RECONHECIMENTO

NARGES MOHAMMADI, VOZ DA REVOLUÇÃO FEMININA NO IRÃ, GANHA NOBEL DA PAZ

sexta-feira, 06/10/23 18:59 Foto montagem com a bandeira do Irã ao fundo e a frente da bandeira há uma mulher com pele clara, cabelos cacheados e olhos castanhos, e está vestida com uma blusa na cor rosa com estampa floral.

Um dos prêmios mais importantes da atualidade, o Prêmio Nobel da Paz, foi atribuído nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, à jornalista iraniana Narges Mohammadi, que luta contra a opressão às mulheres e em prol da liberdade de expressão de todos no Irã. Ela é a 19ª mulher a ganhar nessa categoria, enquanto o mesmo prêmio foi dado 92 vezes a homens.

O prêmio foi concedido cerca de um ano após a onda de protestos que começaram devido à morte da jovem Mahsa Amini após ser presa em 2022 por “uso incorreto” do véu islâmico, obrigatório no país. Milhares de manifestantes se reuniram em protestos pacíficos sob o lema “Mulher – Vida – Liberdade”. Narges Mohammadi foi uma das ativistas que mais denunciaram a brutalidade das autoridades iranianas e a hostilidade contra as mulheres.

“Em um mundo onde frequentemente vemos as mulheres enfrentando barreiras sistemáticas, o ativismo pela igualdade de gênero não é apenas necessário, mas vital. Essa luta é ainda mais arriscada em países onde não há democracia ou nos quais ela é extremamente frágil. Por isso, reconhecer a trajetória de vida e de coragem da Narges Mohammadi é tão fundamental, visto que ela mesma vem sofrendo as consequências do seu engajamento por direitos iguais”, ressalta a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG Adriana Teodoro.

Mohammadi luta não apenas contra a violência e repressão sofrida pelas mulheres no Irã, mas também pelo fim da pena de morte naquele país, o que causou uma de suas prisões, em 2015.

“Sua corajosa trajetória de resistência contra as adversidades, especialmente em seu trabalho incansável na defesa dos direitos das mulheres, ressoa não apenas no Irã, mas em todo o mundo. Esse Nobel da Paz lança luz sobre a contínua luta por justiça e igualdade em regiões onde a voz feminina é frequentemente silenciada. O reconhecimento a Narges Mohammadi é um lembrete de que a verdadeira paz é construída sobre os pilares da justiça, da liberdade e da dignidade humana”, completa a diretora a também coordenadora do Núcleo das Mulheres Janaína Barbosa.

Atualmente, Narges Mohammadi está presa e cumpre pena de 10 anos e 9 meses, acusada de ações contra a segurança nacional e propaganda contra o Estado. Até hoje, ela já foi condenada seis vezes à prisão e a receber 154 chicotadas.

Além de jornalista, a ativista é engenheira, casada e mãe de gêmeos. Seus filhos e marido se pronunciaram afirmando que o prêmio é um reconhecimento à sua luta incansável.

O Núcleo das Mulheres do SINJUS reforça que uma sociedade só avança e se desenvolve quando todas as cidadãs e todos os cidadãos têm igualdade de direitos, os quais são verdadeiramente respeitados. Portanto, é a cada voz levantada, a cada protesto, que se constrói um futuro mais justo e inclusivo para todas as gerações que estão por vir.

Com informações do UOL e do G1

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta uma figura de uma pessoa sentada no chão com o corpo curvado, os braços abraçando os joelhos e a cabeça inclinada para baixo, em uma posição de tristeza e vulnerabilidade. Ela está iluminada por um foco de luz branca, enquanto o entorno permanece escuro. Em torno da figura, diversas mãos em tons roxos apontam com os dedos indicadores. O texto principal menciona a "Lei Rafaela Drummond", que prevê demissão para servidores que cometem assédio moral, reforçando o caráter de proteção e justiça. A composição transmite um forte apelo contra o assédio e em favor da dignidade e do respeito no ambiente de trabalho. SANCIONADA Lei Rafaela Drummond prevê demissão para servidores que pratiquem assédio moral quarta-feira, 08/01/25 15:19 Em um grande passo na luta contra o assédio moral no serviço público mineiro, ...
A imagem apresenta um fundo escuro com uma mão cerrada em destaque, simbolizando resistência e luta. A mão, em tons de cinza e preto, é iluminada por um brilho dourado que cria um efeito de destaque poderoso e simbólico. Ao lado, há o número "2025" em letras grandes e douradas, reforçando o tom de celebração e esperança para o ano. A mensagem principal fala sobre a continuidade das lutas e conquistas do SINJUS em defesa dos servidores públicos. O contraste das cores escuras com os detalhes dourados e amarelos remete à força e determinação. DEFESA DO SERVIDOR SINJUS REVIGORADO PARA MAIS UM ANO DE LUTAS E CONQUISTAS EM 2025 terça-feira, 07/01/25 17:51 O SINJUS-MG inicia 2025 fortalecido pelas batalhas vencidas no ano passado e ainda mais ...
A imagem mostra o edifício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), um prédio imponente com fachada de concreto e grandes janelas espelhadas. Sobreposto à imagem, há setas vermelhas apontando em direções opostas. Há indicando no texto a publicação da lista de pedidos de remoção deferidos. Ao fundo, pode-se ver edifícios residenciais e uma paisagem urbana de Belo Horizonte, evidenciando a localização em área central da cidade. EDITAL 01/2024 TJMG PUBLICA LISTAGEM DOS PEDIDOS DE REMOÇÃO DEFERIDOS terça-feira, 07/01/25 17:50 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco