TRANSIÇÃO

NAP apresenta novas perspectivas para uma aposentadoria ativa e saudável no TJMMG

quarta-feira, 30/10/24 18:00 : A imagem mostra a Janaina Torres apresentando sobre o NAP em uma sala de conferências. Ela está ao lado de uma projeção em uma tela, que exibe informações sobre "Passeios Culturais", organizados pelo NAP em parceria com o TJMMG e SINJUS-MG. Na apresentação, são exibidas fotos e descrições de atividades culturais realizadas pelo grupo. O texto sobreposto à imagem menciona que o NAP está apresentando novas perspectivas para uma aposentadoria ativa e saudável no TJMMG.

A transição para a aposentadoria pode ser uma fase cheia de desafios. Segundo pesquisa do Institute of Economics Affairs (IEA), na Inglaterra, os recém-aposentados podem sofrer com o aumento de 40% nas chances de desenvolver depressão, além de uma elevação de 60% na possibilidade de aparecimento de doenças físicas. Esse cenário alarmante evidencia a importância de projetos como o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG, que promove qualidade de vida e suporte psicossocial aos servidores aposentados.

Por essa razão, o NAP foi convidado a participar da primeira edição do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), promovido pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), no dia 22 de outubro. O programa reuniu servidores e magistrados ativos para encontros com especialistas de diversas áreas de atuação, proporcionando reflexões e debates que exploram a aposentadoria como uma nova e promissora fase da vida.

No evento, a diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Janaína Torres, apresentou o NAP como ferramenta de apoio na transição para a aposentadoria e para oferecer suporte contínuo ao longo da vida pós-carreira. Ela também compartilhou experiências, vivências e projetos do Núcleo, além de convidar as servidoras e os servidores do TJMMG a conhecerem as atividades desenvolvidas.

“O NAP contribui diretamente para que seus membros possam se reinventar e seguir ativos fora do ambiente profissional, cultivando hobbies que aumentem o bem-estar e a qualidade de vida. Com todas as nossas atividades e conversas, construímos um espaço onde as pessoas se sentem acolhidas, estimuladas a se envolverem em novos projetos pessoais e a manterem um ritmo saudável e ativo após tantos anos de trabalho árduo dedicado ao Judiciário mineiro”, explicou Janaína.

Sob a coordenação da sindicalista, o NAP promove reuniões mensais, palestras, atividades de aprendizado, passeios culturais e oferece aulas de yoga, suporte psicológico, aulas de independência digital e atividades de estímulo cognitivo, como o programa Memória Ativa. Essas ações buscam proporcionar novas experiências e reforçar laços de amizade entre os membros, garantindo que a aposentadoria seja vivida com satisfação.

O evento proporcionou um espaço proveitoso para conhecer as ações promovidas pelo NAP, estreitando os laços com as filiadas e os filiados que estão lotados no Tribunal Militar e reforçando o compromisso de acompanhar e apoiar a categoria mesmo após o encerramento das atividades profissionais.

Para aproveitar todos os benefícios do Núcleo, basta ser aposentado e filiado ao SINJUS e comparecer às reuniões mensais. Fique atento às nossas mídias sociais para ficar por dentro do nosso calendário de encontros! 

SINJUS-MG com informações de Ascom/TJMMG

Últimas notícias

ver mais
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco