CORAÇÃO SAUDÁVEL

Membros do NAP aprendem como prevenir infartos e AVC

terça-feira, 23/07/24 13:26

O infarto e o AVC são emergências médicas graves, mas podem ser evitadas com mudanças no estilo de vida e cuidados médicos adequados. Para tratar um tema tão importante, neste mês, integrantes do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniram com o médico geriatra e gerontólogo, dr. Eduardo Pinho Tavares para uma conversa sobre estratégias de prevenção e cuidado com a saúde.

A diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, iniciou dando as boas-vindas aos participantes na primeira reunião do NAP realizada no novo Espaço Lea Leda, que foi recentemente reformado para atender às necessidades das filiadas e dos filiados. Ela também destacou os serviços oferecidos pelo Sindicato, incluindo atendimentos previdenciário e jurídico, aulas de independência digital, além de consultas nutricionais e psicológicas. 

Em seguida, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires informou sobre o andamento das principais lutas da categoria e reforçou a pauta da próxima reunião com a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), quando serão discutidos temas muito importantes para servidores ativos e aposentados. Clique aqui para saber mais. 

Logo depois, o médico especialista em Geriatria e Gerontologia, Dr. Eduardo Pinho Tavares, iniciou sua apresentação sobre estratégias de prevenção de Infartos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e outras doenças que podem prejudicar a saúde dos indivíduos.

Prevenção é o caminho

Em sua fala, o médico explicou que infarto ocorre quando alguma artéria é obstruída por um coágulo ou por placas de gordura, impedindo o correto fluxo de sangue oxigenado para o músculo cardíaco. Quando a obstrução acontece na região cerebral, o problema recebe o nome de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em ambos os casos,  os danos podem ser graves e levar ao óbito.

Os sintomas mais comuns de um infarto incluem dor ou desconforto no peito, falta de ar, sudorese, náusea, e dor em outras partes do corpo, como braços, costas, pescoço, mandíbula ou estômago. No entanto, os sinais podem ser observados até dois anos antes de o infarto ocorrer. 

“Ainda existem pessoas que subestimam os riscos associados às doenças cardiovasculares e ignoram os sinais de alerta. Quando fazemos um acompanhamento frequente, é possível observar pequenas alterações que indicam uma predisposição ou um acúmulo de maus hábitos que levam ao infarto. Por isso, é muito importante fazer escolhas saudáveis e estar em dia com os exames e check-ups, explicou dr. Eduardo.  

Em sua apresentação, o profissional também explicou que o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, indicando que controlar esses níveis pode reduzir significativamente as chances de um infarto. Para isso, é importante adotar uma dieta equilibrada, associada à prática de exercícios físicos. 

Outro sinal pouco conhecido, mas igualmente grave, é o nível do aminoácido homocisteína. O excesso desse composto na corrente sanguínea prejudica as paredes arteriais, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  

O convidado também apresentou o trabalho da Clinlife, clínica de medicina integrativa a qual ele coordena há mais de 40 anos. Por meio de exames detalhados, a equipe de especialistas consegue rastrear os principais marcadores de risco à saúde e identificar as melhores formas de controlar doenças, proporcionando um tratamento personalizado para cada pessoa. 

A Clinlife tem convênio com o SINJUS e oferece de 5% a 20% de desconto para filiados. Clique aqui e saiba mais sobre essa parceria. 

No mês de agosto, o NAP se encontra novamente para debater temas importantes para a saúde e o bem-estar físico e emocional dos aposentados. Acompanhe o SINJUS nas mídias sociais e fique atento a novas informações! 

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco