NPD

LUTA POR ACESSIBILIDADE NO TJ TRAZ NOVOS AVANÇOS

sexta-feira, 20/08/21 17:53

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não vai mais utilizar o Auditório do Anexo I da Unidade Goiás para os eventos do Órgão enquanto não for concluída a reforma que vai deixar o espaço acessível. A decisão do Tribunal é uma resposta ao Pedido de Providências (PP) protocolado pelo SINJUS-MG no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e representa mais um avanço na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Até que o espaço seja adaptado, o Tribunal informou no PP que os eventos presenciais serão realizados nos auditórios que já atendem aos critérios de acessibilidade determinados na Resolução 230/2016 do CNJ. “Entendemos como uma postura positiva do TJ e esperamos que essa visão se estenda a qualquer iniciativa futura. A inclusão e a acessibilidade precisam ser compromissos contínuos de qualquer gestão”, aponta a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

Luta antiga

Há quase dois anos e meio, o SINJUS, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), vinha cobrando do TJ uma solução para garantir a participação das servidoras e dos servidores cadeirantes ou com mobilidade reduzida nos eventos realizados pelo Órgão. Por mais de uma vez, o Sindicato solicitou ao Tribunal que alterasse o local dos eventos anunciados.

O primeiro passo veio no ano passado quando a então 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Áurea Brasil, informou que tinha solicitado à Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) providências para a ampliação e adaptação do auditório.

O SINJUS, inclusive, encaminhou um ofício, em fevereiro deste ano, sugerindo que o TJ aproveitasse esse momento de pandemia para iniciar as obras, já que o fluxo de pessoas estaria menor, mas o Tribunal ainda não respondeu. “Essas obras já deveriam ter começado para que, quando a pandemia acabar e os eventos forem retomados, todos os espaços estejam aptos a receber com dignidade as pessoas com deficiência. A falta de acessibilidade é uma barreira até mesmo no avanço da carreira. Muitos servidores com deficiência são impedidos de participar dos cursos que emitem certificados e que poderiam contar pontos para a PV”, explica Adriana Teodoro.

Novas demandas

Em julho, o SINJUS fez uma vistoria na unidade Afonso Pena, nº 1500, a pedido da categoria e constatou, entre outras questões, que a entrada ao 7º andar só pode ser feita por escada interna partindo do 8º andar e com autorização do TJ e que há uma grade de ferro trancada bloqueando as entradas do 7º andar pelas escadas e pelo elevador. Isso, além de dificultar a passagem e o acesso ao local público, também impede o acesso das pessoas com deficiência – o que configura um desrespeito ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. No local também não há banheiro com condições mínimas de acessibilidade.

Após a visita, a entidade encaminhou ofícios ao presidente do Órgão, desembargador Gilson Lemes e à Gerência de Saúde no Trabalho (GERSAT), solicitando providências e continua aguardando uma resposta.

Outras solicitações do NPD que continuam sem retorno dizem respeito à disponibilização de tecnologias assistivas para cegos e/ou surdos nos eventos realizados, possibilitando a participação de todos e respeitando a legislação vigente e à adoção de ferramentas de acessibilidade em todas as publicações oficiais do Poder Judiciário mineiro nas redes sociais. O Sindicato também aguarda a instituição da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, também prevista na Resolução 230 do CNJ.

Denuncie!

As servidoras e os servidores com deficiência também podem denunciar ao Sindicato situações e/ou atitudes que precisam ser corrigidas. Para falar com o NPD, basta enviar um e-mail para [email protected].

Acompanhe diariamente as nossas mídias e fique sempre bem informado sobre as ações do SINJUS em defesa dos seus direitos. Além disso, vem aí a inauguração das reuniões online do NPD!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

DIA DA MULHER SINJUS PEDE QUE TJMG GARANTA ACESSIBILIDADE EM EVENTO terça-feira, 03/03/20 18:40 Estamos em 2020 e, após décadas de lutas, as pessoas com deficiência conquistaram importantes avanços e têm conseguido fazer com que os seus direitos sejam respeitados. Contudo, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), garantir a acessibilidade e ... leia mais
REDES SOCIAIS SINJUS COBRA ACESSIBILIDADE NAS MÍDIAS DO TJMG quarta-feira, 28/04/21 18:35 O SINJUS-MG, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), encaminhou, nesta semana, ofícios ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), requerendo que todas as publicações oficiais do Poder Judiciário mineiro nas redes sociais passem a ser acessíveis adotando-se, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco