitados. Pensando nisso, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG trouxe à tona o tema “Equilíbrio Hormonal e Nutricional: Caminhos para uma Menopausa Saudável” no último encontro do Papo Aberto, realizado na quinta-feira, 8 de agosto.

A conversa contou com a participação de dezenas de filiadas, que puderam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências pessoais. Todo o diálogo contou com o suporte da ginecologista, obstetra e membro do Comitê de Ginecologia Endócrina e Climatério da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, Arlene Fernandes, e da nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Comportamental, Heloisa Helena Silva. 

Inicialmente, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, deu boas-vindas às integrantes do NM, refletindo que o Sindicato é um espaço democrático, comprometido com as demandas trabalhistas e pessoais de cada filiada e filiado. O sindicalista não participou da reunião para resguardar a intimidade do Papo Aberto, mas reforçou que apoia a iniciativa. 

Logo em seguida, as diretoras do SINJUS e coordenadoras do Núcleo, Adriana Teodoro e Janaína Torres, apresentaram as convidadas e deram início ao Papo Aberto. 

Reposição hormonal pode ajudar 

A médica Arlene Fernandes explicou que a menopausa representa o fim da vida reprodutiva das mulheres, sendo pré-determinada geneticamente, e traz consigo uma ampla gama de sintomas que não devem ser ignorados ou menosprezados. Isso porque, a queda nos níveis hormonais durante o climatério, a menopausa e a pós-menopausa pode resultar em mudanças físicas, emocionais e comportamentais significativas, que se não são tratados, podem levar a condições mais graves, como doenças cardiovasculares e osteoporose.

Diante disso, a médica apresentou a terapia de reposição hormonal como uma opção de tratamento utilizada para o alívio de sintomas primários como ondas de calor e suores noturnos, além de atuar na recuperação da energia e da libido, que são afetadas diretamente pelo desequilíbrio hormonal. 

Contudo, a especialista alertou que esse método não é adequado para todas as mulheres, especialmente aquelas com histórico de certos tipos de câncer, problemas hepáticos ou trombose. Por isso, a profissional reforçou que é essencial ter acompanhamento médico especializado e frequente, discutindo potenciais benefícios e riscos para tomar a melhor decisão. 

Nutrição também é tratamento 

Segundo a nutricionista Heloísa Helena, a adoção de hábitos mais saudáveis não só ajudam a controlar os sintomas da menopausa, como também são fundamentais para a manutenção da saúde a longo prazo. Isso porque a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos auxiliam na metabolização dos hormônios administrados pelo ginecologista. 

Com a ingestão de nutrientes e o fortalecimento do corpo, as mulheres podem aumentar a massa muscular e reposição da massa óssea, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de preservar a função cognitiva, controlar o colesterol e manter a saúde metabólica em dia, garantindo uma qualidade de vida superior durante e após a menopausa. 

Para a filiada Janaína Terra, o encontro foi uma grande oportunidade para construir conhecimentos únicos.

Foi a melhor explicação que já tive sobre a reposição hormonal na menopausa. A Dra. Arlene é fantástica, com falas claras e objetivas que realmente fazem a diferença. E a nutricionista Heloísa, como sempre, demonstrou sua competência e conhecimento, enriquecendo ainda mais a nossa conversa”, afirmou. 

Entrando no Clima

O evento também foi uma oportunidade para que a filiada Karla Patrícia divulgasse o livro “Entrando no Clima”. Escrito por Simone da Silva Sena, em uma parceria de diversas mulheres que estão vivendo o climatério e a menopausa, o livro é um guia completo de informações, oferecendo orientações valiosas para mulheres que buscam entender e enfrentar essa fase com saúde e bem-estar. Além disso, toda a renda obtida com a venda do livro é destinada à rede de enfrentamento da violência contra mulheres no Vale do Jequitinhonha. 

Para apoiar esta causa, o SINJUS sorteou dez exemplares entre as participantes do evento. 

Para adquirir um exemplar e apoiar essa causa nobre, basta entrar em contato por meio do Instagram @entrandonoclimalivro.

Notícias relacionadas

EMPODERAMENTO FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES quinta-feira, 13/08/20 11:50 O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo das Mulheres em maio de 2020. O objetivo? Promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Vista lateral do Plenário da Câmara dos Deputados, há diversas fileiras de cadeiras pretas vazias, ao fundo há um grupo com muitas pessoas vestidas com trajes sociais, à frente deles está a mesa diretiva da Câmara. Conteúdo textual: NÃO AO RRF-Relator apresenta parecer favorável ao Propag e proposta avança na Câmara dos Deputados. NÃO AO RRF RELATOR APRESENTA PARECER FAVORÁVEL AO PROPAG E PROPOSTA AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS segunda-feira, 02/12/24 18:56 FOTO: Mario Agra/Câmara dos Deputados O Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024, que representa ...
CLASSIFICAÇÃO HOMOLOGADO RESULTADO DO EDITAL DE REMOÇÃO segunda-feira, 02/12/24 16:09 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem mostra a desembargadora Rosita Falcão sentada em um ambiente formal, com microfone à sua frente e um monitor em destaque. Ela tem cabelos pretos e usa um traje formal preto. No contexto, há o título: "Fenajud repudia declarações racistas da desembargadora Rosita Falcão sobre cotas raciais", destacando uma nota pública de repúdio sobre comentários racistas. NOTA PÚBLICA FENAJUD REPUDIA DECLARAÇÕES RACISTAS DA DESEMBARGADORA ROSITA FALCÃO SOBRE COTAS RACIAIS sexta-feira, 29/11/24 17:22 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco