MULHERES FAZEM ATO EM BH POR IGUALDADE DE DIREITOS
segunda-feira, 09/03/20 10:41Com pautas pela igualdade de direitos, fim da violência e do preconceito contra a mulher, entre outras, manifestações das mulheres foram realizadas por todo o Brasil neste domingo, 8/3. Em Belo Horizonte, elas se concentraram na Ocupação Pátria Livre, na Pedreira Prado Lopes, e na praça Raul Soares, no centro da capital, para protestar.
Juntas, elas caminharam pela cidade com cartazes e gritos de luta. As passeatas se reuniram na Praça 7 e, seguiram em marcha até a Praça da Estação, o 8M Unificado. O tema da iniciativa foi “Só da luta brota a liberdade”. A cor roxa foi escolhida por muitas das participantes do 8M. Várias carregam homenagens à Marielle, e aproveitam o momento para se manifestar com relação ao governo.
O dia 8, no entanto, é apenas uma representação. Segundo as integrantes do movimento, o protesto é contínuo. “Os movimentos e a luta precisam ser contínuos. O dia de hoje é uma lembrança de que a gente tem que lutar diariamente pelos nossos direitos”, disse Lila Alves.
A questão dos abusos sexuais sofridos por mulheres e divulgados todos os dias pela mídia é um dos grandes motes da manifestação. Elas lembram que quem faz as escolhas relacionadas ao corpo são elas. “É um dia de luta e afirmação do nosso poder enquanto mulher. E é muito importante essa mulherada toda nas ruas lutando cada vez mais por espaço, por igualdade, por melhores condições de trabalho, por respeito à diversidade”, disse Bernadete Monteiro, da Marcha Mundial das Mulheres – uma das organizações que constroem o 8 de março em BH.
Também participaram dos atos baterias de diversos blocos do Carnaval de BH, além de movimentos sociais e organizações sindicais.
Fonte: O Tempo e BHAZ