ENDIVIDAMENTO

MINAS É INSERIDO NO RRF, MAS SINDICATOS COBRAM SANÇÃO DO PROPAG E JÁ ARTICULAM MIGRAÇÃO

segunda-feira, 06/01/25 18:16 A imagem destaca o presidente Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cumprimentando-se de maneira cordial. Ambos parecem sorridentes e próximos, em um momento de cumprimento com um aperto de mãos. Ao fundo, vê-se o ambiente decorado e outras pessoas, com um clima que remete a um encontro público. As manchetes relacionadas fazem referência à adesão de Minas Gerais ao RRF e aos desdobramentos políticos envolvendo sindicatos que reivindicam a sanção do Propag e articulam estratégias de negociação

Nesta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, homologou a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A publicação no Diário Oficial da União formaliza o acordo estabelecido em agosto de 2024 entre os governos federal e mineiro, que permitiu a entrada de Minas no RRF sem a necessidade de aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Apesar da adesão ao RRF, já há articulação dos Sindicatos para que Minas migre para o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) assim que ele for regulamentado.

A publicação de hoje é um desdobramento do acordo celebrado no Supremo Tribunal Federal (STF), uma manobra do governador Romeu Zema (NOVO) junto ao governo federal que possibilitou o início dos trâmites de adesão de Minas ao RRF sem a autorização das deputadas e dos deputados estaduais (clique aqui e saiba mais). Como parte desse acordo, desde outubro do ano passado o estado retomou o pagamento das parcelas da dívida com a União que estavam suspensas desde 2018.

Desde 2019, o SINJUS-MG juntamente com outros sindicatos mineiros se mobilizaram para barrar a aprovação do RRF na ALMG. Essa resistência impôs sucessivas derrotas a Zema, que recorreu às instâncias federais para tentar subjugar a população mineira ao RRF e a suas contrapartidas, como o teto de gastos, a precarização do serviço público e a dilapidação do patrimônio e das empresas estatais.

“Foi uma manobra para contornar a vontade popular e legislativa de Minas Gerais, afinal, o governador não quer enfrentar a dívida, mas sim transferir empresas como Cemig e Copasa para uma pequena parcela de empresários. Sabendo disso, ainda em dezembro de 2023, apresentamos ao senador e presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, uma proposta alternativa que fundamentou o PL do Propag e, mais recentemente, garantimos a aprovação dele no Legislativo”, afirmou Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS.

Vale lembrar que, durante a tramitação do Propag, houve uma tentativa na Câmara dos Deputados de impor um teto de gastos mais restritivo para os servidores públicos. Contudo, a articulação direta do SINJUS junto a Rodrigo Pacheco foi fundamental para restaurar essa parte do texto original do Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024.

“Essa vitória foi fruto de muito comprometimento e poder de interlocução. Assim, conseguimos não somente apresentar uma alternativa ao RRF, mas também aprová-la, evitando que os servidores sejam ainda mais penalizados. O Propag é uma forma de ‘inviabilizar’ essa adesão de Minas ao RRF, por isso já estamos lutando pela sanção, pela regulamentação e pela adesão célere do estado a esse programa”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Agora, o presidente Lula tem prazo até o dia 13 de janeiro para sancionar a lei que criou o Propag. Em paralelo, as entidades sindicais seguem mobilizadas e articulando com lideranças políticas para garantir a implementação do Propag. Vale destacar ainda que a luta pela migração de Minas do RRF para o Propag deve ser a próxima grande batalha política e sindical no estado, pois deverá partir do governador mineiro a solicitação para adesão.

Por isso, acompanhe as mídias do SINJUS para saber mais sobre os desdobramentos desse assunto e as possíveis mobilizações em defesa dos direitos da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos.
LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para as servidoras e os servidores do Judiciário mineiro, mas, com estratégia, conhecimento e persistência conseguimos avançar em várias reivindicações junto ao Tribunal de Justiça de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta um fundo em tons de roxo e rosa, com destaque para os dizeres: “Viagem do NAP – Não perca o trem...". A viagem, organizada pelo SINJUS-MG, acontecerá de 23 a 25 de maio. Há um aviso em letras destacadas dizendo que “as vagas estão acabando” e que há 5% de desconto para filiadas(os). Um botão azul convida: “Inscreva-se pelo formulário!”. Na parte inferior, aparece uma colagem vibrante da cidade de Tiradentes, com destaque para a famosa igreja de fachada branca e amarela e um trem turístico em movimento, reforçando o clima histórico e acolhedor do destino. O evento é promovido pelo NAP. ÚLTIMAS VAGAS EXPLORE TIRADENTES COM O SINJUS EM UMA VIAGEM QUE SERÁ INESQUECÍVEL! quarta-feira, 02/04/25 18:42 Que tal viver uma experiência inesquecível de cultura, lazer e sabores em muito boa ...
A imagem mostra servidores e sindicalistas em um ambiente fechado, segurando cartazes com frases como “DATA-BASE JÁ!” e “DATA-BASE EU NÃO ABRO MÃO!”. Alguns estão sentados, outros de pé, todos com expressões sérias e determinadas, demonstrando mobilização pela reposição salarial de 2024. Ao fundo, há cartazes e banners fixados nas paredes, reforçando a pauta do movimento. PL 3.213/2024 Data-Base 2024 avança na ALMG: mobilização continua na FFO nesta 4ª F. terça-feira, 01/04/25 18:03 Após intensa mobilização do SINJUS-MG, do Serjusmig e Sindsempmg — que representa o Ministério ...
A imagem mostra uma grande reunião de representantes do SINJUS e da FENAJUD em uma sala de conferência iluminada. Aproximadamente 40 pessoas estão reunidas, em pé e sorrindo para a foto, atrás de uma longa mesa com toalha azul escura. Faixas e banners dos sindicatos estão fixados na parede ao fundo. CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM PLANO DE LUTAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES DA JUSTIÇA ESTADUAL terça-feira, 01/04/25 17:00 FOTO: Fenajud Nos dias 28 e 29 de março de 2025, a Federação Nacional ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco