SINJUS APOIA

MOSTRA “MULHERES NA DIREÇÃO” TEM EXIBIÇÃO GRATUITA DE FILMES ATÉ DIA 27

segunda-feira, 04/03/24 18:42 Imagem fotográfica de duas mulheres negras aparentemente conversando.

O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG convida as servidoras e os servidores a prestigiarem a mostra “Clássicas: Mulheres na Direção”, que celebra a produção feminina e propõe uma reflexão sobre as persistentes e injustas barreiras presentes na indústria cinematográfica. A programação vai até o dia 27 de março, no Cine Humberto Mauro. A retirada gratuita dos ingressos pode ser feita a partir de 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema, que está localizado no Palácio das Artes.

“A mostra é uma oportunidade de não apenas celebrar a diversidade e o talento feminino no cinema, mas também de explorar narrativas poderosas, visões de mundo muitas vezes silenciadas e abordagens inovadoras que confrontam o machismo nas sociedades por meio da sétima arte. Por isso, reforço o convite às integrantes do NM e também aos homens para fortalecermos o reconhecimento e a valorização do trabalho das mulheres no cinema”, afirma a coordenadora do NM e diretora administrativa do SINJUS, Adriana Teodoro.

A mostra irá promover uma apreciação crítica, destacando a perspectiva das mulheres no cinema por meio do trabalho de renomadas diretoras como Emerald Fennell, Melina Matsoukas, e as irmãs Lana e Lilly Wachowski. São mais de 40 filmes que celebram a diversidade feminina, desde longas-metragens contemporâneos aclamados, como “Lady Bird” (2017), de Greta Gerwig, e “Maria Antonieta” (2006), dirigido por Sofia Coppola, até filmes clássicos de Hollywood, caso de “Quando a mulher se opõe” (1932), da pioneira Dorothy Arzner, e “Mãe Solteira” (1949), dirigido por Ida Lupino, que não foi creditada.

Ao articular uma seleção eclética que abrange desde produções hollywoodianas da década de 30 até obras contemporâneas do cinema de Minas Gerais, a curadoria busca evidenciar a multiplicidade e a profundidade dos olhares femininos, destacando que cada diretora desempenha um papel seminal e singular na transformação do panorama histórico da sétima arte, independentemente de sua origem temporal ou geográfica.

A seleção curatorial da mostra começa em 1932, com “Quando a Mulher Se Opõe”, da pioneira Dorothy Arzner, e termina em 2023, com “Canção ao Longe”, da mineira Clarissa Campolina. A pluralidade, no entanto, não é apenas temporal: existem obras brasileiras, francesas, soviéticas, libanesas e muito mais. Também serão exibidos filmes do cinema mineiro.

A Sessão Minas acontecerá sempre às quintas-feiras, no horário das 19h30, e contará com obras como “Kevin” (2021), de Joana Oliveira, “Vaga Carne” (2019) e “Ficções Sônicas” (2020), ambos dirigidos por Grace Passô. Haverá, ainda, uma faixa especial de programação dedicada a filmes da “Mostra Cinema Árabe Feminino”, que terão suas primeiras exibições em Belo Horizonte de 22 a 24 de março.

Nesta semana, no dia 8, às 19h30, haverá uma sessão comentada pela psicanalista Heloísa Bedê de “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral, integrando o projeto Cinema e Psicanálise. A Sessão da Meia-Noite, com “Garota Infernal” (2009), da diretora independente Karyn Kusama, será na madrugada de sexta (15) para sábado (16).

Já o Cineclube Acessível, que é dublado, com legendas em português, portas abertas, adequação de luz e volume sonoro, exibirá a animação indicada ao Oscar “Red: Crescer é uma Fera” (2022), de Domee Shi, com comentários de Virgínia Andrade acompanhados por intérprete de libras.

“A iniciativa do Cineclube Acessível também é muito importante e vai ao encontro da luta do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS de promover a inclusão em todos os espaços e eventos. Portanto, programe-se e participe da Mostra, que é gratuita”, complementa a também coordenadora do NM e diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Barbosa.

SERVIÇO

Mostra Clássicas: Mulheres na Direção

  • Data: Até 27/3/2024 (quarta-feira)
  • Horários: Variáveis
  • Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
  • Classificações Indicativas: Variáveis
  • Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema
  • Informações para o público: (31) 3236-7400

Últimas notícias

ver mais
As imagens mostram a confraternização do Núcleo das Mulheres, onde um grupo diverso de mulheres celebra um ciclo em um restaurante, sentadas em mesas compridas e alegres, segurando taças de vinho. Elas aparecem bem arrumadas, sorrindo e interagindo entre si. O ambiente tem uma decoração acolhedora e vibrante, com detalhes coloridos nas paredes. A atmosfera é festiva, destacando a união e o espírito colaborativo do grupo. NOITE ESPECIAL NÚCLEO DAS MULHERES COMEMORA CICLO E JÁ FAZ PLANOS PARA 2025 sexta-feira, 22/11/24 18:42 A Confraternização de Fim de Ano do Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, realizada ...
Imagem de um túnel com trilhos de trem que se estendem em direção à luz ao final. Ao centro, em destaque, a palavra "PROPAG" escrita em letras vermelhas, em perspectiva, dando a impressão de movimento em direção à saída do túnel. ARTIGO A DÍVIDA DE MINAS GERAIS E O PROPAG sexta-feira, 22/11/24 17:35 Marcelo Kokke* Determinados assuntos e temas são de relevância intergeracional, avançam para além da ...
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco