FENAJUD

Mosap debate ações que impactam vida de servidores aposentados e pensionistas

segunda-feira, 11/12/23 16:09 otografia de um notebook em cima de uma mesa, nele se vê uma videoconferência da reunião do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap).

Na reunião, que ocorreu por meio de videoconferência na manhã desta terça-feira (5), discutiram a defesa da nova PEC 555 e a dedução de gastos com medicamentos, com a presença do coordenador-geral da Federação, Alexandre Santos.

O Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap) promoveu uma reunião, nesta terça-feira, 5 de dezembro, para debater a atuação frente a dois projetos que impactam a vida das servidoras e servidores aposentados e pensionistas do país, que seguem em tramitação no Congresso Nacional. O encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, contou com a presença de dirigentes sindicais de diferentes setores e poderes. A Fenajud, que já demonstrou interesse em integrar formalmente o Movimento, participou da atividade por meio do coordenador-geral, Alexandre Santos.

Nesta reunião os membros do Mosap discutiram a defesa da PEC 555/06, que reduz gradativamente as contribuições previdenciárias de servidores aposentados e pensionistas a partir dos 65 anos e Projeto de Lei 1457/22 – já aprovado pelo Senado, que possibilita a dedução dos gastos com medicamentos de uso contínuo e de alto custo na declaração anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

Sobre a PEC 555/06, o Instituo citou as ações que foram realizadas junto ao parlamento durante o ano e lembrou a busca de apoio para angariar as 171 assinaturas necessárias de deputadas e deputados para que a PEC Social possa ser oficialmente apresentada e apensada à PEC 555. O intuito é que com o novo texto, haja melhorias e possa promover justiça e equidade com esta categoria.

Dedução de gastos

Outro tema que esteve no debate é referente ao Projeto de Lei 1457/22, já aprovado pelo Senado, que possibilita a dedução dos gastos com medicamentos de uso contínuo e de alto custo na declaração anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

De acordo com informações repassadas na reunião, caso aprovado, a regra valerá por cinco anos a partir de janeiro do ano seguinte ao da sanção da futura lei. Entre outros definidos em regulamento, os medicamentos com direito à dedução na base de cálculo do IRPF serão aqueles indicados para tratamento de Aids, câncer, diabetes, doenças cardíacas crônicas e fibromialgia.

Alexandre ressalta que “participar dessas discussões são de extrema importância, pois nossa categoria também conta com centenas de aposentados e pensionistas. Precisamos estar alinhados a essas pautas, tanto à PEC 555/06 quanto a dedução dos impostos. O grupo continuará se reunindo para debater tudo aquilo que for de interesse da categoria, por isso já formalizamos o interesse em estarmos inseridos nesses debates”, pontua.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco