DIREITOS E PATRIMÔNIO

MESA DA ALMG DESARQUIVA PL DO RRF E RECEBE PEC QUE ACABA COM O REFERENDO EM PRIVATIZAÇÕES

terça-feira, 10/10/23 19:17 Ao fundo há um painel com o logo da ALMG disposto como um padrão de xadrez, à frente dele está um homem branco, o deputado Tadeu Leite, ele veste um paletó azul escuro com camisa social azul clara, tem barba curta e cabelo liso escovado para o alto. O homem está falando para microfones e smartphones com os logos de veículos de comunicação de Minas Gerais.

A Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decidiu nesta terça-feira, dia 10 de outubro, desarquivar o Projeto de Lei (PL) 1.202/2019, que prevê a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União. Além disso, o Legislativo também recebeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, que pretende retirar a obrigatoriedade de realização de referendo popular em processos de privatização de empresas estatais mineiras que atuem nos setores de energia, saneamento e distribuição de gás. O SINJUS-MG é contra as duas propostas por entender que elas vão piorar os serviços públicos e aumentar impostos e tarifas cobrados da população.

O anúncio sobre o PL do RRF e a PEC 24/2023 foi feito pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). A discussão desses projetos promete ser intensa, envolvendo não apenas os interesses do governo e dos servidores públicos, mas também os da sociedade, já que as mudanças na legislação vão causar grande impacto no futuro econômico e no patrimônio do estado.

Por isso, o presidente da ALMG, Tadeu Leite, chegou a afirmar que a tramitação da proposta de adesão ao RRF só terá início quando o governo do Estado apresentar formalmente à Assembleia o plano de recuperação proposto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), documento que detalha todas as medidas e contrapartidas previstas para serem implementadas em Minas Gerais.

“O Sindicato se opõe à adesão nos moldes atuais do RRF, pois as regras preveem o congelamento de salários e carreiras dos servidores públicos, bem como a privatização de empresas estatais como a Cemig e a Copasa. Tais medidas certamente vão impactar direta e negativamente a qualidade dos serviços públicos e dos serviços essenciais oferecidos à população”, adverte o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

A pretensão do governador Romeu Zema (Novo) de excluir a população das discussões sobre a transferência do controle de empresas estatais lucrativas para a iniciativa privada também é vista com grande preocupação pelo SINJUS.

A medida representa um retrocesso ao retirar a possibilidade de manifestação direta do cidadão em questões que envolvem o patrimônio do estado de Minas Gerais (clique aqui e saiba mais). Vale destacar que a PEC 24/2023 também propõe a redução de quórum qualificado para quórum simples para aprovação de privatizações no Plenário da ALMG.

“O governador sabe que a população é contra as privatizações, por isso ele quer acabar com o instrumento do referendo, que hoje determina que os cidadãos e as cidadãs mineiras possam se posicionar de forma direta no processo de venda de empresas estatais. Cada deputada e cada deputado que votar a favor da PEC 24 estará contribuindo para a corrosão dos princípios democráticos no estado”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Diante dessa decisão da Mesa Diretora da ALMG, o SINJUS já está articulando com outras entidades sindicais, movimentos da sociedade civil e lideranças políticas da oposição meios para enfrentar essa batalha em defesa do serviço público e do patrimônio de todos os mineiros.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre as próximas ações contra o RRF em Minas e as privatizações da Cemig, Copasa e Gasmig.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Arte com repartição das fotos dos locais da Copasa e Cemig.
PARTICIPAÇÃO Proposta de Zema quer retirar direito da população de decidir sobre as privatizações sexta-feira, 15/09/23 18:01 Foto: ALMG e Agência Minas Está em discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que pretende retirar o direito da população de ... leia mais
Imagem do mapa do Brasil no tom de verde, com um fundo vermelho escuro, no mapa há o destaque dos estados Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do sul, representados pelas suas respectivas bandeiras, em um ícone de localização na cor azul.
ENDIVIDAMENTO EXEMPLO DOS ESTADOS QUE ADERIRAM AO RRF É ALERTA PARA MINAS GERAIS sexta-feira, 06/10/23 16:50 Defendido por muitos como a única solução para o equilíbrio das finanças dos estados, as experiências concretas envolvendo o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) apontam para o sentido oposto, cujos números registram crescimento da dívida mesmo após a adesão ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco