VALORIZAÇÃO

MÊS DA SERVIDORA E DO SERVIDOR NO SINJUS: AQUI, SUA SAÚDE IMPORTA!

quarta-feira, 09/10/24 17:58 Banner com fundo em tons de roxo escuro, laranja e verde, apresentando formas geométricas e texturas. O texto principal em destaque diz: 'Mês do Servidor no Sinjus'. Abaixo, em uma faixa azul claro, está escrito: 'Aqui a sua saúde importa!

O mês de outubro é marcado pelas comemorações do Dia do Servidor, uma data para reconhecer e celebrar a dedicação e o trabalho desses profissionais fundamentais para a prestação de serviços essenciais à população. Entretanto, o cenário atual enfrentado pelas servidoras e pelos servidores do Judiciário mineiro é de direitos descumpridos e de demandas importantes negligenciadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Por isso, o SINJUS-MG, que de fato sempre está na luta pelos interesses da categoria, decidiu lançar a campanha Mês da Servidora e do Servidor no SINJUS: aqui, sua saúde importa!

“Apesar da mudança na Presidência do TJMG, a falta de isonomia na forma de tratamento e na atenção desprendida quanto às demandas dos magistrados e dos servidores ainda é latente. Se não faltam recursos nem disposição para atender aos pleitos de juízes e desembargadores, do outro lado a Administração tenta jogar para escanteio pautas importantes para os servidores, como as Datas-Bases e o Auxílio-Saúde digno. Mas o SINJUS não vai permitir, vai ter luta até que essas demandas sejam efetivadas”, assegura o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

No caso da Data-Base 2023, apesar de anunciada para o próximo mês de novembro, o fato é que a sua implementação ainda não ocorreu, e já são mais de 17 meses de atraso.  Para agravar, apenas uma parte dos retroativos tem previsão de pagamento, ou seja, o TJMG seguirá retendo valores devidos aos servidores. Já em relação à revisão deste ano, a situação está a mesma da gestão anterior. Apesar das promessas do novo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, o projeto de lei com o índice da Data-Base 2024 que foi aprovado ainda em maio pelo Órgão Especial do Tribunal ainda não foi enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Outra grande insatisfação da categoria é quanto aos valores do Auxílio-Saúde do TJMG, que é o segundo pior entre os tribunais estaduais brasileiros.  Mesmo com a insistente luta dos Sindicatos por meio da campanha Auxílio-Saúde Digno Já, e havendo recursos que viabilizem a majoração dos valores atuais, a Administração do TJ permanece negligenciando essa demanda e mantendo a discrepância na comparação do benefício dos magistrados, que recebem, no mínimo, seis vezes mais.

E, se já não bastasse tudo isso, há ainda as más condições de trabalho em várias unidades do TJMG, que incluem falta de manutenção, problemas estruturais, segurança precária e infestação de insetos, pragas e animais peçonhentos. Diante desse cenário, embora o Tribunal tenha chamado o SINJUS para participar da sua programação do mês do servidor, o Sindicato recusou o convite. A decisão reflete a insatisfação com a forma como o TJMG tem tratado demandas importantes da categoria.

“Apesar de termos sido convidados a participar das celebrações que serão realizadas pelo TJMG, não iremos participar, pois não há clima de celebração conjunta enquanto buscamos respeito e atenção pelos nossos direitos” reforça Alexandre Pires.

Contudo, mesmo diante do desrespeito por parte da Administração do Tribunal com as pautas dos servidores, o SINJUS entende que esse mês precisa ser celebrado pelo menos aqui, pois, ser servidor público é uma conquista, fruto de esforço, estudo e dedicação. Cada servidora e servidor é fundamental na prestação de serviços essenciais à sociedade. Seja no atendimento direto ao público, no suporte aos trâmites judiciais, seja na execução de tarefas administrativas: o trabalho desses profissionais tem reflexos diretos no bem-estar da população e na garantia de direitos fundamentais.

“É justamente por saber valorizar o esforço de cada servidora e servidor que o SINJUS preparou uma programação especial com o tema: Mês do Servidor no SINJUS: aqui, sua saúde importa! Além de ser uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado, o objetivo também é enfatizar a importância da promoção da saúde em todas as suas dimensões – física, mental e espiritual”, observa a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Patrícia Oliveira.

Inscreva-se nas atividades preparadas pelo SINJUS

A programação Mês da Servidora e do Servidor no SINJUS inclui atividades voltadas para a saúde que também possibilitem a interação entre filiadas e filiados. Elas vão ocorrer com todo o suporte necessário e certamente vão propiciar vivências marcantes. Confira o cronograma abaixo e clique aqui para se inscrever, pois as vagas são limitadas.

  • Dia 22 – 9h às 10h – Parque Municipal – Aula de Yoga com a Professora Fátima Assis
  • Dia 22 – 17h às 18h – Parque Municipal – Aula de Yoga com a Professora Fátima Assis
  • Dia 23 – 10h30 às 11h30 – Espaço Lea Leda (sede do SINJUS) – Musicoterapia com a psicóloga Cristina Gusman
  • Dia 23 – 14h30 às 15h30 – Espaço Lea Leda (sede do SINJUS) – Musicoterapia com a psicóloga Cristina Gusman

E no dia 24 de outubro, das 10h às 17h, esperamos nossas filiadas e nossos filiados para uma comemoração muito divertida e com muita interação na sede do SINJUS, no Espaço Lea Leda. Marque aí na sua agenda!

Participe do sorteio especial do SINJUS

Além das dinâmicas voltadas para o bem-estar, o SINJUS também preparou uma seleção de brindes especiais para serem sorteados entre os filiados. Eles foram escolhidos com o intuito de promover a saúde e o autocuidado. Para participar, as filiadas e os filiados devem se inscrever preenchendo o formulário abaixo.

Confira os prêmios: diária na Pousada Capim do Mato (Serra do Cipó), almofada de massagem Shiatsu Relax Confort Shizen Relaxshop, vouchers de Academia, umidificador e purificador Black & Decker Air1000, Day Spa Beauty, vouchers da loja Mundo Verde e ingressos para a Festa de Fim de Ano do SINJUS.

Outro prêmio especial que fará parte desse sorteio é o de vouchers de Auxílio-Saúde Digno, pelo qual os contemplados poderão ter custeadas as despesas de serviços e produtos de saúde no valor de até R$ 1.000. Este gesto simboliza o compromisso do SINJUS com a valorização do bem-estar da servidora e do servidor, sendo um contraponto à postura negligente do TJMG.

O SINJUS acredita que a saúde vai além do corpo e que cuidar do espírito e da mente é essencial para enfrentar os desafios do dia a dia no trabalho e as lutas em favor dos nossos direitos. Por isso, o Sindicato convida cada filiada e filiado a participar das atividades e se engajar nessa campanha que tem como foco a valorização da categoria e o cuidado com a saúde. Afinal, comemorar o Dia do Servidor é, acima de tudo, reconhecer a importância e o impacto do nosso trabalho em benefício da sociedade.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco