NAP COMEMORA 17 ANOS DE UNIÃO E REPRESENTATIVIDADE
terça-feira, 13/06/23 13:37Em clima de festa junina, os membros do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG, comemoraram, nesta segunda-feira, dia 12 de junho, os 17 anos de uma atuação forte e engajada na luta sindical. O Núcleo vem desempenhando um papel fundamental na defesa dos interesses da categoria, promovendo ações e campanhas voltadas para a garantia de benefícios previdenciários, bem como para a valorização e o respeito àquelas e àqueles que dedicaram décadas ao serviço público.
No início da reunião, a diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Torres, agradeceu a presença de todos e relembrou a importância de se comemorar mais um aniversário do Núcleo. Em seguida, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, falou aos presentes, agradecendo o engajamento do grupo e passou informes importantes sobre o pagamento da Data-Base 2022, dos quinquênios e das restituições da contribuição previdenciária incidente sobre os juros da URV. O coordenador-geral também aproveitou para tirar dúvidas sobre as articulações com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
“Comemorar mais um aniversário do NAP é motivo de grande orgulho para todos nós do SINJUS. É muito importante relembrar todo o empenho que vocês tiveram durante os anos de Tribunal e como ajudaram o Sindicato a ser o que é hoje: uma entidade de prestígio e reconhecimento nacional. Temos inúmeros motivos para termos orgulho de nossa história e do legado deixado por vocês”, destacou Alexandre Pires.
Ao longo de sua trajetória, o NAP consolidou-se como um espaço de discussão e articulação, promovendo debates e eventos que visam ao bem-estar e à saúde dos aposentados, construindo um ambiente acolhedor.
“O NAP tem sido uma voz ativa na defesa das demandas dos aposentados e pensionistas e na busca por melhores condições de vida na terceira idade. São 17 anos de muita união e alegria em todos os encontros. Durante todo esse tempo, temos enfrentado desafios, conquistando vitórias e fortalecido nossa representatividade para essas pessoas que serviram à Justiça mineira por tantos anos”, afirma a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres.
Voz e representatividade
A missão do NAP surgiu como um instrumento de luta sindical em prol dos direitos dos aposentados e pensionistas, bem como um espaço de convívio sadio e enriquecedor.
“O NAP vem crescendo e se aperfeiçoando a cada ano, com a ajuda de todos os diretores e membros que passam por aqui, trazendo inovação, cultura, passeios, coisas que são muito importantes na aposentadoria. Eu fico muito feliz por participar do NAP há tantos anos e acompanhar tantas mudanças positivas”, conta Maria Lúcia Teixeira Lino, que foi uma das primeiras integrantes do Núcleo.
“Eu fui um dos primeiros filiados do SINJUS e participo do NAP desde a fundação. Hoje em dia, a minha vida precisou de adaptações devido à minha idade, mas aqui no NAP eu posso participar e me encontrar com muitos amigos; por isso, venho às reuniões sempre que posso”, afirma Jorge Ramos da Silva.
Além das lutas, o NAP também oferece suporte e assistência jurídica aos seus membros, orientando-os em questões previdenciárias e colaborando para a solução de problemas que possam surgir ao longo da vida pós-laboral. Assim, os filiados podem ter suas demandas acolhidas e receber informação e auxílio em todas as etapas dessa fase da vida.
“O NAP é e sempre será uma parte importante da minha história como sindicalista. Durante meu tempo como diretor, pude ver como o grupo se tornou uma família unida e animada, sempre empenhados em defender os seus direitos e apoiar as pautas do SINJUS. Tenho orgulho de fazer parte dessa família e torço para que o NAP continue progredindo”, declara Alex Aguiar, diretor de Finanças do SINJUS e ex-diretor de Aposentados e Pensionistas.
A celebração dos 17 anos do NAP também foi uma oportunidade para o SINJUS reafirmar o compromisso de continuar lutando pelos interesses desses valorosos membros, que tanto contribuíram para a Justiça mineira.
Velho é o seu passado!
Durante a reunião, o SINJUS recebeu novamente o comissário da Infância e Juventude Anderson Reis e a cuidadora de idosos Rizia Reis, que apresentaram o seu livro “Velho é o seu passado!”. A obra aborda o processo de envelhecimento humano de forma leve, por meio de histórias reunidas durante o trabalho de Rizia, e utilizando conversas e experiências de diversos idosos para demonstrar que a terceira idade também deve ser vivida intensamente. O casal ainda apresentou uma palestra que trouxe questões como a naturalidade do envelhecimento humano e o autoconhecimento como fonte de felicidade.
Para a sociedade, o envelhecimento pode ser compreendido como sinônimo de invalidez, infelicidade e solidão, mas conceitos como esses são ultrapassados para a nossa realidade e não devem ser utilizados para limitar a experiência dos idosos. No NAP, por exemplo, os integrantes estão cheios de vitalidade, buscando uma vida ativa e construindo fortes laços de amizade, sem se deixar abater por estigmas como esses.
No fim do encontro, foram sorteados exemplares do livro, incentivando um hábito tão importante para exercitar a cognição e melhorar a qualidade de vida, que é a leitura. As ganhadoras foram Marília Raquel de Almeida e S. Freire, Maria de Fátima Gonçalves, Beatriz Pereira de Melo e Isabel Maria Alves Rocha.
A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 10 de julho. Acompanhe nossas redes sociais para se manter informado!