CORAÇÃO SAUDÁVEL

Membros do NAP aprendem como prevenir infartos e AVC

terça-feira, 23/07/24 13:26

O infarto e o AVC são emergências médicas graves, mas podem ser evitadas com mudanças no estilo de vida e cuidados médicos adequados. Para tratar um tema tão importante, neste mês, integrantes do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniram com o médico geriatra e gerontólogo, dr. Eduardo Pinho Tavares para uma conversa sobre estratégias de prevenção e cuidado com a saúde.

A diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, iniciou dando as boas-vindas aos participantes na primeira reunião do NAP realizada no novo Espaço Lea Leda, que foi recentemente reformado para atender às necessidades das filiadas e dos filiados. Ela também destacou os serviços oferecidos pelo Sindicato, incluindo atendimentos previdenciário e jurídico, aulas de independência digital, além de consultas nutricionais e psicológicas. 

Em seguida, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires informou sobre o andamento das principais lutas da categoria e reforçou a pauta da próxima reunião com a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), quando serão discutidos temas muito importantes para servidores ativos e aposentados. Clique aqui para saber mais. 

Logo depois, o médico especialista em Geriatria e Gerontologia, Dr. Eduardo Pinho Tavares, iniciou sua apresentação sobre estratégias de prevenção de Infartos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e outras doenças que podem prejudicar a saúde dos indivíduos.

Prevenção é o caminho

Em sua fala, o médico explicou que infarto ocorre quando alguma artéria é obstruída por um coágulo ou por placas de gordura, impedindo o correto fluxo de sangue oxigenado para o músculo cardíaco. Quando a obstrução acontece na região cerebral, o problema recebe o nome de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em ambos os casos,  os danos podem ser graves e levar ao óbito.

Os sintomas mais comuns de um infarto incluem dor ou desconforto no peito, falta de ar, sudorese, náusea, e dor em outras partes do corpo, como braços, costas, pescoço, mandíbula ou estômago. No entanto, os sinais podem ser observados até dois anos antes de o infarto ocorrer. 

“Ainda existem pessoas que subestimam os riscos associados às doenças cardiovasculares e ignoram os sinais de alerta. Quando fazemos um acompanhamento frequente, é possível observar pequenas alterações que indicam uma predisposição ou um acúmulo de maus hábitos que levam ao infarto. Por isso, é muito importante fazer escolhas saudáveis e estar em dia com os exames e check-ups, explicou dr. Eduardo.  

Em sua apresentação, o profissional também explicou que o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, indicando que controlar esses níveis pode reduzir significativamente as chances de um infarto. Para isso, é importante adotar uma dieta equilibrada, associada à prática de exercícios físicos. 

Outro sinal pouco conhecido, mas igualmente grave, é o nível do aminoácido homocisteína. O excesso desse composto na corrente sanguínea prejudica as paredes arteriais, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  

O convidado também apresentou o trabalho da Clinlife, clínica de medicina integrativa a qual ele coordena há mais de 40 anos. Por meio de exames detalhados, a equipe de especialistas consegue rastrear os principais marcadores de risco à saúde e identificar as melhores formas de controlar doenças, proporcionando um tratamento personalizado para cada pessoa. 

A Clinlife tem convênio com o SINJUS e oferece de 5% a 20% de desconto para filiados. Clique aqui e saiba mais sobre essa parceria. 

No mês de agosto, o NAP se encontra novamente para debater temas importantes para a saúde e o bem-estar físico e emocional dos aposentados. Acompanhe o SINJUS nas mídias sociais e fique atento a novas informações! 

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco